Jogos da Commonwealth de 2018

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Sports icon.png
Este artigo ou seção contém informações sobre um evento desportivo que ainda não ocorreu.
É provável que contenha informações de natureza especulativa, e seu conteúdo pode mudar drasticamente à medida que novas informações estiverem disponíveis.
XXII Jogos da Commonwealth
Gold Coast 2018
Dados
Países participantes 71
Slogan Anything Is Possible
(pt: Tudo é possível)
País anfitrião Austrália Austrália
Eventos 275 em 18 modalidades
Cerimônia de abertura 4 de abril
Cerimônia de encerramento 15 de abril
Abertura oficial Rainha Elizabeth II como Chefe da Commonwealth
Estádio principal Carrara Stadium
◄◄ Escócia Glasgow 2014 {{{evento}}} Durban 2022 África do Sul ►►

Os Jogos da Commonwealth de 2018 terão Gold Coast como sede principal e também terão quatro subsedes, as vizinhas Brisbane que sediou o mesmo evento em 1982, Belmont, além dos centros regionais Cairns e Townsville. A cidade foi eleita pela Federação dos Jogos da Commonwealth em 11 de Novembro de 2011 em Basseterre, capital de São Cristóvão e Névis. Os Jogos serão realizados entre 4 e 15 de abril, período de outono na cidade. Anteriormente o país já havia sediado quatro edições dos Jogos da Commonwealth, além da vizinha Brisbane, outras três edições foram no país: Sydney em 1938, Perth em 1962 e Melbourne em 2006. Além de ser um ponto turístico, reconhecido mundialmente e ter uma infraestruta esportiva praticamente pronta.[1]

Processo de candidatura[editar | editar código-fonte]

Eleição da Sede dos Jogos da Commonwealth de 2018
Cidade Membro Votos
Gold Coast Austrália Austrália 43
Hambantota Sri Lanka Sri Lanka 27

Calendário[editar | editar código-fonte]

Jogos da Commonwealth de 2018 - Datas Limites
Data Eventa Locaç
31 de Março de 2010 Data limite para as Associações dos Jogos da Commonwealth inscreverem suas candidatas Londres, Inglaterra
16 de Abril de 2010 Pagamento da Inscrição de Cada candidata para efetivação e entrega do documento original do Contrato Candidatura da Cidade Londres, Inglaterra
Última semana de Abril de 2010 Workshop das Cidades Candidatas Londres, Inglaterra
30 de Junho de 2010 Retorno da documentação oficial assinada Londres, Inglaterra
Setembro/Outubro de 2010 Programa de Observação Délhi, Índia
Novembro/Dezembro de 2010 Avaliação de Délhi 2010 e segundo workshop das candidatas Délhi, Índia
Fevereiro de 2010 Encontro das Candidatas Local a ser definido
11 de Maio de 2010 Data Limite para a entrega da documentaçao Londres, Inglaterra
Junho/Julho de 2011 Visita da Comissão de Avaliação nas Cidades Candidatas Cidades que declararam sua candidatura
Setembro de 2011 Publicação da Avaliação das Cidades Candidatas Londres, Inglaterra
Outubro de 2011 Data Limite para a alteração dos Projetos das cidades candidatas Londres, Inglaterra
11 de Outubro de 2011 Eleição da Cidade Candidata Basseterre, São Cristóvão e Névis

Cidades desistentes[editar | editar código-fonte]

Gestão[editar | editar código-fonte]

Em fevereiro de 2012, Mark Peters foi indicado como Gestor Principal dos Jogos.[4]. O ministro responsável pelos jogos é Stirling Hinchliffe.

Preparação[editar | editar código-fonte]

Sede de competições[editar | editar código-fonte]

Um dos principais fatores para escolha de Gold Coast foi o fato de que 80% dos locais de competições estavam prontos e em uso. A grande maioria dos locais está numa distância de 20 minutos de distância em tempo de transporte da Vila da Commonwealth, em Parkwood, e estão espalhadas por três zonas geográficas na cidade Centro,Norte e Sul ,As exceções serão as provas do ciclismo de pista que serão na vizinha Brisbane, o tiro que será também em outra cidade vizinha Belmont e as subsedes do norte de Queensland :Townsville e Cairns.[5]

Estádio principal[editar | editar código-fonte]

O Carrara Stadium,o estádio do time de futebol australiano Gold Coast Football Club, está localizado no Gold Coast Sports Precint sediará o atletismo e as cerimônias.[6]

Centro da Cidade de Gold Coast[editar | editar código-fonte]

O Gold Coast Convention and Exibition Center, localizado no subúrbio de Broadbeach, sediará as finais do basquete e os eventos preliminares do netball, assim como o centro de mídia (MPC) e o Centro de Transmissão (IBC) .O Broadbeach Bowls Club sediará a competição de Lawn Bowls. Uma nova arena indoor está sendo construída e será chamada Carrara Sport and Leisure Centre e substituirá o Carrara Indoor Stadium.

A Represa Hinze, localizada no surbúbio de Advancetown, será a sede do Mountain Bike.Um novo percurso está sendo desenhado para adequar o local nos padrões internacionais.

Norte da Cidade de Gold Coast[editar | editar código-fonte]

Uma nova arena no subúrbio de Coomera está sendo construída para os eventos das lutas e as finais do netball. Os estúdios do Village Roadshow no subúrbio de Oxenford sediarão os eventos de Boxe e Tênis de Mesa. Durante os Jogos os estúdios serão convertidos em duas arenas uma com a capacidade de 3000 (boxe) e 3200 (tênis de mesa). O Runaway Bay Indoor Sports Centre será reformado para sediar tanto o Squash e o Levantamento de Peso.

O Centro de Hóquei de Gold Coast sediará os dois torneios de hóquei sobre a grama,juntamente com o mundialmente famoso Centro Aquático de Gold Coast que sediará os esportes aquáticos,além do Parque Aterrado de Southport,que sediará a maratona e o triatlo.

Sul da Cidade de Gold Coast[editar | editar código-fonte]

O Robina Stadium sediará a competição de Rugby 7s e está sendo reformado para comportar a competição. A praia de Currumbin sediará as provas de estrada do ciclismo e as provas de marcha atlética que retornarão ao programa.A praia Coolangatta,que está no extremo sul do estado de Queensland sediará o vôlei de praia.

Subsedes[editar | editar código-fonte]

Brisbane e Região Metropolitana[editar | editar código-fonte]

Brisbane,que junto com Gold Coast, faz parte da Conurbação do Sudeste Australiano e tem uma infraestrutura esportiva melhor e um histórico de eventos esportivos irá dar suporte a cidade vizinha.O ciclismo de pista será disputado no Sleeman Sports Complex no subúrbio de Chandler. A pista sediou o mesmo evento em 1982,quando Brisbane foi a sede dos Jogos.O tiro será realizado no Centro de Tiro da vizinha Belmont que teve a mesma função em 1982.

Norte de Queensland[editar | editar código-fonte]

No Norte de Queensland,as cidades de Townsville e Cairns sediarão as preliminares do basquete.

Transporte[editar | editar código-fonte]

O sistema de monotrilho já existente, irá conectar os já existentes Centro Aquático de Gold Coast,Broadwater Parklands com os centros de Surfers Paradise e Broadbeach com a vila dos atletas em Parklands. Uma expansão foi anunciada em 2015, aonde o terminal na frente do Hospital Universitário de Gold Coast irá ser conectado com a vizinha Brisbane,a expansão irá terminar de ser construída meses antes dos Jogos.[7]

Há expectativa de que 70 associações enviem delegações a Gold Coast.

Esportes[editar | editar código-fonte]

A atual lista de esportes obrigatórios consta de atletismo, esportes aquáticos (natação), hóquei sobre a grama, lawn bowls, halterofilismo, netball (feminino), rugby sevens (masculino) e o squash. Três esportes devem adicionar compulsoriamente eventos para portadores de necessidades especiais, no caso o atletismo, a natação e o levantamento de peso. Esta será a última edição na qual estes esportes constam na lista de esportes obrigatórios. Em cada edição dos Jogos o número mínimo de esportes é dez e o máximo é dezessete.O Comitê Organizador pode solicitar a adição de alguma modalidade,respeitando,a lista de esportes reconhecidos pela Federação dos Jogos da Commonwealth ou a tradição desportiva local.

Nesta edição, o programa será composto de 18 modalidades, sendo extremamente semelhante ao programa dos Jogos da Commonwealth de 2014, sendo que apenas o judô foi removido. Apenas uma modalidade irá retornar, o basquetebol, ausente desde Melbourne 2006.[8] O judô foi removido devido a falta de popularidade do esporte na Austrália. Entre as novidades estão a realização pela primeira vez na história de um torneio feminino de rugby sevens e a adição de eventos para EAD no triatlo.Além dele,oito esportes irão ter eventos integrados ao evento: natação, atletismo, ciclismo, tênis de mesa, ciclismo,levantamento de peso e o lawn bowls.[9]

Para esta edição, a Federação dos Jogos da Commonwealth estava esperando contar com um torneio de críquete. Entretanto, as negociações com o Conselho Internacional de Críquete não avançaram.[10].Logo após isso, as negociações com a Associação Internacional de Surf se iniciaram e também não avançaram,já que o surfe não é um esporte reconhecido pela própria federação.[11].Em 8 de março de 2016, a décima oitava modalidade foi anunciada. Logo após uma longa negociação com a FIVB e assim, pela primeira vez na história, um torneio de voleibol de praia será disputado em ambos os sexos.[12].

Em 06 de outubro de 2016,durante a Assembleia Geral da Federação dos Jogos da Commonwealth em Edmonton,no Canadá,foram anunciados a adição de 7 novos eventos exclusivos para mulheres.Os sete eventos adicionados foram as categorias de peso mosca,peso pena e meios-pesados no boxe.No ciclismo,foram adicionas as provas de keirin,sprint individual e por equipes e uma nova categoria no halterofilismo,a de mais de 90 quilos,totalizando 275 finais.Esta será a primeira vez na história dos Jogos da Commonwealth,em que o número de eventos femininos será igual ao número de eventos masculinos.[13].


Calendário[editar | editar código-fonte]

Este é o calendário oficial dos Jogos:[14]

   ●    Cerimônia de abertura         Eventos    ●    Cerimônia de encerramento
Abril 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 Finais Local
Cerimônia de Abertura Cararra Stadium
Cerimônia de Encerramento Cararra Stadium
Atletismo 58 Cararra Stadium/Southport Broadwater Parklands
Badminton 6 Carrara Sports and Leisure Centre
Basquete 2 Gold Coast Convention and Exhibition Centre Halls
Boxe 16 Village Roadshow Studios
Ciclismo 26 Elanora/Currumbin Valley / Parque Nacional de Nerang / Sleeman Sports Complex
Ginástica 20 Coomera Sport and Leisure Centre
Halterofilismo 20 Carrara Indoor Stadium/Carrara Sports and Leisure Centre
Hóquei sobre a grama 2 Gold Coast Hockey Centre
Lawn bowls 10 Broadbeach Bowls Club
Lutas 12 Carrara Sports and Leisure Centre
Natação 50 Gold Coast Aquatic Centre
Netball 1 Coomera Sport and Leisure Centre
Rugby sevens 2 Robina Stadium
Saltos ornamentais 10 Gold Coast Aquatic Center
Squash 5 Runaway Bay Sports Centre
Tênis de mesa 9 Village Roadshow Studios
Tiro 19 Belmont, Queensland
Triatlo 5 Southport Broadwater Parklands
Vôlei de Praia 2 Coolangatta Beach
Finais 19 17 21 33 35 26 17 23 26 44 14 275



Referências

  1. Gold Coast. «Livro de Candidatura de Gold Coast 2018» (PDF) (em inglês). Consultado em 12 de novembro de 2011 
  2. GamesBids.com (16 de março de 2010). «Auckland Won't Bid For 2018 Commonwealth Games» (em inglês) 
  3. Inside The Games (1 de abril de 2010). «Shock as Abuja do not bid for 2018 Commonwealth Games but Sri Lanka does» (em inglês) 
  4. Willoughby,, Shannon. «Mark Peters named as Games CEO». Gold Coast News, 18 February 2012. Consultado em 14 January 2013  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  5. gc2018.com. «Venues» (em inglês). Consultado em 21 de janeiro de 2017 
  6. gc2018.com. «Venues» (em inglês). Consultado em 21 de janeiro de 2014 
  7. «Stage two of Gold Coast light rail on track for Commonwealth Games». Queensland Government. 11 October 2015  Verifique data em: |data= (ajuda)
  8. gc2018.com. «Gold Coast 2018» (em inglês). Consultado em 12 de junho de 2016 
  9. «Gold Coast 2018 to host largest Commonwealth para-sport programme». www.paralympic.org/. International Paralympic Committee. 3 March 2016. Consultado em 23 August 2016  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  10. «Exclusive: Cricket could feature at 2018 Commonwealth Games | Gold Coast 2018». insidethegames.biz. 21 de abril de 2012. Consultado em 26 de outubro de 2012 
  11. Predefinição:Citar web web
  12. Predefinição:Citar web web
  13. Predefinição:Citar web web
  14. gc2018.com. «Tickets» (em inglês). Consultado em 13 de março de 2018  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]