Jovis Tholus

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jovis Tholus
Planeta Marte
Tipo vulcão
Coordenadas 10° N, 127.8° W
Diâmetro 274 km
Altura 3 398 m
Quadrângulo Tharsis
Idade geológica no mínimo 3.7 bi

Jovis Tholus é um vulcão no planeta Marte a 18,2° N e 242,5° E, no quadrângulo de Tharsis. Com uma largura de 58 km, ele se eleva a aproximadamente 1 km acima do planalto de Tharsis, e a aproximadamente 3000 m de altitude acima do nível do solo marciano. Ele possui uma grande caldeira chamada Ulysses Patera, de aproximadamente 28 km de largura.

Topografia de Jovis Tholus pela MOLA.

Geografia e geologia[editar | editar código-fonte]

Jovis Tholus é um pequeno cone vulcânico isolado a leste do Olympus Mons e a noroeste do Ascraeus Mons, próximo à Jovis Fossae.

Mapa da região de Olympus Mons e da cadeia de Tharsis Montes.

Este vulcão não pôde ser datado com precisão, mas sua idade mínima pode ser estimada indiretamente por volta de 3.7 bilhões de anos por datação radioativa, o que faz deste um vulcão originário da época Noachiana cuja atividade não continuou até o período Hesperiano. Devido à sua antiguidade, esse vulcão se encontra parcialmente enterrado debaixo das camadas de lava que haviam anteriormente formado a superfície do planalto [1], o que possibilitaria então supor as dimensões de sua caldeira em relação ao seu cone aparente.

A forma geral desse cone é distinta devido ao fato de sua caldeira estar inclinada em direção ao oeste, como se a estrutura como um todo tivesse sido desequilibrada pela elevação do planalto de Tharsis durante o Hesperiano.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. (em inglês) Lunar and Planetary Science XXV (1994) M. S. Robinson et H. Garbeil, « Volumes and depth of burial of the lesser Tharsis volcanoes. »

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Jovis Tholus