Saltar para o conteúdo

Krasnoiarsk: diferenças entre revisões

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Matheus Faria (discussão | contribs)
m Revertidas edições por 187.34.232.251 para a última versão por Legobot (usando Huggle)
Linha 42: Linha 42:


=== Institutos científicos ===
=== Institutos científicos ===
* [http://forest.akadem.ru/ Instituto Florestal Sukachov (russo e inglês)]
* [http://dupla.webnode.com/ Instituto Florestal Sukachov (russo e inglês)]
* [http://www.kirensky.ru/ Instituto de Física Kirensky (russo e inglês)]
* [http://www.kirensky.ru/ Instituto de Física Kirensky (russo e inglês)]
* [http://icm.krasn.ru/ Instituto de Modelação Computacional (russo e inglês)]
* [http://icm.krasn.ru/ Instituto de Modelação Computacional (russo e inglês)]

Revisão das 01h53min de 28 de abril de 2013

Localização da cidade na Federação Russa

Krasnoyarsk ou Krasnojarsk (em russo: Красноя́рск) é a capital e a maior cidade do território russo do mesmo nome, localizado no oeste da Sibéria. Tem cerca de 919 mil habitantes (688.000 em 1972, 412.000 em 1959 e 190.000 em 1939). Foi fundada em 1628.

É atravessada pelo Rio Ienissei.

História

Escudo da cidade
Catedral de Krasnoyarsk
Krasnoyarsk: Prospekt Mira

A cidade foi fundada pelo governador ou voevoda Andrei Dubenski em 1628 na confluência dos rios Kacha e Ienissei como bastião para defesa com o nome de Krasny (Красный em cirílico, que significa vermelho), tomando posteriormente o nome de Krasny Yar (Красный Яр, que significa encosta vermelha). A categoria de cidade foi-lhe dada em 1690. Em 1822 passou a ser a capital da Província do Ienissei.

O crescimento da cidade é devido a estar situada numa das principais rotas postais que ligava as cidades próximas de Achinsk e Kansk com o resto da Rússia, mas foi definitivamente acelerado com a chegada da ferrovia Transiberiana em 1895 e com a descoberta de ouro nas proximidades.

Durante o século XIX, Krasnoyarsk foi o centro do movimento cossaco siberiano. No final do século, tinham-se instalado na cidade indústrias mecânicas e ferroviárias. A cidade também se convertera em lugar de exílio para dissidentes da Rússia imperial.

Após a Revolução russa de 1917, durante os planos quinquenais, foram construidas grandes infraestruturas. Entre elas, o porto fluvial e os molhes, a indústria do papel e a central hidroeléctrica (a segunda maior da Rússia e a quinta do mundo).

Em 1934 foi constituido o Krai de Krasnoyarsk tendo esta cidade por capital.

Durante a época estalinista, estabeleceram-se vários gulags próximos de Krasnoyarsk. Na própria cidade criou-se o campo de trabalhos forçados de Yeniseylag ou Yeniseiski ITL entre 1940 e 1941.

Durante a Segunda Guerra Mundial, grande número de indústrias foram movidas para Krasnoyarsk a partir da Rússia europeia devido ao avanço dos alemães, o que estimulou o desenvolvimento económico da cidade. Após a guerra o desenvolvimento continuou com a criação das fábricas metalúrgica e de alumínio.

Com a dissolução da União Soviética, boa parte das infraestruturas foram privatizadas de forma um tanto duvidosa, o que trouxe consigo uma séria crise económica e social. Depois destes anos de decadência, a cidade voltou paulatinamente a recuperar a sua vitalidade com o restauro de edifícios públicos e a melhoria da infraestrutura urbana da cidade.

Infraestrutura

Conta com vários centros universitários com faculdades técnicas, agrárias e de medicina, entre outras, assim como institutos de estudos científicos, económicos e jurídicos.

Em 1996 começaram as obras de construção do metropolitano, ainda por concluir.

Ligações externas

Universidades

Institutos científicos

Sobre a cidade

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Krasnoiarsk
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.