Lady Bird Johnson

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lady Bird Johnson
38.ª Primeira-dama dos Estados Unidos
Período 22 de novembro de 1963
até 20 de janeiro de 1969
Presidente Lyndon Johnson
Antecessor Jacqueline Kennedy
Sucessor Pat Nixon
27.ª Segunda-dama dos Estados Unidos
Período 20 de janeiro de 1961
até 22 de novembro de 1963
Vice-presidente Lyndon Johnson
Antecessor Pat Nixon
Sucessor Muriel Humphrey
Dados pessoais
Nascimento 22 de dezembro de 1912
Karnack, Texas
Morte 11 de julho de 2007 (94 anos)
West Lake Hills, Texas
Cônjuge Lyndon Johnson (c. 1934; v. 1973)
Filhos Lynda e Luci

Claudia Alta Taylor Johnson, mais conhecida como Lady Bird Johnson (Karnack, 22 de dezembro de 1912West Lake Hills, 11 de julho de 2007), foi uma socialite americana e a primeira-dama dos Estados Unidos de 1963 a 1969, como esposa do 36.º presidente dos Estados Unidos, Lyndon B. Johnson. Ela também serviu como a segunda-dama dos Estados Unidos de 1961 a 1963.

Notavelmente bem-educada para uma mulher de sua época, ela provou ser uma gerente capaz e uma investidora de sucesso. Depois de se casar com Lyndon B. Johnson em 1934, quando ele era um político esperançoso em Austin, Texas, ela usou uma herança modesta para financiar sua campanha no Congresso e depois administrou seu escritório enquanto ele servia na Marinha. Ela comprou uma estação de rádio e, mais tarde, uma estação de televisão que gerou receitas que transformaram os Johnsons em milionários.

Como primeira-dama, ela inovou ao interagir diretamente com o Congresso, empregando seu próprio secretário de imprensa e fazendo uma turnê solo nas eleições.

Lady Bird defendia o embelezamento das cidades e estradas do país ("Onde as flores florescem, a esperança também"). A Lei de Embelezamento de Rodovias era conhecida informalmente como "Projeto de Lei de Lady Bird". Ela recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade e a Medalha de Ouro do Congresso, as maiores honras concedidas a um civil dos Estados Unidos.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço relacionado ao Projeto Biografias. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.