Lista de presidentes do Irão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde junho de 2013). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Presidente do Irão
Emblem of Iran.svg
Brasão de armas do Irão
Hassan Rouhani.jpg
No cargo
Hassan Rouhani

desde 3 de agosto de 2013
Residência Palácio Sa'dābād
Duração 4 anos, com uma reeleição consecutiva
Criado em 4 de fevereiro de 1980
Primeiro titular Abolhassan Banisadr
Website Site oficial

De acordo com a Constituição iraniana, o Presidente do Irã (em Portugal, Irão) é o chefe de governo do país, e a segunda figura do Estado depois do Líder Supremo.

Funções[editar | editar código-fonte]

Até 1989, ano em que ocorreu uma reforma constitucional, o Presidente do Irã tinha uma função essencialmente cerimonial. A emenda de 1989 aboliu o cargo do primeiro-ministro e transferiu os poderes que o cargo tinha para o cargo de Presidente. Desde então, o Presidente já não é obrigado a mediar as disputas entre os vários ramos do poder, como previa a Constituição de 1979.

O Presidente é responsável pela escolha dos ministros que compõem a sua equipa, que devem ser aprovados pelo Majlis (parlamento do Irã). Pode nomear os vice-presidentes que entender, não sendo necessário que estes sejam confirmados pelo parlamento. Supervisiona a implementação das leis aprovadas pelo Majlis, assina os tratados internacionais ratificados por este, recebe as credenciais dos embaixadores estrangeiros no Irã e concede-as aos embaixadores iranianos em outros países. Preside também ao Conselho Supremo de Segurança Nacional, mas apesar disso não tem qualquer controlo sobre as Forças Armadas.

Eleição[editar | editar código-fonte]

O Presidente do Irã é eleito por sufrágio universal para um mandato de quatro anos, podendo ser reeleito apenas uma vez. Segundo a Constituição, o Presidente deve ser um homem de origem e nacionalidade iraniana, devendo possuir capacidades de liderança e ser um muçulmano xiita.

Todos os candidatos a Presidente devem ter suas candidaturas previamente aprovadas pelo Conselho dos Guardiães, órgão composto por doze membros (metade clérigos e metade juristas) e cuja função é velar pela preservação do espírito da Constituição no país.

Histórico[editar | editar código-fonte]

Presidentes do Irã[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]