Lotería

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Lotería
Lotería com tema de cacau no museu Universum na Cidade do México
Tabelas e milho seco no Museu de Culturas Populares de Toluca
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre o jogo mexicano. Para a modalidade, veja Loteria.

Lotería é um jogo de azar mexicano que consiste em um lote de 54 cartas e um número indefinido de cartas chamado “tabelas”, com 16 dessas cartas escolhidas aleatoriamente. Toda vez que uma carta é retirada do lote, é anunciada e os participantes devem marcar essa carta em suas tabelas, se a tiverem. O vencedor será aquele que formar em sua tabela o alinhamento especificado no início do jogo com as cartas marcadas e os gritos de vitória. A palavra que é gritada ao ganhar varia de acordo com a região do país; nos Estados Unidos, grita-se “¡Bingo!”.

Modo de jogar[editar | editar código-fonte]

O gritador começa o jogo gritando “¡Corre!”, embora a maioria invente uma frase como: “¡Se va y se corre con la vieja del pozole!” ou “Corre y se va corriendo con”.

Para marcar as cartas na mesa, pode-se colocar qualquer objeto pequeno: moedas, feijões, fichas, rolhas, pedras, bolas de papel, etc. E ganha quem conseguir marcar em sua tabela as cartas que fazem o alinhamento estabelecido no início do jogo, e gritar “¡Lotería!” ou “¡Buenas!”, após o qual recebe um prêmio que pode ser dinheiro pelo qual todos os membros apostaram em sua carta. Isso pode terminar o jogo, mas se o gritador disser “¡No las quiten!” ou “¡Sigue!” o jogo pode continuar até que outra pessoa vença, quantas vezes o gritador decidir; nesses casos, as pessoas que já venceram não podem continuar participando pelo menos até o jogo terminar. Quem quer que cante os números deve marcar os números no painel de controle, os participantes, incluindo o vencedor ou o gritador, devem marcar os números com moedas, feijões, rolhas, pedras, etc. Em muitas feiras populares, é costume jogar por dinheiro ou competir por um prêmio. Para participar, deve-se dar uma taxa que é cobrada pelo gritador ou por um assistente e se chama “la vaquita”, em referência ao costume de algumas comunidades rurais mexicanas que, nos dias de festa, fazem uma cooperação econômica para comprar uma carne para uma refeição coletiva. Quando os jogadores não competem por uma aposta econômica ou por um prêmio, diz-se que jogam “de a frilolito” ou “de a 5”, porque os grãos ou as moedas com as quais as cartas são marcadas são a única coisa em jogo.

Embora a loteria esteja acostumada a jogar em locais públicos (feiras, quermesses, festivais escolares etc.), também é um passatempo popular em casa, como fora ou dentro de casa, facilitando a localização da venda deste jogo em mercados públicos, artigos de papelaria ou lojas de autoatendimento. Existem até variantes nas quais as imagens são adaptadas em referência a alguma ocasião especial, principalmente despedidas de solteiro e chás de bebê, existem até aplicativos móveis disponíveis para jogar loteria, como “Lotería Mexicana Multijugador”.

As cartas[editar | editar código-fonte]

As cartas da loteria com seus personagens, essa seleção varia de acordo com o editor. Na década de 1960, Clemente Jacques y Cía imprimiu uma segunda série de loteria com personagens como Los Futbolistas, El Payaso ou La Bruja, mas essa série nunca teve sucesso.[1]

Há outra loteria também muito popular chamada de loteria de carvão, com cartas como o carvão, o pote, os jarros, o soprador, o poncho, o equipamento, o molcajete, o metate, o tapete, o chiquihuita e muito mais.

Homenagem do Google[editar | editar código-fonte]

Em 9 de dezembro de 2019, o Google celebrou Lotería com um Google Doodle.[2] O jogo interativo tem as cartas El apache, El borracho, El diablito, El gorrito, La muerte, El negrito, El soldado, e El valiente substituídas por El ajolote (“o axolote”), El buscador (“o buscador”), La concha (“o pão”), El elote (“o milho”), El emoji (“o emoji”), El gorro (“a touca”), El guacamole (“o guacamole”), e El xoloitzcuintle (“o pelado mexicano”).[carece de fontes?] Ilustrações para as cartas La sirena e El guacamole não encontradas durante o jogo ainda podem ser vistas no fundo da tela.

Referências

  1. «Clemente Jacques, Series 2, ca. 1960s». Clemente Jacques 2nd Series (Numbered 55-108) (em inglês). 1 de fevereiro de 2007. Consultado em 7 de maio de 2020. My father, a Jr High Spanish teacher, found these in his classroom, left by a previous teacher. All the Loteria cards I've seen before have been numbered from 1 to 54; these are numbered from 55 to 108 and are new to me. According to a German card collectors' catalog I found, this deck is circa 1960. 
  2. «Celebração da Lotería». Google. 9 de dezembro de 2019. Consultado em 9 de maio de 2020 

Leitura adicional[editar | editar código-fonte]

  • El arte de la suerte, de Artes de México Número 13, outono de 1991, Nueva Época

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lotería