Média-metragem

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Média-metragem é uma produção cinematográfica de duração intermediária entre a de um curta-metragem e a de um longa-metragem, não havendo um padrão internacional para definir os seus limites.

No Brasil[editar | editar código-fonte]

No Brasil, a Medida Provisória 2228, de 6 de setembro de 2001,[1] em seu capítulo 1, "das definições", artigo 1º, inciso VIII, definiu a obra audiovisual de média metragem como "aquela cuja duração é superior a quinze minutos e igual ou inferior a setenta minutos". Este dispositivo dá existência legal a um tipo de filme que normalmente é considerado curto demais para ter lançamento comercial em salas de cinema, mas também longo demais para ser exibido como complemento na mesma sessão de um longa.

Em outros países[editar | editar código-fonte]

Organismos cinematográficos dos Estados Unidos e da Inglaterra não utilizam a denominação "média-metragem": para a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA,[2] para o American Film Institute [3] e para o British Film Insitute,[4] filmes abaixo de 40 minutos são considerados curtas-metragens, e acima desta duração são longas-metragens.

Para o Centro Nacional de Cinematografia da França, o limite legal que separa os curtas dos longas é de 60 minutos, ou 1600 metros de comprimento para filmes realizados em 35 mm.[5] No entanto, a expressão "moyen métrage" é largamente utilizada na França para filmes entre 30 e 60 minutos de duração, havendo inclusive um festival de cinema, na cidade de Brive, exclusivo para filmes de média metragem.[6]

O termo também é bastante utilizado na Itália ("mediometraggio") e nos países de fala hispânica ("mediometraje"). Desde 2008, o Festival Max Ophüls para filmes falados em alemão possui uma premiação específica para o melhor filme de média metragem ("Mittellangfilm").[7]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Medida Provisória 2228/2001». Consultado em 09 de Agosto de 2016  Verifique data em: |acessodata= (ajuda)
  2. «Regra 19 da AMPAS». Consultado em 14 de maio de 2011 
  3. «Catálogo de filmes do AFI». Consultado em 14 de maio de 2011 
  4. «Arquivo de filmes do BFI». Consultado em 14 de maio de 2011 
  5. «Decreto que define o longa-metragem na França». Consultado em 14 de maio de 2011 
  6. «Sítio oficial do Festival de Médias-metragens de Brive». Consultado em 14 de maio de 2011 
  7. «Sítio oficial do Festival Max Ophüls». Consultado em 14 de maio de 2011