Malakai Black

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Malakai Black

Malakai black em maio de 2017
Informações pessoais
Nome completo Tom Budgen
Nascimento 19 de maio de 1985 (38 anos)
Alkmaar, Holanda Setentrional,
Países Baixos[1]
Residência Orlando, Flórida, Estados Unidos
Cônjuge(s) Thea Trinidad
Carreira na luta livre profissional
Nome(s)
de ringue
Aleister Black[2]
Tommy End[3]
Thomas Van Dyck[3]
Altura
anunciada
6 ft 0 in (1,83 m)[3]
Peso
anunciado
215 lb (98 kg)[2]
Treinado
por
Bob Schrijber[4]
Chris Hero[4][5]
Johnny Kidd[5]
Mike Quackenbush[5]
Nigel McGuinness[4]
Matt Bloom[3]
Estreia 2002[5]

Tom Budgen[4] (Alkmaar, 19 de maio de 1985)[5] é um lutador profissional holandês. Neste momento trabalha na AEW, sob o nome de ringue Malakai Black. Já trabalhou para a WWE sob o nome de ringue Aleister Black,[4] sendo um ex-campeão do NXT.[4] Antes de assinar com a WWE, Budgen trabalhou para diversas promoções da Europa, Estados Unidos e Japão sob o nome de ringue Tommy End.

Vida[editar | editar código-fonte]

Budgen nasceu na cidade de Alkmaar.[1]

Budgen é conhecido por ter um extenso conhecimento nas artes marciais, e ele competiu em várias artes marciais como kickboxing e silat. Ele ainda treina kickboxing até os dias de hoje. Ele adaptou a maioria dos seus antecedentes em seu estilo, dando-lhe uma habilidade impressionante, e é conhecido por utilizar combinações devastadoras e surpreendentes para finalizar seus adversários. O kickboxing continua sendo a maior influência em seu estilo.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Circuito independente (2002–2006)[editar | editar código-fonte]

Budgen lutou por um longo período no circuito independente no Reino Unido e Europa sob o nome de ringue Tommy End, trabalhando para promoções como a Insane Championship Wrestling, Progress Wrestling, Over the Top Wrestling e Revolution Pro Wrestling, entre outras.[5][6][7][8] Ele também trabalhou para promoções internacionais, tais como as norte-americanas Combat Zone Wrestling, Evolve e Pro Wrestling Guerrilla, e a japonesa Big Japan Pro Wrestling.[9][10][11][12][13][14][15][16]

WWE[editar | editar código-fonte]

NXT (2016–2019)[editar | editar código-fonte]

Em junho de 2016, foi informado que Budgen havia assinado com a WWE.[17] Em 19 de outubro, Budgen foi integrado ao WWE Performance Center.[4] Em 3 de novembro, End fez uma aparição em um house show em Ft. Pierce, na Flórida, e fez uma promo dizendo que veio ao NXT para "queimar" tudo. Em 11 de novembro, em house show em San Agustín, Flórida, End fez sua estreia no ringue, derrotando Lince Dorado.

Em 7 de janeiro de 2017, Budgen estreou no NXT sob o nome de ringue Aleister Black.[18] Em 15 de janeiro de 2017, Black fez uma aparição surepresa nas semifinais do WWE United Kingdom Championship Tournament sob o nome de ringue Tommy End, onde foi derrotado por Neville.[19]

Black fez sua estreia televisionada no NXT TakeOver: Orlando, onde derrotou Andrade "Cien" Almas.[20] Na edição de 21 de junho do NXT, ele derrotou Kassius Ohno.[21] Nos meses seguintes, derrotou diversos oponentes nos episódios semanais do NXT, ganhando um estatuto de invencível. Entre as suas várias vitórias em 2017, destacam-se os combates contra Hideo Itami no NXT TakeOver: Brooklyn III[22] e contra Velveteen Dream no NXT Takeover: WarGames[23].

No episódio de 13 de dezembro de 2017 do NXT, Aleister Black venceu Adam Cole, qualificando-se para um combate Fatal 4-Way, em que o vencedor se tornaria o candidato principal ao NXT Championship. Nesse combate, que se realizou no NXT em 27 de dezembro, também estavam envolvidos Johnny Gargano, Killian Dain e Lars Sullivan. O vencedor acabou por ser Gargano[24], ficando esta luta marcada por ser a primeira que Black não venceu, apesar de este não ter sofrido o pinfall ou a submissão.

Nos NXT Year-End Awards de 2017, Aleister Black venceu 3 prémios, sendo considerado o Atleta Masculino do Ano, o Atleta Estreante do Ano e tendo ganho o prémio de Rivalidade do Ano pela sua rivalidade contra Velveteen Dream. Para além disso, o seu combate contra Velveteen Dream no NXT TakeOver: WarGames foi nomeado para combate do ano.[25]

Aleister Black como NXT Champion em 2018

A 10 de janeiro de 2018, Aleister Black juntou-se a Roderick Strong para desafiar a Undisputed Era pelos NXT Tag Team Championships, mas foram derrotados por Bobby Fish e Kyle O'Reilly. No NXT TakeOver: Philadelphia, Aleister voltou a enfrentar Adam Cole, desta vez num combate Extreme Rules, saindo novamente vencedor[26]. A 7 de março, ele derrotou Killian Dain.

Aleister Black entrou numa rivalidade com Andrade "Cien" Almas pelo NXT Championship rumo ao NXT TakeOver: New Orleans, para onde foi marcado um combate entre ambos valendo o título. Durante o combate, a 7 de abril de 2018, Zelina Vega (agente de Andrade) tentou interferir várias vezes, prejudicando Black. No entanto, este conseguiu vencer Andrade por pinfall após aplicar um Black Mass, tornando-se assim NXT Champion e vencendo o seu primeiro título na WWE[27].

Na sua primeira defesa pelo título, Aleister Black derrotou Eric Young no episódio de 25 de abril do NXT. Nos meses seguintes, entrou em rivalidade com Lars Sullivan, com quem lutou no NXT TakeOver: Chicago II a 16 de junho. Black saiu vencedor do combate, causando assim a primeira derrota de Lars Sullivan num combate individual na WWE.[28] No episódio de 25 de julho do NXT, Aleister Black colocou o seu título em jogo contra Tommaso Ciampa. Durante o combate, o NXT Champion aplicou o seu movimento de finalização, o Black Mass, porém, o árbitro do combate estava neutralizado devido a um choque com os lutadores. No final, Johnny Gargano apareceu no ringue para prejudicar Ciampa. Gargano tentou atacá-lo com o título do NXT, no entanto, Tommaso Ciampa agachou-se fazendo com que Aleister Black fosse atingido pelo título acidentalmente. De seguida, o desafiante ao título aplicou o seu movimento de finalização e, com o árbitro de volta ao ringue, venceu Black por pinfall.[29] No show do NXT do dia 8 de agosto foi marcado um combate entre o ex-campeão e Gargano. Durante o combate, o novo campeão Tommaso Ciampa interferiu atacando ambos os lutadores e fazendo com que o combate terminasse sem vencedor, o que levou a uma rixa entre os três envolvidos.[30] O general manager do NXT William Regal marcou um combate entre os três para o NXT TakeOver: Brooklyn IV valendo o NXT Championship. Contudo, após um episódio do NXT, Black foi encontrado inanimado no parque de estacionamento das instalações do NXT, ficando impossiblitado de participar no combate triplo que estava agendado para o TakeOver e ausente dos eventos televisionados do NXT por 2 meses[31].

Durante o seu tempo de ausência, os fãs começaram a criar especulações sobre quem poderia ter atacado Aleister Black. Este mistério também foi promovido durante os programas do NXT. Algumas semanas após o ataque, a lutadora Nikki Cross começou a fazer declarações em que afirmava saber a identidade da pessoa que atacou Black.[32] No episódio do NXT de 17 de outubro, Aleister Black voltou interrompendo um combate entre Nikki Cross e Bianca Belair, em que Nikki sussurra ao ouvido de Black revelando quem o atacou.[33] Na semana seguinte, quando ele estava no ringue falando com William Regal, Johnny Gargano apareceu e atacou-o, sendo revelado como o agressor mistério de Aleister.[34] Duas semanas depois, Gargano revelou o motivo do ataque. Ele disse que atacou Black porque este era um obstáculo no caminho entre ele e as chances de enfrentar Tommaso Ciampa e de conquistar o título do NXT.[35] Um combate entre Gargano e Black foi marcado para o NXT TakeOver: WarGames II que decorreria a 17 de novembro de 2018. O combate, que foi extremamente intenso e disputado, terminou com Aleister Black saindo vencedor após aplicar por duas vezes o Black Mass em Johnny.[36] Uma desforra desse combate foi marcada para o episódio de 19 de dezembro do NXT, em que foi determinada a estipulação de Steel Cage Match. Durante o combate, Aleister estava prestes a escapar pela porta da jaula e a sair-se vitorioso quando o campeão do NXT Tommaso Ciampa apareceu e atacou-o utilizando a porta da jaula. De seguida, Ciampa e Gargano aplicaram o finisher, que outrora usavam como equipa, e Johnny Gargano aplicou o pinfall em Black, saindo vitorioso da luta.[37] Na sequência, foi marcado um combate entre Tommaso Ciampa e Aleister Black pelo NXT Championship, para o NXT TakeOver: Phoenix.[38] Esta seria a primeira chance de Aleister Black recuperar o título que havia perdido em julho.

No combate, que se realizou a 26 de janeiro, Tommaso Ciampa saiu vencedor.


No wrestling[editar | editar código-fonte]

Títulos e prêmios[editar | editar código-fonte]

  • Adriatic Special Combat Academy
    • Super 8 Cup II (2013)
  • Catch Wrestling Norddeutschland
    • CWN Mittelgewichtsmeisterschaft Championship (1 vez)[43][44]
  • Fiend Wrestling Germany
    • FWG Lightweight Championship (1 vez)[44][45]
    • FWG Lightweight Title Tournament (2009)
  • Fight Club: PRO
  • Freestyle Championship Wrestling
    • FCW Deutschland Lightweight Championship (1 vez)[48]
  • Insane Championship Wrestling
    • ICW Tag Team Championship (1 vez) – com Michael Dante[49][50][51]
  • International Catch Wrestling Alliance
    • ICWA Heavyweight Championship (1 vez)[52]
    • ICWA World Junior Heavyweight Champion (1 vez)[53]
    • ICWA European Tag Team Championship/NWA European Tag Team Championship (1 vez) – com Michael Dante[54]
  • Pro Wrestling Holland
    • PWH Tag Team Championship (1 vez) – com Michael Dante[55]
  • Pro Wrestling Illustrated
    • PWI o colocou na #102ª posição dos 500 melhores lutadores individuais na PWI 500 em 2017.[56]
  • Pro Wrestling Showdown
    • PWS Heavyweight Championship (1 vez)[57]
  • Progress Wrestling
    • Progress Tag Team Championship (1 vez) – com Michael Dante[58]
    • Super Strong Style 16 (2016)[59]
  • Southside Wrestling Entertainment
    • SWE Tag Team Championship (1 vez) – com Michael Dante[60]
  • westside Xtreme wrestling
    • wXw Unified World Wrestling Championship (1 vez)[5]
    • wXw World Lightweight Championship (2 vezes)[5]
    • wXw World Tag Team Championship (2 vezes) – com Michael Dante[61]
    • 16 Carat Gold Tournament (2013, 2015)[62]
    • Chase The Mahamla (2011)[63]
    • World Lightweight Tournament (2006)[64]
  • WWE NXT

Referências

  1. a b «TNJ Meets Aleister Black» (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  2. a b c «Aleister Black» (em inglês). WWE. Consultado em 6 de outubro de 2017 
  3. a b c d e f «Tommy End» (em inglês). Cagematch. Consultado em 6 de outubro de 2017 
  4. a b c d e f g Clapp, John. «Tommy End, Big Damo and "Crazy" Mary Dobson join WWE Performance Center». WWE (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  5. a b c d e f g h i j «Kader» (em inglês). Cópia arquivada em 6 de outubro de 2017 
  6. «Roster» (em inglês). Consultado em 7 de outubro de 2017. Arquivado do original em 4 de março de 2016 
  7. «RPW, "SUMMER SIZZLER", 2015/06/14 York Hall, London Review». Theindycorner.com (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  8. «An Interview With Tommy End». Snapmarenecks.com (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  9. «Tommy End». Profightdb.com (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  10. Philip Kreikenbohm. «BJW». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  11. Philip Kreikenbohm. «Matches « Tommy End « Wrestlers Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  12. Philip Kreikenbohm. «Matches « Tommy End « Wrestlers Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  13. Philip Kreikenbohm. «Matches « Tommy End « Wrestlers Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  14. Philip Kreikenbohm. «Matches « Tommy End « Wrestlers Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  15. Philip Kreikenbohm. «Matches « Tommy End « Wrestlers Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  16. «Dragon Gate Homebase». Dgusa.tv (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017. Arquivado do original em 6 de dezembro de 2012 
  17. Radican, Sean (5 de junho de 2016). «PWTorch Report – int'l star Tommy End heading to WWE». Pro Wrestling Torch (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  18. Williams, JJ (7 de janeiro de 2017). «NXT Ocala, FL, live results: Tommy End gets a new name». Wrestling Observer Newsletter (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  19. «Tyler Bate becomes the first WWE United Kingdom Champion in historic WWE UK Championship Tournament». WWE (em inglês). 15 de janeiro de 2017. Consultado em 6 de outubro de 2017 
  20. «NXT TakeOver: Orlando: April 1, 2017». 1 de abril de 2017. Consultado em 6 de outubro de 2017 
  21. Callicutt, Chris. «WWE NXT Results (6/21): Ohno Vs. Black Main Event, Moon Stuns Royce, DeVille Cruel To Evers, More» (em inglês). Consultado em 6 outubro de 2017 
  22. «Itami Fades to Black in striking fashion». WWE (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2020 
  23. «NXT TakeOver: WarGames results». WWE (em inglês). Consultado em 4 de janeiro de 2020 
  24. «Utter chaos breaks out in high-stakes Fatal 4-Way Match». WWE (em inglês). Consultado em 5 de janeiro de 2020 
  25. «See who took home NXT Year-End Awards». WWE (em inglês). Consultado em 24 de fevereiro de 2020 
  26. «Aleister Black and Adam Cole get Extreme in Philadelphia». WWE (em inglês). Consultado em 5 de janeiro de 2020 
  27. «Aleister Black stops Almas' title reign in its tracks». WWE (em inglês). Consultado em 5 de janeiro de 2020 
  28. «NXT TakeOver: Chicago II results» (em inglês) 
  29. «WWE NXT results, July 25, 2018: Ciampa wins NXT Title from Black after Gargano's costly error». WWE (em inglês). Consultado em 25 de fevereiro de 2020 
  30. «WWE NXT results, Aug. 8, 2018: Volatile brawl leads to massive NXT Title clash at TakeOver: Brooklyn IV» (em inglês) 
  31. «Who was responsible for the beatdown of Aleister Black?» (em inglês) 
  32. «What does Nikki Cross know?» (em inglês) 
  33. «Aleister Black returned to interrupt the rematch between Nikki Cross and Bianca Belair» (em inglês) 
  34. «William Regal's NXT Title announcement turned to mayhem as Johnny Gargano attacked Aleister Black» (em inglês) 
  35. «Johnny Gargano revealed his motive for attacking Aleister Black» (em inglês) 
  36. «Aleister Black absolves Johnny Gargano of his sins» (em inglês) 
  37. «WWE NXT results, Dec. 19, 2018: Ciampa's assist lifts Gargano to steel cage victory against Black» (em inglês) 
  38. «Ciampa defends against Black in NXT Title rematch at TakeOver: Phoenix» (em inglês) 
  39. a b c «WrestlingData profile» (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  40. a b Amino Apps. «WRESTLERS TO WATCH: Tommy End». Aminoapps.com (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  41. Philip Kreikenbohm. «Themes « Tommy End « Wrestlers Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  42. WWEMusic (6 de abril de 2017). «Aleister Black – Root of All Evil feat. Incendiary (Official Theme)». Consultado em 1 de outubro de 2017 
  43. Philip Kreikenbohm. «Title Reigns « CWN Mittelgewichtsmeisterschaft Championship « Titles Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 1 de outubro de 2017 
  44. a b «Tommy End». Catch-arena.com (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  45. Philip Kreikenbohm. «Title Reigns « FWG Lightweight Championship « Titles Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  46. Philip Kreikenbohm. «Title Reigns « FCP Championship « Titles Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  47. «Fight Club:PRO». Fightpro.tumblr.com (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017. Arquivado do original em 9 de outubro de 2016 
  48. Axel Saalbach. «Wrestlingdata.com – The World's Largest Wrestling Database». Wrestlingdata.com (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  49. «ICW: Tommy End». Insanewrestling.co.uk (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017. Arquivado do original em 2 de outubro de 2017 
  50. Philip Kreikenbohm. «Title Reigns « ICW Tag Team Championship « Titles Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  51. «ICW Tag Team Championship». Insanewrestling.com (em inglês). Consultado em 1 de outubro de 2017. Arquivado do original em 16 de setembro de 2017 
  52. Philip Kreikenbohm. «Title Reigns « ICWA Heavyweight Championship « Titles Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  53. Philip Kreikenbohm. «Title Reigns « ICWA France Heavyweight Championship « Titles Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  54. Philip Kreikenbohm. «Title Reigns « ICWA European Tag Team Championship « Titles Database». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  55. Title Reigns « PWH Tag Team Championship « Titles Database « CAGEMATCH – The Internet Wrestling Database. Cagematch.net (en inglês). Consultado em 1 de outubro de 2017.
  56. «Pro Wrestling Illustrated (PWI) 500 for 2017». The Internet Wrestling Database (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  57. «Heavyweight Championship». Pro Wrestling Showdown (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017. Arquivado do original em 5 de março de 2016 
  58. «Results». This. Is. Progress. (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017. Arquivado do original em 24 de janeiro de 2016 
  59. PROGRESS Chapter 30: Super Strong Style 16 Tournament Edition 2016 – Tag 2 « Events Database « CAGEMATCH – The Internet Wrestling Database. Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017.
  60. Martin Bean. «History». Southsidewrestling.co.uk (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  61. «World Tagteam Championship». Westside Xtreme wrestling (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017. Arquivado do original em 24 de março de 2017 
  62. «Champions». wXw – more than Wrestling 
  63. Philip Kreikenbohm. «Chase The Mahamla». Cagematch.net (em inglês). Consultado em 6 de outubro de 2017 
  64. wXw World Lightweight Tournament « Events Database « CAGEMATCH – The Internet Wrestling Database. Cagematch.net (en inglés). Consultado em 6 de outubro de 2017.
  65. a b c «NXT TakeOver Philadelphia live results: Almas vs. Gargano». Wrestling Observer. Consultado em 28 de janeiro de 2018 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]