Manny Charlton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Manny Charlton
Nazareth 03121976 01 640.jpg
Informação geral
Nome completo Manuel Charlton
Nascimento 25 de julho de 1947 (69 anos)
La Línea, Andaluzia
Flag of Spain.svg Espanha
Gênero(s) Hard rock, heavy metal, blues-rock
Ocupação(ões) Guitarrista
Instrumento(s) Guitarra, teclado, baixo, banjo
Modelos de instrumentos Gibson Les Paul
Período em atividade 1961 - hoje
Afiliação(ões) Nazareth
Página oficial Site oficial

Manuel Charlton, mais conhecido como Manny Charlton (La Línea, 25 de julho de 1947) é um guitarrista espanhol e membro fundador da banda escocesa de hard rock Nazareth de 1968 a 1990. É considerado um dos mais importantes guitarristas e compositores do rock.

Carreira[editar | editar código-fonte]

Nazareth[editar | editar código-fonte]

A família de Charlton tinha emigrado de Espanha a Dunfermline, Escócia nos 1960s. Antes de se juntar a Nazareth, Charlton tocou em algumas bandas, mais notavelmente o Mark 5 e mais tarde os Red Hawks, até se juntar à banda local semi-pro Dunfermline The Shadettes. Em 1968, a banda mudou seu nome para Nazareth, inspirado pela letra de abertura de "The Weight", uma música de The Band.

Charlton desempenhou um papel importante no sucesso mundial de Nazareth. Seu estilo de tocar blues, combinado com os vocais de Dan McCafferty, chamando a atenção de platéias de rock em geral quando Nazareth fez uma turnê em 1971 abrindo shows do Deep Purple. Mas em 1973, eles estavam liderando seus próprios shows. Charlton também se tornou o produtor da banda por muitos anos, sucedendo Roger Glover do Deep Purple, depois que a banda decidiu que queria tomar novos rumos para o álbum Hair of the Dog, álbum esse que atingiu platina nos Estados Unidos e tem até hoje vendido mais de dois milhões de cópias. É o album mais conhecido e contem seu mais grande balada de sempre "Love Hurts" que alcançou No. 8 nos E.U.A., e ficando várias semanas nas paradas norueguesas. Charlton também produziu o álbum auto-intitulado Dan McCafferty em carreira solo do cantor.

Appetite For Destruction[editar | editar código-fonte]

Axl Rose do Guns N Roses inicialmente queria Manny como produtor do álbum, tendo recebido o pedido da Geffen Records vindo a produzir várias apresentações ainda não editadas gravadas em Sound City (LA) em 4 de junho de 1986. As canções incluem "Paradise City", duas versões de "Move to the City", "November Rain" , "Shadow of Your Love" (takes um e dois), e "Recless Life". No entanto, após o trabalho inicial, Nazareth pressionou Charlton para retornar à Europa, e Guns N Roses eventualmente contratado Mike Clink para produzir o álbum.

Saída do Nazareth[editar | editar código-fonte]

Em 1990 Manny anuncia sua saída da banda, tocando em alguns shows solo no circuito de clubes escoceses, lança seu primeiro álbum solo Drool em 1997, na gravadora Red Steel com Neil Miller nos vocais. No ano seguinte, muda-se para o Texas, onde forma o Manny Charlton Band (MCB). A nova banda lançou um par de álbuns - Stonkin e Klone This - antes da dissolução em 2003.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Accordrelativo20060224.png Este artigo sobre um(a) músico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.