Matt Sorum

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Matt Sorum
Matt Sorum
Informação geral
Nome completo Matthew William Sorum
Nascimento 19 de novembro de 1960 (53 anos)
Gênero(s) Hard rock, heavy metal, blues rock, alternative rock
Ocupação(ões) Baterista
Instrumento(s) Bateria, percussão, guitarra
Período em atividade 1975 - presente
Outras ocupações Músico, compositor, produtor
Gravadora(s) Geffen, RCA
Afiliação(ões) Guns N' Roses
Velvet Revolver
Hawk
Johnny Crash
The Cult
Camp Freddy
Gilby Clarke
Circus Diablo
Slash's Snakepit
Neurotic Outsiders
Y Kant Tori Read
Motörhead
Cherie Currie
Kiara Rocks
Página oficial Official website

Matt Sorum (nascido Matthew William Sorum, Mission Viejo, Califórnia, 19 de novembro de 1960) é um baterista de rock / heavy metal, conhecido por seus trabalhos com The Cult, Guns N' Roses e Velvet Revolver.

Guns N' Roses[editar | editar código-fonte]

Em 1990, Steven Adler, então baterista do grupo, enfrentava sérios problemas com drogas, seu vicio em heroína e cocaina não o deixava tocar.

"Tivemos que fazer 30 takes para gravar Civil War, ele tinha se drogado demais e passou mal com a heroina e a faixa foi extremamente editada pela gravadora", Slash (na época guitarrista da banda).

Uma cláusula no contrato dizia que cada vez que Adler se drogasse perderia $30.00, mas não deu certo, então Axl mudou a cláusula para se ele se drogasse ele sairia da banda, e foi o que aconteceu, em 1990 ele foi despedido do Guns N' Roses, que entra a procura de um bom baterista. Slash já havia visto Matt tocar com os ingleses The Cult, e o indicou para Axl Rose. Sorum estreou no Guns tocando no Rock in Rio II em 1991. As aparições de Matt no Guns N' Roses foram um sucesso, ele fazia solos com pedal duplo que deixavam os fãs loucos e o levou a ser eleito o melhor baterista do mundo. Em 1997 ele saiu da banda devido a uma discussão que teve com Axl, pois tinha o ouvido falar mal de Slash junto com o na época guitarrista rítmico Paul Tobias, os dois brigaram e acabou ali a história de Matt com a banda.

Slash's Snakepit[editar | editar código-fonte]

Em 1995 Matt Sorum ajudou Slash na composição de novas músicas que, segundo os planos da dupla, seriam usadas para o novo álbum do Guns N' Roses. Como o material não foi aprovado por Axl Rose, Slash decidiu formar um novo grupo, que decidiu chamar de Snakepit. Por influencia de produtores, que queriam chamar a atenção da imprensa e dos fãs, o nome escolhido acabou sendo Slash's Snakepit. Matt foi chamado para a bateria, e Gilby Clarke, que acabara de ser demitido do Guns n' Roses por Axl, foi o escolhido para outra guitarra. Para o baixo, Mike Inez, do Alice in Chains, foi o escolhido. Para os vocais, o eleito foi Eric Dover.

Velvet Revolver[editar | editar código-fonte]

Algum tempo depois que Matt saiu do Guns N' Roses começou a tocar bateria com os seus antigos amigos Slash, Duff e Izzy Stradlin. Os quatro planejavam uma nova banda, mas para isso, Matt, Slash e Duff achavam que precisariam de um vocalista, ideia que desagradou Izzy, que sugerira dividir os vocais com Duff. Além disso, Izzy queria fazer uma pequena turnê por clubes, viajando em vans, enquanto o resto da banda pensava em algo maior.

Já com o guitarrista Dave Kushner substituindo Stradlin, o grupo, ainda chamado de "The Project", tentou vários vocalistas, entre eles Sebastian Bach, mas não deu certo com ninguém. Myles Kennedy, Ian Astbury e Mike Patton sequer aceitaram fazer testes. Outro que inicialmente recusou ensaiar com o grupo foi Scott Weiland, que naquele momento ainda estava ocupado com o Stone Temple Pilots. No entanto, com o fim daquele grupo, Weiland aceitou o teste e foi recrutado.

O grupo gravou dois álbuns: Contraband (2004) e Libertad (2007). Em 1 de abril de 2008 Weiland deixou o grupo, que entrou na hibernação que dura até hoje.

Discografia[editar | editar código-fonte]

Com Hawk[editar | editar código-fonte]

Com Jeff Paris[editar | editar código-fonte]

Com Y Kant Tori Read[editar | editar código-fonte]

Com Johnny Crash[editar | editar código-fonte]

Com Guns N' Roses[editar | editar código-fonte]

Com Slash's Snakepit[editar | editar código-fonte]

Com Neurotic Outsiders[editar | editar código-fonte]

  • Neurotic Outsiders (1996)

Com The Cult[editar | editar código-fonte]

Com Velvet Revolver[editar | editar código-fonte]

Com Atif Aslam[editar | editar código-fonte]

Solo[editar | editar código-fonte]

Aparições[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Matt Sorum
Ícone de esboço Este artigo sobre um baterista é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.