Use Your Illusion Tour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Use Your Illusion Tour
Digressão Mundial de Guns N' Roses
Álbum associado Use Your Illusion I e Use Your Illusion II
Data de início 20 de Janeiro de 1991
Data de fim 31 de Julho de 1993
Partes 13
N.º de apresentações América Do Norte=121
Europa=50
América do Sul=13
Ásia=6
Oceania=3
Total=193
Cronologia de digressões de Guns N' Roses
Appetite for Destruction Tour
(1987-1989)
Chinese Democracy Tour
(2001-2011)

A Use Your Illusion Tour foi uma turnê da banda Guns N' Roses, que ocorreu de 20 de janeiro de 1991 a 17 de julho de 1993. Não foi apenas a mais longa turnê da banda, mas uma das turnês mais longas da história do rock. Composta de 192 shows em 27 países.[1] Foi também uma fonte de infâmia para a banda, devido aos fãs revoltados , atrasos de shows, cancelamentos e polêmicas do vocalista Axl Rose.

História[editar | editar código-fonte]

A Use Your Illusion Tour foi uma turnê promocional para os álbuns Use Your Illusion I e Use Your Illusion II, embora, devido à escala da turnê, o termo "turnê promocional" é talvez uma banalização. A turnê começou em 24 de maio de 1991. Primeiramente, no Rock In Rio, estádio do Maracanã, agitando milhares de brasileiros e estrangeiros. Aproximadamente, quando a tão esperada continuação de GNR Lies estava para ser lançado, e terminou mais de dois anos depois. A data de lançamento do álbum - ou álbuns, uma vez que havia agora dois - foi adiado para setembro, mas a turnê começou como originalmente previsto . A turnê marca um ponto alto na popularidade do Guns N 'Roses, com um total de mais de 7 milhões de fãs presentes, e acompanhada por altas vendas dos álbuns no mundo inteiro.

As gravações ao vivo da turnê seriam posteriormente divulgadas como um vídeo-DVD em dois conjuntos, Use Your Illusion I (video) e Use your Illusion II (video), com imagens de um show de 1992 em Tóquio, Japão e também como fonte de conteúdo para o conjunto de dois discosLive Era: '87-'93. A turnê também proporcionou um grande volume de material para videoclipes, incluindo Dead Horse" e a cover da música de Paul McCartney "Live And Let Die". Além disso, ao mesmo tempo, imagens de grande parte da turnê deveriam ser lançadas como um documentário, chamado The Perfect Crime. As filmagens consistiam na época do Guns N 'Roses na estrada, filmagens e informações sobre os tumultos e outros grandes eventos da turnê. Ele nunca foi lançado e nunca mais falaram sobre isso depois da turnê. Slash teria mencionado em sua biografia que Axl estava no controle das filmagens, e que Slash estaria interessado em vê-lo, como ele pensou que capturou alguns "momentos fodásticos" da turnê [carece de fontes?].

A conduta da banda, e particularmente de Axl Rose durante a Use Your Illusion Tour teria gerado comentários negativos na imprensa, das revistasSpin, Kerrang! , Circus, e Hit Parader. Estas revistas foram citadas na música "Get in the Ring", onde Axl Rose atacou jornalistas que escreveram artigos negativos sobre a atitude de Rose.

Os shows foram variados, com um set list nunca previamente definido pela banda. Costumavam abrir com "Welcome to the Jungle", "It's So Easy" ou "Nightrain" e que logo após "Mr. Brownstone "ou" Live and Let Die ", e fechavam com" Paradise City ". Cada show apresentado tinha muitos solos de guitarra realizados por Slash e um solo de bateria realizado por Matt Sorum, geralmente com 6 minutos de duração. [carece de fontes?]

A Use Your Illusion Tour, não foi grande apenas no número e tamanho das performances, mas também em seus aspectos técnicos e do tamanho da equipe. Um total de 80 pessoas viajaram com a banda durante a turnê. Uma revista especializada chamou a equipe que trabalhou na turnê como a "Equipe do Ano" em 1991.

Eventos Notáveis[editar | editar código-fonte]

Em 10 de junho de 1991, em Saratoga Performing Arts Center, Axl pediu que a platéia gritasse "Get in the Ring!" repetidas vezes, pois o som do público estava sendo gravado para o novo álbum. Este canto foi usado na canção de mesmo nome naUse Your Illusion II.

Em 13 de junho de 1991, durante o show na Filadélfia, Axl Rose parou a música "Welcome to the Jungle" depois que um fã começou uma briga com o fotógrafo oficial da banda, Robert John chutando a câmera de suas mãos. Axl o xingou, e o chamou para briga, mas o mesmo acabou sendo expulso do show por seguranças da banda e do local. Logo a seguir, Axl fez a banda recomecar a música e o show continuou.

Na terça-feira 2 de julho, 1991, em um show no Riverport Amphitheatre em Maryland Heights, Saint Louis, Axl viu um espectador filmando ilegalmente o show com uma câmera de vídeo, e saltou na plateia, quando seguranças do show não atenderam ao pedido de Rose para prender o homem. Depois de voltar ao palco, Axl pegou o microfone e disse: "Bem, graças à porcaria de segurança, estou indo para casa!" jogando o microfone no palco, deflagrando o famoso tumulto em Riverport. Axl então, saiu rapidamente do palco. Algumas pessoas acharam que quando ele bateu com o microfone, alguem havia dado um tiro, por causa do barulho do microfone contra o piso de metal do palco. Slash lhes disse: "Ele bateu com o microfone no chão. Estamos caindo fora." jogando sua palheta de guitarra na plateia, seguindo Axl para fora do palco, sendo seguido depois pelos outros músicos. A banda queria voltar e terminar o show, mas enquanto a polícia e seguranças estavam tentando acalmar o público, um tumulto eclodiu. A filmagem do ocorrido foi capturada por Robert John que estava documentando toda a turnê. Sessenta fãs ficaram feridos. A banda perdeu a maior parte de seu equipamento e Axl foi acusado de incitar um motim. Ele foi absolvido por falta de provas.

Em 3 de agosto de 1991, dia em que os álbuns Use Your Illusion I e Use Your Ullusion II haviam acabado de ser lançados, o Guns N' Roses realizou o show mais longo da turnê no Los Angeles Forum. Durou três horas e meia.[2]

Em 07 novembro de 1991, o guitarrista Izzy Stradlin deixou a banda e em 05 de dezembro, o guitarrista substituto Gilby Clarke fez sua estréia em Worcester, Nova Iorque. Foi o primeiro show após o lançamento doUse Your Illusion I e Use Your Illusion II.

Em 13 e 14 de Abril de 1992, dois shows tiveram de ser cancelados quando um mandato foi emitido para a prisão de Axl, devido ao show de St. Louis.

Em 20 de abril de 1992, a banda tocou no Show de Tributo à Freddie Mercury. O Guns N 'Roses foi uma adição controversa na programação, uma vez que muitos da comunidade gay ainda estavam irritados com Axl ter usado um insulto contra os gays na música "One in a Million, de 1988. A banda tocou "Paradise City" e "Knockin 'on Heaven's Door." Durante "Paradise City", Axl apontou para um grupo de manifestantes na platéia e gritou: "Enfia!" Ele havia planejado abordar a controvérsia entre as duas músicas, mas a banda pediu para que ele não o fizesse, pois ela iria tirar a atenção do Queen e Freddie Mercury. Enquanto Slash concluia uma curta cover de "Only Women Bleed", de Alice Cooper, o baixista Duff McKagan mantinha um olho em Axl, que se aproximou da frente do palco. Quando Slash terminou a cover e, em seguida, dedilhou o início de "Knockin 'on Heaven's Door", Duff foi até Axl e apertou sua mão, em um ato de agradecimento. Depois do show, Slash se juntou à Joe Elliott do Def Leppard e os membros remanescentes do Queen para "Tie Your Mother Down." Axl cantou "We Will Rock You" e terminou "Bohemian Rhapsody" com Elton John. O show foi transmitido ao vivo para todo o mundo via satélite, reunindo o maior público para um show na história da música. 50 dias depois o Guns retribuiu o convite e chamou o guitarrista do Queen Brian Way para participar de um show da banda no mesmo Estádio de Wembley na ocasião tocaram Tie Your Mother Down e We Will Rock You

Em 06 de Junho de 1992 O Guns N' Roses se apresentou no Hipódromo de Viccenes em Paris na França pra um público de 30 mil Pessoas no local e pra milhões de telespectadores ao redor do mundo que assitiram a transmissão ao vivo do show pela TV O show contou com uma mega produção de palco .luz .som e vídeo e convidados especiais como Lenny Kravitz que cantou a Música Always On The run parceria dele com Slash ,mais tarde o Guns se juntou à Stvem Tyler e Joe Perry do Aerosmith e trocaram Mama Kim e Train Kept Rollin' músicas do Aerosmith que o Guns N ' Roses tocaram no início da carreira

Em 08 agosto de 1992, em Montreal, Quebec durante a Turnê GN'R & Metallica o vocalista e guitarrista James Heitfield sofreu queimaduras devido a um efeito mal elaborado de pirotecnia, e teve de ser socorrido e levado ao hospital, encerrando, assim, o show de abertura do Metallica. No entanto, o Guns N' Roses ainda não estava presente na arena para começar seu set antes do horário agendado, deixando os fãs esperando por várias horas antes de finalmente subirem ao palco. Problemas nos monitores de retorno de áudio não deixavam a banda escutar o que estava tocando, e Axl saiu enfurecido do palco com problemas vocais, causados por este problema. Após mais este encerramento prematuro da segunda atração na mesma noite, um tumulto transcorreu, deixando um rastro de destruição, feridos e presos nos arredores do estádio.

Em 25 de novembro de 1992, a banda se apresentou em Caracas, Venezuela, diante de uma multidão de 45 mil pessoas. Apenas dois dias depois, a Força Aérea Venezuelana lançou um fracassado golpe militar, tornando impossível para a metade da equipe da banda e todo o seu equipamento saírem do país. [carece de fontes?]

Em 30 de novembro de 1992, a banda se apresentou pela primeira vez, em Bogotá, Colômbia. Quando eles começaram a tocar "November Rain", uma forte chuva caiu sobre a cidade e pararam o show brevemente logo depois que terminou a música, para secar o palco e evitar problemas elétricos. "Que tal uma eletrocução?" Axl perguntou à sua equipe. Mais tarde, Axl declarou que este foi um momento especial para ele, porque "November Rain" estampa em nº 1 na Colômbia por 60 semanas. A banda trocou de roupa nos bastidores e voltou para encerrar com "Don't Cry" e "Paradise City."

Em 2 de dezembro de 1992, a banda se apresentou em Santiago, Chile no Estadio Nacional diante de 85.535 pessoas, quebrando um recorde de público no estádio . Na sua chegada ao Chile, Axl atacou alguns repórteres gráficos e um homem ficou ferido por uma câmera. Antes do show, Axl ficou bêbado e chegou ao estádio duas horas depois. Enquanto a banda tocava "Civil War" alguns espectadores cuspiram em Axl, logo depois disto ele parou o show por quatro minutos. O concerto terminou com 50 pessoas presas fora do estádio, e um fã adolescente com diversos ferimentos, morrendo dois dias depois.

Após dar outra volta ao mundo com a turnê - agora rebatizada de "Skin N' Bones Tour"- a banda realiza seu show de encerramento em 17 de julho de 1993, se apresentando em Buenos Aires, Argentina no Estádio River Plate diante de 80 mil pessoas. Foi o último show da programação Use Your Illusion (Axl Rose, Slash, Duff McKagan, Matt Sorum, Dizzy Reed e Gilby Clarke). O show incluiu uma apresentação acústica com músicas como Dead Flowers, You Ain't First, Knockin' on Heavens Door, Patience e Used to Love Her em um cenário com sofá, simulando uma sala de estar. Um destaque da noite foi a Cozy Powell vestido de entregador de pizza tocando bateria com Sorum.

Setlist[editar | editar código-fonte]

Primeiro setlist[editar | editar código-fonte]

  1. "Perfect Crime"
  2. "Mr. Brownstone"
  3. "Right Next Door To Hell"
  4. "Bad Obsession"
  5. "Live and Let Die" (cover do Paul McCartney)
  6. "It's So Easy"
  7. "Yesterdays"
  8. "Dust N' Bones"
  9. "Double Talkin' Jive"
  10. "Civil War"
  11. "Patience"
  12. "You Could Be Mine"
  13. "November Rain"
  14. "My Michelle"
  15. "14 Years"
  16. "Nightrain"
  17. "Welcome to the Jungle"
  18. "Pretty Tied Up"
  19. "Rocket Queen"
  20. "Don't Cry" (Original)
  21. "Knockin' on Heaven's Door" (cover do Bob Dylan)
  22. "You Ain't the First"
  23. "Used to Love Her"
  24. "Move to the City"
  25. "Sweet Child O' Mine"
  26. "You're Crazy"
  27. "Locomotive"
  28. "Out ta Get Me"
  29. "Dead Horse"
  30. "Estranged"
  31. "Paradise City"

Segundo setlist[editar | editar código-fonte]

  1. "Nightrain"
  2. "Mr. Brownstone"
  3. "Live and Let Die" (cover do Paul McCartney)
  4. "It's So Easy"
  5. "Bad Obsession"
  6. "Attitude" (cover do Misfits]])
  7. "Pretty Tied Up"
  8. "Welcome to the Jungle"
  9. "Don't Cry" (Original)
  10. "Double Talkin' Jive"
  11. "Civil War"
  12. "Wild Horses" (cover do The Rolling Stones)
  13. "Patience"
  14. "You Could Be Mine"
  15. "November Rain"
  16. "Sweet Child O' Mine"
  17. "So Fine"
  18. "Rocket Queen"
  19. "Move to the City"
  20. "Knockin' on Heaven's Door" (cover do Bob Dylan)
  21. "Estranged"
  22. "Paradise City"

Terceiro setlist[editar | editar código-fonte]

  1. "Nightrain"
  2. "Mr. Brownstone"
  3. "Yesterdays"
  4. "Live and Let Die" (cover do Paul McCartney)
  5. "Attitude" (cover do Misfits]])
  6. "Welcome to the Jungle"
  7. "Double Talkin' Jive"
  8. "Dead Flowers" (cover do The Rolling Stones)
  9. "You Ain't the First"
  10. "You're Crazy"
  11. "Used to Love Her"
  12. "Patience"
  13. "Knockin' on Heaven's Door" (cover do Bob Dylan)
  14. "November Rain"
  15. "Dead Horse"
  16. "You Could Be Mine"
  17. "Sweet Child O' Mine"
  18. "Paradise City"

Datas da turnê[editar | editar código-fonte]

Data Cidade Pais Local Comparecimento Capacidade Porcetagem de comparecimento
Rock In Rio[3]
January 20, 1991 Rio de Janeiro Brasil Estádio do Maracanã 140,000
January 23, 1991 120,000
Shows de Aquecimento[3]
May 9, 1991 San Francisco, California Estados Unidos Warfield Theatre 2,387 2,387 100%
May 11, 1991 Los Angeles, California Pantages Theatre 2,898 2,898 100%
May 16, 1991 New York City, New York The Ritz 3,102 3,102 100%
America do Norte
May 24, 1991 East Troy, Wisconsin United States Alpine Valley Music Theatre 37,796 40,000 96%
May 25, 1991 37,796 40,000 96%
May 28, 1991 Noblesville, Indiana Deer Creek Music Center 24,857 24,857 100%
May 29, 1991 24,857 24,857 100%
June 1, 1991 Grove City, Ohio Capital Music Center 13,266 15,000 90%
June 2, 1991 Toledo, Ohio Toledo Speedway 31,907 31,907 100%
June 4, 1991 Richfield, Ohio Richfield Coliseum 16,960 16,960 100%
June 5, 1991 16,960 16,960 100%
June 7, 1991 Toronto, Ontario Canada CNE Stadium 20,692 20,692 100%
June 8, 1991 20,692 20,692 100%
June 10, 1991 Saratoga Springs, New York United States Saratoga Performing Arts Center 19,567 19,567 100%
June 11, 1991 Hershey, Pennsylvania Hersheypark Stadium 27,274 30,000 92%
June 13, 1991 Philadelphia, Pennsylvania Wachovia Spectrum 18,017 18,017 100%
June 17, 1991 Uniondale, New York Nassau Coliseum 17,462 17,462 100%
June 19, 1991 Landover, Maryland Capital Centre 14,883 14,883 100%
June 20, 1991 14,883 14,883 100%
June 22, 1991 Hampton, Virginia Hampton Coliseum 13,800 13,800 100%
June 23, 1991 Charlotte, North Carolina Charlotte Coliseum 17,949 17.949 100%
June 25, 1991 Greensboro, North Carolina Greensboro Coliseum 9,953 9,953 100%
June 26, 1991 Knoxville, Tennessee Thompson–Boling Arena 13,304 13,304 100%
June 29, 1991 Lexington, Kentucky Rupp Arena 17,030 17,030 100%
June 30, 1991 Birmingham, Alabama Birmingham Race Course 26,179 26,179 100%
July 2, 1991 Maryland Heights, Missouri Riverport Amphitheatre 15,402 15,402 100%
July 8, 1991 Dallas, Texas Starplex Amphitheatre 17,876 20,000 89%
July 9, 1991 14,319 20.000 71%
July 11, 1991 Denver, Colorado McNichols Sports Arena 17,022 17,022 100%
July 12, 1991 Englewood, Colorado Fiddler's Green Amphitheatre 17,879 17,879 100%
July 13, 1991 Salt Lake City, Utah Salt Palace 12,967 12,967 100%
July 16, 1991 Tacoma, Washington Tacoma Dome 12,686 12,686 100%
July 17, 1991 12,686 12,686 100%
July 19, 1991 Mountain View, California Shoreline Amphitheatre 20,000 20,000 100%
July 20, 1991 20,000 20,000 100%
July 23, 1991 Sacramento, California ARCO Arena 16,990 17,031 99%
July 25, 1991 Costa Mesa, California Pacific Amphitheatre 19,057 19,057 100%
July 29, 1991 Inglewood, California Great Western Forum 18.679 18.679 100%
July 30, 1991 18.679 18.679 100%
August 2, 1991 18.679 18.679 100%
August 3, 1991 18.679 18.679 100%
Europa
August 13, 1991 Helsinki Finland Helsinki Ice Hall 9,221 9,221 100%
August 14, 1991 9,221 9,221 100%
August 16, 1991 Stockholm Sweden Globen 14,978 14,978 100%
August 17, 1991 14,978 14,978 100%
August 19, 1991 København Denmark Forum 6,876 6,876 100%
August 24, 1991 Mannheim Germany Maimarkt-Gelände 62,431 62,431 100%
August 31, 1991 London United Kingdom Wembley Stadium 75,547 75,547 100%
America do Norte (Etapa 2)
December 5, 1991 Worcester, Massachusetts United States Worcester Centrum Centre 14,017 14,017 100%
December 6, 1991 14,017 14,017 100%
December 9, 1991 New York City, New York Madison Square Garden 18,163 18,163 100%
December 10, 1991 18,163 18,163 100%
December 13, 1991 18,163 18,163 100%
December 16, 1991 Philadelphia, Pennsylvania Wachovia Spectrum 17,219 17,219 100%
December 17, 1991 17,219 17,219 100%
December 28, 1991 St. Petersburg, Florida Suncoast Dome 38.088 38.088 100%
December 31, 1991 Miami Gardens, Florida Joe Robbie Stadium 39,503 39,503 100%
January 3, 1992 Baton Rouge, Louisiana LSU Assembly Center 14,165 14,165 100%
January 4, 1992 Biloxi, Mississippi Mississippi Coast Coliseum 11,921 11,921 100%
January 7, 1992 Memphis, Tennessee The Pyramid 18,678 18,678 100%
January 9, 1992 Houston, Texas The Summit 15,519 15,519 100%
January 10, 1991 15,519 15,519 100%
January 13, 1992 Fairborn, Ohio Nutter Center 15,514 15,514 100%
January 14, 1992 15,514 15,514 100%
January 21, 1992 Minneapolis, Minnesota Target Center 15,897 15,897 100%
January 22, 1992 15,897 15,897 100%
January 25, 1992 Paradise, Nevada Thomas & Mack Center 17,590 17,590 100%
January 27, 1992 San Diego, California San Diego Sports Arena 14,301 14,301 100%
January 28, 1992 14,301 14,301 100%
January 31, 1992 Chandler, Arizona Compton Terrace 19,121 19,121 100%
February 1, 1992 19,121 19,121 100%
Japão
February 19, 1992 Tokyo Japan Tokyo Dome 48,000 48,000 100%
February 20, 1992 48,000 48,000 100%
February 22, 1992 48,000 48,000 100%
America do Norte (Etapa 3)
April 1, 1992 Mexico City Mexico Palacio de los

Deportes

21,678 21,678 100%
April 2, 1992 21,678 21,678 100%
April 6, 1992 Oklahoma City, Oklahoma United States Myriad Arena 14,482 14,482 100%
April 9, 1992 Rosemont, Illinois Rosemont Horizon 15,710 15,710 100%
Europa (Etapa 2)
May 16, 1992 Slane Ireland Slane Castle 54,375 54,375 100%
May 20, 1992 Prague Czech Republic Strahov Stadium 60,216 100,000 60%
May 22, 1992 Budapest Hungary Népstadion 71,175 71,175 100%
May 23, 1992 Viena Austria Donauinsel Stadium 54,968 55,000 99%
May 26, 1992 Berlin Germany Olympiastadion 43,857 46,400 94%
May 28, 1992 Stuttgart Cannstatter Wasen 72,276 72,276 100%
May 30, 1992 Cologne Müngersdorfer Stadion 68,587 68,587 100%
June 3, 1992 Hannover Niedersachsenstadion 59,347 59,347 100%
June 6, 1992 Paris France Hippodrome de Vincennes 60,468 60,468 100%
June 13, 1992 London United Kingdom Wembley Stadium 72,021 72,021 100%
June 14, 1992 Manchester Maine Road 34,865 34,865 100%
June 16, 1992 Gateshead Gateshead International Stadium 28,178 28,178 100%
June 20, 1992 Würzburg Germany Talavera-Mainwiese 43,410 43,410 100%
June 21, 1992 Basel Switzerland St. Jakob Stadium 50,043 50,043 100%
June 23, 1992 Rotterdam Netherlands Feijenoord Stadion 47,152 47,500 99%
June 27, 1992 Turin Italy Stadio Delle Alpi 68,334 73,000 93%
June 30, 1992 Seville Spain Estadio Benito Villamarin 60,067 60,067 100%
July 2, 1992 Lisbon Portugal Estádio José Alvalade 55,420 55,420 100%
America do Norte (Etapa 4)
July 17, 1992 Washington, D.C. United States RFK Stadium 47,498 47,498 100%
July 18, 1992 East Rutherford, New Jersey Giants Stadium 54,305 54,305 100%
July 21, 1992 Pontiac, Michigan Pontiac Silverdome 47,542 47,542 100%
July 22, 1992 Indianapolis, Indiana Hoosier Dome 38,903 46,000 84%
July 25, 1992 Orchard Park, New York Rich Stadium 44,833 59,326 75%
July 26, 1992 Pittsburgh, Pennsylvania Three Rivers Stadium 49,345 49,345 100%
July 29, 1992 East Rutherford, New Jersey Giants Stadium 49,250 55,000 89%
August 8, 1992 Montreal, Quebec Canada Olympic Stadium 54,666 54,666 100%
August 25, 1992 Avondale, Arizona United States Phoenix International Raceway 29,903 29,903 100%
August 27, 1992 Las Cruces, New Mexico Aggie Memorial Stadium 35,373 35,373 100%
August 29, 1992 New Orleans, Louisiana Louisiana Superdome 39,278 39,278 100%
September 2, 1992 Orlando, Florida Citrus Bowl 48,035 50,000 96%
September 4, 1992 Houston, Texas Astrodome 44,025 44,025 100%
September 5, 1992 Irving, Texas Texas Stadium 44,391 44,391 100%
September 7, 1992 Columbia, South Carolina Williams-Brice Stadium 37,716 40,136 93%
September 11, 1992 Foxborough, Massachusetts Foxboro Stadium 51,038 51,038 100%
September 13, 1992 Toronto, Ontario Canada CNE Stadium 49,888 49,888 100%
September 15, 1992 Minneapolis, Minnesota United States Hubert H. Humphrey Metrodome 43,292 43,292 100%
September 17, 1992 Kansas City, Missouri Arrowhead Stadium 36,356 43,500 83%
September 19, 1992 Denver, Colorado Mile High Stadium 44,096 44,096 100%
September 24, 1992 Oakland, California Oakland Coliseum 59,804 59,804 100%
September 27, 1992 Los Angeles, California Los Angeles Coliseum 35,293 45,000 78%
September 30, 1992 San Diego, California Jack Murphy Stadium 42,167 45,938 91%
October 3, 1992 Pasadena, California Rose Bowl 68,639 68,369 100%
October 6, 1992 Seattle, Washington Kingdome 37,226 40,000 93%
América do Sul
November 25, 1992 Caracas Venezuela Poliedro de Caracas 45,146 45,146 100%
November 27, 1992 Bogotá Colombia Estadio El Campín 42,468 42,468 100%
November 30, 1992 42,468 42,468 100%
December 2, 1992 Santiago Chile Estadio Nacional 85,535 85,545 100%
December 5, 1992 Buenos Aires Argentina River Plate Stadium 80,154 80,154 100%
December 6, 1992 80,154 80,154 100%
December 10, 1992 São Paulo Brazil Anhembi 33,436 33,436 100%
December 12, 1992 33,436 33,436 100%
December 13, 1992 Rio de Janeiro Autódromo Internacional Nelson Piquet 60,133 60,133 100%
Japão(Etapa 2)
January 12, 1993 Tokyo Japan Tokyo Dome 43,121 48,000 89%
January 14, 1993 43,121 48,000 89%
January 15, 1993 43,121 48,000 89%
Oceania
January 30, 1993 Sydney Australia Eastern Creek Raceway 80,487 80,487 100%
February 1, 1993 Melbourne Calder Park Raceway 75,167 75,167 100%
February 6, 1993 Auckland New Zealand Mount Smart Stadium 44,875 44,875 100%
America do Norte (Etapa 5)
February 23, 1993 Austin, Texas United States Frank Erwin Center 15,954 15,954 100%
February 25, 1993 Birmingham, Alabama Birmingham–Jefferson Convention Complex 15,586 15,586 100%
March 6, 1993 New Haven, Connecticut New Haven Coliseum 10,987 10,987 100%
March 8, 1993 Portland, Maine Cumberland County Civic Center 9,943 9,943 100%
March 9, 1993 Hartford, Connecticut Hartford Civic Center 16,431 16,431 100%
March 12, 1993 Hamilton, Ontario Canada Copps Coliseum 18,967 18,867 100%
March 16, 1993 Augusta, Maine United States Augusta Civic Center 9,003 9,003 100%
March 17, 1993 Boston, Massachusetts Boston Garden 13,445 13,445 100%
March 20, 1993 Iowa City, Iowa Carver–Hawkeye Arena 15,257 15,257 100%
March 21, 1993 Fargo, North Dakota Fargodome 17,701 17,701 100%
March 24, 1993 Winnipeg, Manitoba Canada Winnipeg Arena 15,744 15,744 100%
March 26, 1993 Saskatoon, Saskatchewan Saskatchewan Place 12,677 12,677 100%
March 28, 1993 Edmonton, Alberta Northlands Coliseum 17,341 17,341 100%
March 30, 1993 Vancouver, British Columbia British Columbia Place 21,308 23,000 92%
April 1, 1993 Portland, Oregon United States Portland Coliseum 11,543 11,543 100%
April 3, 1993 Sacramento, California ARCO Arena 17,003 17,003 100%
April 4, 1993 Reno, Nevada Lawlor Events Center 11,565 11,565 100%
April 7, 1993 Salt Lake City, Utah Delta Center 17,487 17,487 100%
April 9, 1993 Rapid City, South Dakota Rushmore Plaza Civic Center 11,030 11,030 100%
April 10, 1993 Omaha, Nebraska Omaha Civic Auditorium 10,694 10,694 100%
April 13, 1993 Auburn Hills, Michigan The Palace of Auburn Hills 19,472 19,472 100%
April 15, 1993 Roanoke, Virginia Roanoke Civic Center 10,865 10,865 100%
April 16, 1993 Chapel Hill, North Carolina Dean Smith Center 19,698 19,698 100%
April 21, 1993 Guadalajara Mexico Estadio Jalisco 58,245 58,245 100%
April 23, 1993 Mexico City Palacio de los Deportes 23,468 23,468 100%
April 24, 1993 22,665 23,468 96%
April 27, 1993 Monterrey Estadio Universitario 40,131 40,131 100%
April 28, 1993 40,131 40,131 100%
Europa (Etapa 3)
May 22, 1993 Tel Aviv Israel Hayarkon Park 44,678 44,678 100%
May 24, 1993 Athens Greece Olympic Stadium 57,509 57,509 100%
May 26, 1993 Istanbul Turkey Inonu Stadium 52,478 52,478 100%
May 29, 1993 Milton Keynes United Kingdom National Bowl 59,246 59,246 100%
May 30, 1993 59,246 59,246 100%
June 2, 1993 Viena Austria Praterstadion 53,986 55,000 98%
June 5, 1993 Nijmegen Netherlands Goffertpark 62,476 62,476 100%
June 6, 1993 62,476 62,476 100%
June 8, 1993 Copenhagen Denmark Gentofte Stadion 47,656 47,656 100%
June 10, 1993 Oslo Norway Valle Hovin 38,111 38,111 100%
June 12, 1993 Stockholm Sweden Stockholm Olympic Stadium 34,892 34,892 100%
June 16, 1993 Basel Switzerland Fussballstadion St. Jakob 50,006 50,006 100%
June 18, 1993 Bremen Germany Weserstadion 55,754 55,754 100%
June 19, 1993 Cologne Müngersdorfer Stadion 61,765 68,623 89%
June 22, 1993 Karlsruhe Wildparkstadion 39,654 39,654 100%
June 25, 1993 Frankfurt Waldstadion 54,234 54,234 100%
June 26, 1993 Munich Olympiastadion 74,865 74,865 100%
June 29, 1993 Modena Italy Stadio Comunale 35,342 35,342 100%
June 30, 1993 35,342 35,342 100%
July 5, 1993 Barcelona Spain Estadi Olímpic Lluís Companys 64,124 64,124 100%
July 6, 1993 Madrid Vicente Calderón Stadium 57,234 57,234 100%
July 8, 1993 Nancy France Zenith de Nancy 6,687 6,687 100%
July 9, 1993 Lyon France Halle Tony Garnier 16,786 16,786 100%
July 11, 1993 Werchter Belgium Rock Werchter Festival 59,876 59,876 100%
July 13, 1993 Paris France Palais Omnisports de Paris-Bercy 17,021 17,021 100%
Argentina
July 16, 1993 Buenos Aires Argentina River Plate Stadium 80,072 80,072 100%
July 17, 1993 80,072 80,072 100%
Total 6.524.339 6.674.334 (97%)

Banda[editar | editar código-fonte]

Guns N' Roses
  • W. Axl Rose – vocais, piano, assobio, guitarra acustica, tambourine, backing vocals
  • Slash – guitarra solo, guitarra acústica, backing vocals, talkbox,
  • Izzy Stradlin – guitarra base, backing vocals, guitarra acústica, vocais (1991 e 1993 - cinco shows)
  • Duff McKagan – baixo, backing vocals, vocais, bateria
  • Matt Sorum – bateria, percussão, backing vocals
  • Dizzy Reed – teclados, piano, backing vocals, percussão, órgão, tambourine
  • Gilby Clarke – guitarra base, backing vocals, bateria (1991–1993)
Músicos de Apoio
  • Teddy Andreadis – teclados, backing vocals, harmonica, tambourine (1992–1993)
  • Roberta Freeman – backing vocals, tambourine (1992–1993)
  • Traci Amos – backing vocals, tambourine (1992–1993)
  • Diane Jones – backing vocals (1992 - nove shows)
  • Cece Worrall – buzina (1992–1993)
  • Anne King – buzina (1992–1993)
  • Lisa Maxwell – buzina (1992–1993)
Músicos adicionais

Bandas de apoio[editar | editar código-fonte]

Músicas tocadas[editar | editar código-fonte]

Appetite for Destruction:

G N' R Lies:

Use Your Illusion I:

Use Your Illusion II:

The Spaghetti Incident?:

Outras canções tocadas

Referências

  1. Bozza, Anthony, e Slash (2007). Slash. Harper Entretenimento: Nova York. p. 372
  2. Bozza, Anthony, e Slash (2007). Slash. Harper Entretenimento: Nova York. p. 342
  3. a b Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome website
  4. «Guns N' Roses Tour 1991-1992 on SlashParadise». www.slashparadise.com. 26 de novembro de 2012 
  5. «Guns N' Roses Tour 1993 on SlashParadise». www.slashparadise.com. 26 de novembro de 2012 
  6. 03/17/93 Boston, MA
  7. 06/07/91 CNE Grandstand, Toronto, Canada http://www.gnrontour.com/setlistalm91.htm