Saltar para o conteúdo

Mesorregião do Sudoeste Paraense

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Mesorregião do Sudoeste Paraense
Divisão regional do Brasil
Mesorregião do Sudoeste Paraense
Localização
Características geográficas
Unidade federativa Pará Pará
Regiões limítrofes Baixo Amazonas; Marajó; Nordeste Paraense; Sudeste Paraense; Centro Amazonense (AM); Norte Mato-Grossense (MT)
Área 415 788,848 km²
População 585,423 hab. est. 2009
Densidade 1,2 hab./km²
Indicadores
PIB R$ 1 740 598 381,00 IBGE/2003
PIB per capita R$ 3 783,33 IBGE/2003
IDH 0,697 PNUD/2000

A mesorregião do Sudoeste Paraense é uma das seis mesorregiões do estado brasileiro do Pará. É formada pela união de quatorze municípios agrupados em duas microrregiões.

É ainda a região menos povoada do Estado do Pará, onde encontra-se uma considerável preservação da floresta nativa, com exceção da linha referente às rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá que facilitam a logística de escoamento de soja (de Mato Grosso até o porto de Santarém) e a atividade madeireira, sendo essas duas atividades as principais responsáveis pelo crescimento econômico da área.

Hoje a região sudoeste do Pará vive constantes mudanças com dois grande projetos: o Complexo do Tapajós e a Usina Hidrelétrica de Belo Monte.

O Complexo do Tapajós

O Complexo do Tapajós é um complexo hidrelétrico composto por cinco usinas a serem construídas no Rio Tapajós. É composto pelas seguintes usinas: UHE São Luiz do Tapajós, UHE Jatobá, UHE Jamanxim, UHE Cachoeira do Caí e UHE Cachoeira dos Patos. As obras devem começar por volta de 2012 e durar cerca de cinco anos. Após a conclusão, o complexo terá uma potência instalada de 10.682 MW. Itaituba será a cidade base para a construção e operação das usinas.

Usina Hidrelétrica de Belo Monte

Belo Monte é uma usina hidrelétrica projetada para ser construída no Rio Xingu, próximo à cidade de Altamira. Sua potência instalada será de 11 233 MW, o que fará com que seja a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira, visto que a Usina Hidrelétrica de Itaipu está localizada na fronteira entre Brasil e Paraguai. De acordo com o site governamental da Agência Brasil, Belo Monte será a única usina hidrelétrica do Rio Xingu.[carece de fontes?]

Microrregiões