Monte Castelo (São Paulo)

| |||
---|---|---|---|
Município do Brasil | |||
![]() | |||
Símbolos | |||
| |||
Hino | |||
Lema | Seu mundo é deus | ||
Gentílico | montecastelense | ||
Localização | |||
![]() | |||
Localização de Monte Castelo no Brasil | |||
Mapa de Monte Castelo | |||
Coordenadas | |||
País | Brasil | ||
Unidade federativa | São Paulo | ||
Região metropolitana | Mesorregião de Presidente Prudente | ||
Municípios limítrofes | São João do Pau d'Alho, Nova Independência, Guaraçaí, Dracena, Tupi Paulista e Nova Guataporanga | ||
Distância até a capital | 681 km | ||
História | |||
Fundação | 7 de setembro de 1963 (60 anos) | ||
Administração | |||
Prefeito(a) | Edson Carlos Oliveira da Silva (UNIÃO [1], 2021 – 2024) | ||
Características geográficas | |||
Área total [2] | 233,547 km² | ||
População total (Estimativa IBGE/2022[3]) | 4 222 hab. | ||
Densidade | 18,1 hab./km² | ||
Clima | 35 (Cfa) | ||
Altitude | 375 m | ||
Fuso horário | Hora de Brasília (UTC−3) | ||
Indicadores | |||
IDH (PNUD/2000[4]) | 0,743 — alto | ||
PIB (IBGE/2008[5]) | R$ 48 801,569 mil | ||
PIB per capita (IBGE/2008[5]) | R$ 11 816,36 | ||
Sítio | montecastelo.sp.gov.br (Prefeitura) |
Monte Castelo é um município brasileiro do estado de São Paulo. Localiza-se a uma latitude 21º17'58" sul e a uma longitude 51º34'07" oeste, estando a uma altitude de 375 metros. Sua população estimada em 2022 era de 4.222 habitantes.
Possui uma área de 233,547 km².
História[editar | editar código-fonte]
Em 1946, Ricardo Tognon, Manoel dos Santos Esgalha e Alfredo Potumati idealizaram a fundação de um povoado. Depois de estudadas as possibilidades ficou resolvido que o povoado seria localizado na curva da estrada que liga Andradina e Tupi Paulista, ex Gracianópolis, a 12 km do rio Feio e se chamaria "Galante"
Um ano depois, em 1947, foram construídas as primeiras casas, chegaram os primeiros povoadores: Joaquim Dias, Altino Cruz, Osório de Almeida e Pedro Nolasco, o primeiro comerciante. As terras férteis para a lavoura onde se plantam os cafezais, algodão, milho e arroz contribuíram para o desenvolvimento do povoado.
Com seu crescente progresso, surgiu a ideia de elevar o povoado a distrito de paz, o que conseguiram pela promulgação da Lei Quinquenal nº 233 de 24 de dezembro de 1948, instalado em 1º de janeiro de 1949, com o nome de Monte Castelo, em homenagem aos pracinhas brasileiras que lutando pelos nossos ideais, tombaram nos campos de batalha, em Monte Castelo, na Itália.
Com a fertilidade de seu solo onde as culturas de cereais davam certa solidez econômica fomentando rápido progresso, o distrito de Monte Castelo foi elevado à categoria de município, na comarca de Tupi Paulista com território desmembrado do respectivo distrito, pela Lei nº 2456 de 30 de dezembro de 1953 e instalado em 1º de janeiro de 1954.
Neste mesmo ano, a 3 de outubro, realizaram-se as primeiras eleições sendo eleito prefeito Manoel dos Santos Esgalha, um dos fundadores do município.
Demografia[editar | editar código-fonte]
Dados do Censo - 2000[6]
População total: 4.089
- Urbana: 3.004
- Rural: 1.085
- Homens: 2.069
- Mulheres: 2.020
Densidade demográfica (hab./km²): 17,53
Mortalidade infantil até 1 ano (por mil): 17,89
Expectativa de vida (anos): 70,18
Taxa de fecundidade (filhos por mulher): 3,10
Taxa de alfabetização: 83,68%
Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M): 0,743
- IDH-M Renda: 0,664
- IDH-M Longevidade: 0,753
- IDH-M Educação: 0,812
(Fonte: IPEADATA)
Agricultura[editar | editar código-fonte]
Monte Castelo é conhecido nacionalmente pela produção de urucum. O Município está na liderança nacional de área cultivada com cerca de 500 mil pés plantados segundo dados de 2012.[7]
Comunicações[editar | editar código-fonte]
A cidade foi atendida pela Companhia de Telecomunicações do Estado de São Paulo (COTESP) até 1973, quando passou a ser atendida pela Telecomunicações de São Paulo (TELESP)[8], que construiu em 1976 a central telefônica utilizada até os dias atuais. Em 1998 esta empresa foi privatizada e vendida para a Telefônica, sendo que em 2012 a empresa adotou a marca Vivo para suas operações de telefonia fixa[9][10][11].
Referências
- ↑ «Representantes». União Brasil. Consultado em 29 de setembro de 2022
- ↑ IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010
- ↑ «Cidades e estados». Cidades e estados. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Consultado em 8 de agosto de 2023
- ↑ «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008
- ↑ a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010
- ↑ «IBGE- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística»
- ↑ «Lider Agronomia: Urucum - Plantio, cultivo, usos, produtividade e produção nacional». 4 de abril de 2016
- ↑ «Área de atuação da Telesp em São Paulo». Página Oficial da Telesp (arquivada)
- ↑ «Convênio de incorporação da COTESP pela TELESP em 25 de outubro de 1973». Portal da Câmara dos Deputados
- ↑ «Nossa História». Telefônica / VIVO
- ↑ GASPARIN, Gabriela (12 de abril de 2012). «Telefônica conclui troca da marca por Vivo». G1