Muda Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde dezembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Disambig grey.svg Nota: Se procura pela coligação da candidatura de Aécio Neves, veja Eleição presidencial no Brasil em 2014.
Muda Brasil
 Brasil
1985 •  cor •  105 min 
Direção Oswaldo Caldeira
Roteiro Oswaldo Caldeira
Elenco Tancredo Neves
Paulo Maluf
Antonio Carlos Magalhães
Luís Carlos Prestes
Leonel Brizola
Género documentário
Idioma português
Página no IMDb (em inglês)

Muda Brasil é um filme documentário de longa-metragem dirigido por Oswaldo Caldeira e concluído em 1985, focalizando o momento de transição entre o final da ditadura militar e a volta da democracia no Brasil.

O filme é uma produção de Encontro Produções, com fotografia de Edison Santos, montagem de Carlos Alberto Camuirano e argumento e roteiro de Oswaldo Caldeira.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Mostra particularmente a disputa entre Tancredo Neves e Paulo Maluf para assumir a Presidência da República, através de eleição indireta no colégio eleitoral. O filme foi realizado durante os seis últimos meses da ditadura militar, de agosto de 1984 a janeiro de 1985, acompanhando o dia a dia da campanha, com reformulação diária do roteiro de filmagem de acordo com os acontecimentos.

Depoimentos[editar | editar código-fonte]

Foram ouvidos políticos, militares, jornalistas como Paulo Maluf, Tancredo Neves, Antonio Carlos Magalhães, Luís Carlos Prestes, Leonel Brizola, Ulisses Guimarães e inúmeros outros, tendo como tema principal as possibilidades da volta à normalidade institucional no Brasil.

Festivais[editar | editar código-fonte]

Participação em: