Saltar para o conteúdo

O Escritor Fantasma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Escritor Fantasma
The Ghost Writer
O Escritor Fantasma
 Reino Unido ·
 Alemanha ·  França
2010 •  cor •  128 min 
Gênero suspense
drama
Direção Roman Polanski
Roteiro Roman Polanski
Baseado em The Ghost, de Robert Harris
Elenco Ewan McGregor
Pierce Brosnan
Olivia Williams
Kim Cattrall
com Tom Wilkinson
Timothy Hutton
Jim Belushi
Eli Wallach
Idioma inglês

The Ghost Writer (bra/prt: O Escritor Fantasma)[1][2] é um filme franco-germano-britânico[1] de 2010, dos gêneros drama e suspense, dirigido por Roman Polański para a Summit Entertainment, com roteiro baseado no romance The Ghost, de Robert Harris, coautor do roteiro (com Polański).

The Ghost Writer recebeu diversos prêmios, incluindo o de melhor diretor no Festival de Berlim.[3]

Quando um escritor fantasma britânico de sucesso concorda em completar as memórias do ex-primeiro-ministro britânico Adam Lang, seu agente lhe assegura que é a oportunidade de uma vida. Mas o projeto parece condenado desde o início - até porque o seu antecessor, o assessor de Lang de longa data Michael "Mike" McAra, morreu em um infeliz acidente em Massachusetts. Ressonante com temas da atualidade, este atmosférico e político suspense é uma história de enganos e traição em todos os níveis – sexual, político e literário. Em um mundo em que nada e ninguém são o que parece, o escritor fantasma logo descobre que o passado pode ser fatal – e que a história é decidida por quem permanece vivo para escrevê-la.

Pierce Brosnan interpreta o personagem Adam Lang, que traz semelhanças com o ex-primeiro ministro britânico Tony Blair. O personagem se envolveu com a Invasão do Iraque de 2003, a Guerra ao Terror e uma relação próxima com os Estados Unidos. O autor do livro que baseou o filme disse que foi inspirado em parte pelo descontentamento com as políticas de Blair.[4]

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre um filme britânico é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.