The Ninth Gate

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Ninth Gate
The Ninth Gate
Cartaz de divulgação no Brasil
No Brasil O Último Portal
Em Portugal A Nona Porta
 França · Espanha ·
 Estados Unidos
1999 •  cor •  133 min 
Género horror
suspense
Direção Roman Polanski
Produção Roman Polanski
Coprodução Iñaki Nuñez
Antonio Cardenal
Alain Vannier
Produção executiva Wolfgang Glattes
Michel Cheyko
Roteiro Roman Polanski
John Brownjohn
Enrique Urbizu
Baseado em The Club Dumas, de Arturo Pérez-Reverte
Elenco Johnny Depp
Frank Langella
Emmanuelle Seigner
Lena Olin
Música Wojciech Kilar
Cinematografia Darius Khondji
Direção de arte Gerard Viard
Figurino Anthony Powell
Edição Hervé de Luze
Companhia(s) produtora(s) Artisan Entertainment
RP Productions
Orly Films
TF1 Films Production
BAC Films/Canal+
Kino Producciones Cinematograficas
Via Digital
Lançamento 25 de agosto de 1999
Idioma inglês

The Ninth Gate (bra: O Último Portal[1]; prt: A Nona Porta[2]) é um filme hispano-franco-estadunidense de 1999 dirigido por Roman Polanski, com roteiro de John Brownjohn, Enrique Urbizu e do próprio Polanski baseado no romance The Club Dumas, de Arturo Pérez-Reverte.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Dean Corso é um especialista de má reputação em livros raros. É contratado por Boris Balkan, rico editor e bibliófilo cuja temática é o demônio. Ele é o recém possuidor do livro Os Nove Portais para o Reino das Sombras, do veneziano Aristide Torchia publicado em 1666, que pertencia a Andrew Telfer que se suicidara. Balkan não acredita na autenticidade do livro e pede a Corso compará-lo com os outros dois exemplares que restam no mundo: o da coleção Fargas em Sintra, Portugal e o da coleção Kessler, em Paris.

O apartamento de Corso é revirado e Bernie, um livreiro a quem pede que guarde o livro enquanto se prepara para viajar, é assassinado. Desconfia que seja por causa do livro e tenta desistir do contrato com Balkan, mas este aumenta a oferta em dinheiro. Passa a ser seguido uma misteriosa mulher.

Inicia sua pesquisa em Toledo na Espanha, onde encontra-se com os livreiros irmãos Ceniza, antigos proprietários do exemplar de Telfer, que lhe demonstra que além Torchia, algumas figuras foram assinadas pelas iniciais "LCF". Enquanto analisa o exemplar de Victor Fargas, nota que as xilogravuras não são exatamente iguais. No dia seguinte, Fargas é encontrado morto e seu exemplar queimado. Passa a ser perseguido pelo guarda-costas da viúva de Telfer, porém é ajudado pela mulher misteriosa.

Em Paris é recebido relutantemente pela baronesa Kessler, mas obtém mais informações sobre o livro: foi uma adaptação de Torchia ao Delomelanicon escrito pelo próprio Lúcifer. Enquanto analisava o livro, a baronesa é morta.

Acaba perdendo o exemplar de Balkan para Liana e seu guarda-costas mas os reencontra numa reunião da sociedade secreta Ordem da Serpente de Prata. Porém Balkan irrompe no local, mata Liana e recupera seu livro.

Por meio de um cartão-postal de um castelo abandonado, localiza Balkan. Este está prestes a iniciar o ritual para abrir o nono portal, convencido de que decifrou o enigma, porém a nona xilogravura era falsa.

Elenco[editar | editar código-fonte]

  • Johnny Depp — Dean Corso
  • Frank Langella — Boris Balkan
  • Emmanuelle Seigner — mulher
  • Lena Olin — Liana Telfer
  • Barbara Jefford — Baronesa Kessler
  • José López Rodero — Pablo e Pedro Ceniza/marceneiros
  • Jack Taylor — Victor Fargas
  • James Russo — Bernie, o livreiro
  • Tony Amoni — guarda-costas de Liana
  • Allen Garfield — Witkin
  • Maria Ducchesi — secretária da Baronesa
  • Willy Holt — Andrew Telfer
  • Jacques Collard — Gruber

Produção[editar | editar código-fonte]

O roteiro baseou-se no livro El club Dumas de Arturo Pérez-Reverte. São citados ao longo do filme diversos livros históricos: Hypnerotomachia Poliphili, Os trabalhos de Persiles e Sigismunda, os quatro volumes de Don Quixote de la Mancha, La Démonomanie des Sorciers de Jean Bodin, Daemonolatreiae libri tres de Nicolas Rémy, Compendium Maleficarum de Francesco Maria Guazzo, Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas de Dale Carnegie, Dictionnaire Infernal de Plancy e Del compendio de' secreti rationali de Leonardo Fioravanti.

A trilha sonora foi realizada por Wojciech Kilar e contou com a participação Sumi Jo e a Orquestra Filarmônica da Cidade de Praga. Filmado em locação em Portugal, Espanha, França e nos Studios d'Epinay em Paris. O Château de Puivert foi utilizado para a imagem e o local do cartão-postal.[3]

Referências

  1. «O Último Portal». Brasil: CinePlayers. Consultado em 11 de março de 2019 
  2. «A Nona Porta». Portugal: SapoMag. Consultado em 11 de março de 2019 
  3. «Castle Film Locations Sorted By Film Title» (em em inglês). Castles and Manor Houses around the World 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme estadunidense é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.