Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pagina principal)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Artigo em destaque Apresentação
Observado na disciplina, o crescimento de museus é evidência das demandas sociais por historicidade. Na foto, o Museu da Abolição, no Recife, referencia elementos de questões atuais do Brasil: racismo, escravidão, cultura afro-brasileira.

A história do tempo presente é um campo dos estudos históricos voltado à análise das rupturas e permanências do passado no presente. Este campo encontrou, no início do século XX, seus primeiros movimentos de institucionalização em países como a Alemanha e a França, após a Segunda Guerra Mundial. Baseando-se no entendimento ampliado do ofício do historiador, a história do tempo presente pode ser pensada como mais uma renovação no campo da disciplina História ao deslocar o centro da pesquisa histórica do passado para o presente, colocando problemáticas que partem do presente para análise do passado. Deste modo, o que os estudiosos do campo propõem é compreender, a partir do presente, a constituição de permanências e rupturas temporais que, de algum modo, possuem eco ou reverberação na atualidade. Diferentemente da História do presente, da História imediata ou ainda do Jornalismo, a história do tempo presente busca colocar em contexto histórico as sociedades atuais por meio da investigação da construção de seu passado e de seus usos públicos e políticos, argumentando que o tempo presente não é uma dimensão ligada apenas ao imediato, mas sim permeada por camadas de passados, lembranças e experiências. (leia mais...)

Wikipedia-logo-v2.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Eventos atuais 19 de fevereiro na história
Opportunity Mars

Mortes recentes: Karl LagerfeldBruno GanzBibi Ferreira

Nicolau Copérnico

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Imagem do dia
Sabia que...
Fachada do Museu Nacional da Baviera (Bayerisches Nationalmuseum) em Munique, que possui uma importante coleção de artes decorativas. (definição 3 306 × 3 306)

Fachada do Museu Nacional da Baviera (Bayerisches Nationalmuseum) em Munique, que possui uma importante coleção de artes decorativas.
(resolução original: 3 306 × 3 306)

Somniosus microcephalus okeanos.jpg
Sobre esta imagem

… os vertebrados mais longevos do mundo são os tubarões da Groenlândia (imagem), que podem viver cerca de quatrocentos anos?

Ojos del Salado, situado nos Andes chilenos, é considerado o mais alto vulcão da Terra?

… menos de um por cento da população do Oblast Autônomo Judaico, na Rússia, criado em 1934 com o objetivo de abrigar o povo judeu, pertence a essa etnia?

… o axolote consegue regenerar metade de seu cérebro?

… astrônomos da Universidade de Harvard cogitaram publicamente a possibilidade de o objeto interestelar ʻOumuamua ser um objeto artificial de origem alienígena, usado para investigar a Terra?

Projetos irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
O guia livre de viagem