Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pagina principal)
Artigo em destaque
20th Century Portugese Communist Party patch.svg
Sobre esta imagem

A Ação Revolucionária Armada foi o braço armado do Partido Comunista Português (PCP), como organização semiautónoma que esteve em atividade de 1970 a 1973, sob a ditadura do Estado Novo então liderada por Marcello Caetano. A primeira reunião do Comité Central do PCP sobre o uso da violência como ação de autodefesa realizou-se em dezembro de 1962, e marcaria a posição do Partido em relação a este tema, procurando relacionar esta com as ações de massas. A violência não era posta de parte, podendo ser usada no paradigma do "levantamento nacional", desde que se esta fosse dirigida pelo Partido, e numa conjuntura de radicalização e intensificação da luta de massas, que pudesse levar a um ambiente revolucionário.

Em 1964, o PCP decidiu criar as "ações especiais", e em 1965, o núcleo, composto por Raimundo Narciso e Rogério de Carvalho, vai para Cuba tirar um curso sobre treino militar. Passados cinco meses, as "ações especiais" já tinha quadros, equipamento bélico, e vários locais clandestinos. (leia mais...)

Sabia que...
Elon Musk Royal Society (crop1).jpg
Sobre esta imagem

… o filho do empreendedor sul-africano-canadense-americano Elon Musk (imagem) com a musicista canadense Grimes foi batizado de "AE A-XII"?

… o Brasil garante os principais direitos da população LGBT mesmo não possuindo praticamente nenhuma lei federal sobre os direitos dessa população?

… o navio NO Belmonte (G-24) foi descomissionado após seis meses de serviço, ficando ancorado e sem uso pelos próximos 17 anos?

… o vídeo de um choque quase fatal de 220 volts sofrido por Lasier Martins durante o programa brasileiro Jornal do Almoço virou um meme da Internet após ser publicado no YouTube?

… o lançamento em DVD do filme Cine Gibi, de 2004, foi o primeiro a incluir uma opção de língua brasileira de sinais?

… com cerca de 460 mil habitantes, Iquitos, na amazônia peruana, é a cidade mais populosa do mundo sem acesso por rodovias?

27 de setembro na história
StocktonDarlingtonOpening.jpg

Dia Mundial do Turismo

Nasceram neste dia…

Luís XIII de França (1601-1643)  • Santo Afonso de Ligório (1696-1787)  • Avril Lavigne (1984)

Morreram neste dia…

Edgar Degas (1834-1917)  • Walter Benjamin (1892-1940)  • Ronald Golias (1929-2005)

Imagem do dia
Vista do castelo Hohenbeilstein (acima), um castelo no topo de uma colina acima da cidade de Beilstein, no extremo sul do distrito de Heilbronn, em Baden-Württemberg, Alemanha. Suas origens estão no século XI; os componentes mais antigos ainda visíveis hoje datam do século XIII. Sitiado e destruído várias vezes, inclusive por fazendeiros rebeldes em 1525 e na Guerra dos Nove Anos (1688 a 1697) pelos franceses. O castelo hoje consiste de uma torre de menagem pentagonal de 28 metros de altura, que pode ser escalada como uma torre de observação, uma muralha de proteção de 2,5 metros de espessura e vários edifícios anexos na área do pátio externo, que agora são usados ​​como falcoaria e restaurante. O Unteres Schloss (abaixo) está localizado a meio caminho entre a vila e o castelo Hohenbeilstein. Ele consiste de um pátio construído no século XVI, no local do qual uma casa de campo foi construída entre 1906 e 1908 em estilo historicista para o industrial têxtil Robert Vollmöller. O Unteres Schloss é o centro de conferências da Igreja Evangélica em Württemberg desde 1957, que é proprietária do edifício desde 1959. (definição 7 487 × 4 736)

Vista do castelo Hohenbeilstein (acima), um castelo no topo de uma colina acima da cidade de Beilstein, no extremo sul do distrito de Heilbronn, em Baden-Württemberg, Alemanha. Suas origens estão no século XI; os componentes mais antigos ainda visíveis hoje datam do século XIII. Sitiado e destruído várias vezes, inclusive por fazendeiros rebeldes em 1525 e na Guerra dos Nove Anos (1688 a 1697) pelos franceses. O castelo hoje consiste de uma torre de menagem pentagonal de 28 metros de altura, que pode ser escalada como uma torre de observação, uma muralha de proteção de 2,5 metros de espessura e vários edifícios anexos na área do pátio externo, que agora são usados ​​como falcoaria e restaurante. O Unteres Schloss (abaixo) está localizado a meio caminho entre a vila e o castelo Hohenbeilstein. Ele consiste de um pátio construído no século XVI, no local do qual uma casa de campo foi construída entre 1906 e 1908 em estilo historicista para o industrial têxtil Robert Vollmöller. O Unteres Schloss é o centro de conferências da Igreja Evangélica em Württemberg desde 1957, que é proprietária do edifício desde 1959.
(resolução original: 7 487 × 4 736)

Sobre a Wikipédia
Wikipedia-logo-v2-bw.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores e o conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser reutilizado sob a mesma licença, desde que respeitando os termos de uso. Todos podem publicar conteúdo on-line desde que criem uma conta e sigam as regras básicas, como verificabilidade ou notoriedade.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários e integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, onde coordenam esforços em projetos temáticos e espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos-irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora de projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
Base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros e manuais livres
Wikinotícias Wikinotícias
Jornalismo colaborativo
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
Biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
Universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
Guia livre de viagem
MediaWiki MediaWiki
Software Wiki
WikiTech WikiTech
Projetos técnicos
Wikispore Wikispore
Projetos experimentais