Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pagina principal)
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Artigo em destaque Eventos atuais
Marca britânica da série Harry Potter.

Harry Potter and the Half-Blood Prince (Harry Potter e o Enigma do Príncipe BRA ou Harry Potter e o Príncipe Misterioso PRT) é um romance de fantasia escrito pela britânica J. K. Rowling, sendo o sexto dos sete volumes da série Harry Potter. Retomando os passos de Harry no mundo bruxo, o jovem, agora em seu sexto ano na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, prepara-se para a batalha final contra Voldemort, cujo poder aumenta ininterruptamente. Em sessões privadas com o diretor Alvo Dumbledore, Harry vasculha o passado de Voldemort para obter respostas em como destruí-lo.

O livro foi publicado no Reino Unido pela editora Bloomsbury e em outro países anglófonos a 16 de julho de 2005, contando com uma impressão inicial de 10,8 milhões de cópias. Em contrapartida, a editora Rocco publicou-o no Brasil em 26 de novembro do mesmo ano, sob o título Harry Potter e o Enigma do Príncipe, não seguindo a tradução literal do original.

Com críticas predominantemente positivas, a obra alcançou o sucesso comercial e quebrou recordes de vendas, vencendo diversos prêmios literários, o que resultou em uma grande aceitação por parte da indústria literária. Numerosas análises constituídas ao romance giraram em torno da evolução do estilo literário de Rowling, que se distanciou do tom infantil ao qual havia construído seus livros anteriores e enfatizou o cenário sombrio que rege a história. O considerável crescimento de Harry e de outros personagens adolescentes também atraiu muita atenção. No entanto, o fato de alguns aspectos finais parecerem previsíveis foi objeto de diversos cometários negativos. Alguns consideram o amor, a morte, a confiança e a redenção como os temas principais. A obra vendeu nove milhões de cópias nas primeiras 24 horas após a publicação, um recorde quebrado somente por sua sequência, Harry Potter e as Relíquias da Morte. (leia mais...)

Sabia que... 24 de junho na história
Macronaria scrubbed enh.jpg
Sobre esta imagem

… os dinossauros (representação) não foram completamente extintos?

… os astronautas Elliot See e Charles Bassett morreram depois que seu avião bateu no mesmo edifício em que sua espaçonave estava sendo construída?

… com 164,8 quilômetros de extensão, a Ponte de Danyang-Kunshan, localizada em Jiangsu, na China, é a mais longa do mundo?

… o vilarejo feroico de Skarð foi abandonado após todos seus homens aptos para o trabalho terem morrido em um acidente pesqueiro?

… o então senador Arnon Melo, pai do ex-presidente brasileiro Fernando Collor, matou impunemente um colega dentro do Senado Federal?

… o Corredor dos tornados da América do Sul é considerado a segunda área de maior probabilidade da ocorrência de tornados no mundo, atrás apenas do Corredor de Tornados norte-americano?

… antes de ter seu primeiro romance sobre Harry Potter publicado, J. K. Rowling teve seu livro recusado por doze editoras?

… o Parque de Ondas da Aguçadoura, na Póvoa de Varzim, Portugal, é considerado o primeiro parque de produção de energia elétrica através das ondas marítimas da história?

Juan Manuel Fangio

Dia de São João Batista.

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Imagem do dia Sobre a Wikipédia


Vista frontal da Chancelaria do Estado da Baviera, Munique, Alemanha. A instituição serve como gabinete executivo do ministro-presidente como chefe de governo. A chancelaria estadual é representada por missões bávaras na capital, Berlim e na União Europeia em Bruxelas. (definição 7 883 × 3 370)

Vista frontal da Chancelaria do Estado da Baviera, Munique, Alemanha. A instituição serve como gabinete executivo do ministro-presidente como chefe de governo. A chancelaria estadual é representada por missões bávaras na capital, Berlim e na União Europeia em Bruxelas.
(resolução original: 7 883 × 3 370)

Wikipedia-logo-v2-bw.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença — mesmo para fins comerciais — desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Projetos irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
O guia livre de viagem