Wikipédia:Página principal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Pagina principal)
Ir para: navegação, pesquisa
Bem-vindos à Wikipédia

A enciclopédia livre que todos podem editar.

992 644 artigos em português
5 998 usuários ativos

Artigo em destaque Apresentação
The Voyage Home logo.png

Star Trek IV: The Voyage Home é um filme norte-americano de ficção científica lançado em 1986 dirigido por Leonard Nimoy e escrito por Steve Meerson, Peter Krikes, Nicholas Meyer e Harve Bennett, baseados na história original de Nimoy e Bennett. É o quarto longa-metragem da franquia Star Trek e é estrelado por todo o elenco original da série de televisão da década de 1960. Na história, a tripulação da USS Enterprise se prepara para voltar até a Terra a fim de enfrentarem julgamento por suas ações no filme anterior, porém uma misteriosa sonda alienígena ameaça o planeta ao tentar entrar em contato com as extintas baleias-jubarte. A tripulação então viaja para o passado tentando encontrar baleias que possam responder ao chamado.

Nimoy recebeu a oferta de dirigir o quarto filme da série após seu trabalho em The Search for Spock, recebendo uma liberdade muito maior sobre o conteúdo da história. Nimoy e o produtor Harve Bennett conceberam uma enredo com uma mensagem ambientalista e sem um vilão definido. A Paramount ficou insatisfeita com o primeiro rascunho de roteiro escrito por Meerson e Krikes, assim contratando Meyer para trabalhar no projeto. Este e Bennett dividiram a história entre si e escreveram partes diferentes do roteiro, que precisou da aprovação de Nimoy, do ator William Shatner e do estúdio. (leia mais...)

Wikipedia-logo-v2.svg

A Wikipédia é um projeto de enciclopédia colaborativa, universal e multilíngue estabelecido na internet sob o princípio wiki. Tem como propósito fornecer um conteúdo livre, objetivo e verificável​​, que todos possam editar e melhorar. O projeto é definido pelos princípios fundadores. O conteúdo é disponibilizado sob a licença Creative Commons BY-SA e pode ser copiado e reutilizado sob a mesma licença – mesmo para fins comerciais – desde que respeitando os termos e condições de uso.

Todos os editores da Wikipédia são voluntários. Eles integram uma comunidade colaborativa, sem um líder, na qual os membros coordenam os seus esforços no âmbito dos projetos temáticos e diversos espaços de discussão. Dentre as várias páginas de ajuda à disposição dos interessados em contribuir, estão as que explicam como criar um artigo ou editar um artigo. Em caso de dúvidas, não hesite em perguntar.

Todos podem publicar conteúdo on-line desde que sigam as regras básicas estabelecidas pela comunidade, como por exemplo a verificabilidade da informação ou notoriedade do tema. Debates e comentários sobre os artigos são bem-vindos. As páginas de discussão servem para centralizar reflexões e avaliações sobre como melhorar o conteúdo da Wikipédia.

Eventos atuais 24 de fevereiro na história
EP-ATS ATR.72 Iran Aseman Airlines (7691719536).jpg
Nikolai Lobachevsky

Nasceram neste dia…

Morreram neste dia…

Imagem do dia
Sabia que...
Borboleta-emilia (Leptotes cassius theonus), província de Artemisa, Cuba.  (definição 1 987 × 1 568)

Borboleta-emilia (Leptotes cassius theonus), província de Artemisa, Cuba.
(resolução original: 1 987 × 1 568)

Brillenbär (Tremarctos ornatus).jpg
Sobre esta imagem

… apesar de os dialetos árabes terem desaparecido de todas as outras regiões da Europa em que se estabeleceu, o sículo-árabe permaneceu sendo falado em Malta, dando origem à língua maltesa?

… o urso-de-óculos (imagem), ameaçado de extinção, é a única espécie de urso nativa da América do Sul?

… o vírus do papiloma humano é tão comum que quase todas pessoas sexualmente ativas se infectam em algum momento de suas vidas?

… o refrigerante Coca-Cola possuía nove miligramas de cocaína até 1903?

… o Lesoto é o único país soberano do mundo que possui todo o seu território acima dos mil metros de altitude?

Projetos irmãos
A Wikipédia existe graças à Fundação Wikimedia, entidade sem fins lucrativos que gere projetos em diversos idiomas e de conteúdo livre:

Commons Commons
Repositório de mídia livre
Incubator Incubator
Incubadora para novos projetos
Meta-Wiki Meta-Wiki
Projeto de coordenação wiki
Wikcionário Wikcionário
Dicionário universal livre
Wikidata Wikidata
A base de conhecimentos livre
Wikilivros Wikilivros
Livros abertos por um mundo aberto
Wikinotícias Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikiquote Wikiquote
Coletânea de citações livre
Wikisource Wikisource
A biblioteca livre
Wikispecies Wikispecies
Diretório de espécies livre
Wikiversidade Wikiversidade
A universidade livre
Wikivoyage Wikivoyage
O guia livre de viagem