Portal:Minnesota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal Minnesota

Minnesota ou Minesota é um dos 50 estados dos Estados Unidos, localizado na região norte do país. É o maior estado da região centro-oeste dos Estados Unidos em extensão territorial. É o maior centro financeiro, imobiliário e industrial da região. As cidades de Saint Paul - a capital do Minnesota - e Minneapolis - a mais populosa cidade do estado - são os núcleos de uma região metropolitana de abriga mais de 60% da população de Minnesota, e é o maior pólo financeiro, industrial, comercial e de transportes da região centro-oeste.(leia mais...)

Artigo em destaque

 ver · editar 
Localização do condado
Localização do condado

O Condado de Clay é um dos 87 condados do Estado americano de Minnesota. A sede do condado é Moorhead, e sua maior cidade é Moorhead. O condado possui uma área de 2 727 km² (dos quais 19 km² estão cobertos por água), uma população de 51,229 habitantes, e uma densidade populacional de 19 hab/km² (segundo o censo nacional de 2000). O condado foi fundado em 1862.(leia mais...)

Imagem em destaque

 ver · editar 
Vista do Lago Itasca, a nascente do Rio Mississippi.

Biografia em Destaque

 ver · editar 

Mark Brandt Dayton (nascido em 26 de janeiro de 1947) é um político dos Estados Unidos, sendo o quadragésimo e atual governador do Minnesota, desde 3 de janeiro de 2011. Dayton anteriormente serviu um mandato no senado dos Estados Unidos, entre 2001 a 2007. É membro do Minnesota Democratic–Farmer–Labor Party, que é uma filial do Partido Democrata dos Estados Unidos em Minnesota.

Foi eleito governador na eleição de 2010, com apenas 0,42% de diferença do deputado republicano Tom Emmer.(leia mais...)

Você sabia que... editar

...os primeiros exploradores europeus a explorarem a região que atualmente constitui o estado de Minnesota foram os franceses Pierre Esprit Radisson e Médard Chouart, em 1660?

...os franceses controlaram o atual Minnesota por cerca de um século?

...Minnesota possui um clima temperado continental, com invernos muito frios e verões quentes?

...o principal oficial do Poder Executivo no Minnesota é o governador?

...o censo nacional de 2000 estima a população do Minnesota em 4 919 479 habitantes, um crescimento de 12,4% em relação à população do estado em 1990?

...os quatro maiores grupos étnicos do Minnesota são alemães (que formam 36,7% da população do estado), noruegueses (17,2%), irlandeses (11,2%) e ingleses (6,3%).?

...que 88,2% de Minnesota é composto por brancos?

...o produto interno bruto do Minnesota, em 2003, foi de 211 bilhões de dólares?