Raízes (telessérie)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Question book-4.svg
Esta página cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde Novembro de 2011). Ajude a inserir referências. Conteúdo não verificável poderá ser removido.—Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Roots
Raízes (BR)
Informação geral
Formato Minissérie
Duração 70 minutos
Baseado em Negras Raízes de Alex Haley
País de origem Estados Unidos
Idioma original inglês
Produção
Diretor(es) Marvin J. Chomsky
John Erman
David Greene
Gilbert Moses
Distribuída por Warner Bros. Television
Elenco John Amos
Ben Vereen
LeVar Burton
Louis Gossett Jr.
Leslie Uggams
Georg Stanford Brown
Compositor da música-tema Gerald Fried
Quincy Jones (episódio 1)
Exibição
Emissora de televisão original ABC
Formato de exibição SDTV 480p (transmissão original)
HDTV 1080i (versão remasterizada)
Transmissão original 23 de janeiro de 1977 - 30 de janeiro de 1977
N.º de episódios 8
Cronologia
Roots: The Next Generations

Raízes (no original em inglês Roots) é uma premiada série de televisão americana de 1977 baseada no livro Negras Raízes, de Alex Haley.

A série recebeu 36 indicações para o Prêmio Emmy, dos quais conquistou nove, além de vencer um Globo de Ouro e um Prêmio Peabody. Atingiu índices de audiência únicos quando foi exibida originalmente nos Estados Unidos, e o seu episódio final até hoje é a terceira maior audiência já registrada naquele país em todos os tempos. A série cativou o público por cruzar com sucesso fronteiras raciais e atingir o interesse de famílias de todos os grupos étnicos do país.

Raízes teve LeVar Burton no papel principal, o escravo Kunta Kinte, e Louis Gossett, Jr. como Fiddler. Uma continuação, Roots: The Next Generations, foi transmitida em 1979; uma segunda continuação, Roots: The Gift, produzida como um especial de Natal, contou novamente com a participação de Burton and Gossett, Jr.

A série e o romance do qual ela foi adaptada renovaram o interesse na história oral e genealógica entre todos os segmentos da população americana, mas principalmente entre os negros. Também despertou um interesse em nomes de origem africana entre aquele setor da população; Kizzy (interpretada por Leslie Uggams), por exemplo, tornou-se um nome comum para recém-nascidas afro-americanas naquela época. Outros efeitos culturais também foram duradouros; uma geração depois de sua exibição, o comediante americano Dave Chappele satirizou a série num esquete popular de seu programa, Chappelle's Show.

Raízes foi dirigida por Marvin J. Chomsky, John Erman, David Greene e Gilbert Moses, e produzida por Stan Margulies; David L. Wolper foi produtor-executivo. A trilha sonora, também de grande sucesso, foi composta por Gerald Fried e Quincy Jones.

O próprio Alex Haley narra os últimos minutos da série, na qual fotos de Haley aparecem ao lado das de seus ancestrais, abrangendo nove gerações - de Haley até a avô de Kunta Kinte, na África.

No Brasil a série foi exibida pela Rede Globo no final da década de 1970,[1] e reprisada pelo SBT na década seguinte, atingindo também elevados índices de audiência em ambas as ocasiões.

Em 2016, um remake da minissérie original, com o mesmo nome, foi encomendado pelo canal History.[2]

Referências

Web

Ligações externas[editar | editar código-fonte]