Rachel Portman

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rachel Portman
OBE
Informação geral
Nome completo Rachel Mary Berkeley Portman
Nascimento 11 de dezembro de 1960 (63 anos)
Local de nascimento Haslemere, Surrey,
 Inglaterra
Gênero(s) Trilha Sonora
Ocupação(ões) Compositora
Período em atividade 1982-presente

Rachel Mary Berkeley Portman, OBE (Haslemere, 11 de dezembro de 1960) é uma compositora de trilhas sonoras britânica. Por seu trabalho no filme Emma, em 1996, ela foi a primeira mulher a ganhar o Oscar de Melhor Trilha Sonora.

Vida e Carreira[editar | editar código-fonte]

Portman nasceu em 11 de dezembro de 1960 em Halesmere, Inglaterra, filha de Penelope e Berkeley Charles Portman.[1] Ela estudou na Chaterhouse School e no Worchester College, em Oxford.

Portman já foi indicada ao Oscar em três ocasiões, por Emma em 1996, The Cider House Rules em 1999 e por Chocolat em 2000, tendo vencido por Emma. Ela também já compôs para outros filmes e programas de televisão.

Em 2008, compôs a soundtrack para o filme "A Duquesa", com Keira Knightley, que interpreta o papel de Georgiana. "A Duquesa" é um drama de época inglês que ganhou o Oscar de melhor figurino.

No dia 19 de maio de 2010 ela recebeu o Prêmio Richard Kirk da BMI Film & TV Awards, que é dado apenas aos compositores com grandes contribuições para a música de filmes e televisão. Portman fez história por ter sido a primeira mulher a receber o prêmio, se juntando a compositores como Danny Elfman, Alan Menken, Lalo Schifrin, John Barry e John Williams.[2]

Referências