Reue

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página foi marcada para revisão, devido a incoerências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a coerência e o rigor deste artigo.

Reo Paramaeco é um nome que aparece em uma dedicatória latina a uma deidade lusitana-galega descoberta em Lugo na Galiza. O nome está no caso dativo, de um nome latinizado *Reus Paramaecus.

Nome e significado[editar | editar código-fonte]

O nome completo pode significar "Reus de Páramo" com o elemento -aik- sendo um marcador adjetival [1] familiar das inscrições lusitanas. O primeiro elemento Reo/Reus é muito semelhante ao nome Reue que aparece na inscrição lusitana Cabeço das Fráguas, parte do qual diz INDI TAVROM IFADEM REVE T..., usualmente interpretado como "e (ou daí em diante) um touro fértil(?) para Reue" de epíteto perdido. Reue também parece portanto ser um dativo, com *Reu como nome lusitano original e possível da deidade. Reue aparece outra vez na inscrição Ribeira da Venda, incluindo um epíteto, como REVE AHARACVI - desta vez a deidade está recebendo um sacrifício de dez carneiros [2] - e também em inscrições latinas com os epítetos Amoaego Arcunii, Anabaraeco, Larauco e Alabaraico Sulensi.[3] K. T. Witczak deriva o nome do anterior *diewo, sugerindo que a língua lusitana mudou o proto-indo europeu de d para r, fazendo de Reo uma deidade celeste similar ao (e tendo um nome cognato com) grego Zeus e ao romano Júpiter.[4]

Referências

  1. La declinación céltica de los temas en ā y los datos hispanos, Joaquín Gorrochategui, Indogermanica et Caucasica
  2. Uma inscrição votiva em língua lusitana - Carneiro, Encarnação, Oliveira & Teixeira (2008)
  3. Últimas aportaciones a las religiones prerromanas de Hispania (The Most Recent Contributions to Pre-Roman religions of Hispania: Theonyms) (Spanish)
  4. On the Indo-European Origin of Two Lusitanian Theonyms (Laebo and Reve), Krzysztof Tomasz Witczak, Łódz (1999)


Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia celta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.