Abellio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Abellion.
Desenho de um altar votivo galo-romano dedicado a Abellio, encontrado na aldeia de Garin, Haute-Garonne, França

Abellio (também Abelio, Abelionn e Abelionni) era um deus cultuado no Vale do Garonne na Gália Aquitânia (hoje sudoeste da França), conhecido principalmente por um número de inscrições que foram descobertas em Cominges.[1] Ele pode ter sido um deus das macieiras.

Alguns estudiosos postularam que Abellio é o mesmo nome de Apolo,[1] que em Creta e outros lugares era chamado de Abelios (grego Αβέλιος) e pelos italianos e alguns dórios de Apello,[2] e que a divindade é a mesmo que o Apolo gálico mencionado por César,[3] e também o mesmo que Belus ou Belenus mencionado por Tertuliano[4] e Herodiano.[5]

Outros estudiosos tomaram a posição contrária de que Abellio pode ter sido uma deidade solar semelhante de origem celta, em Creta e nos Pireneus, mas o cretense Abellio pode entretanto não ser o mesmo deus que o celta, mas uma manifestação diferente, ou forma dialetal, do deus grego Apolo ou o nome dele.

A divindade pirenaica era relacionada com o culto do Sol e que teria sido assimilada ao culto de Apolo. A Cruz de Béliou, no vale de Lesponne (um antigo altar votivo composto por uma cruz esculpida com uma face redonda que provavelmente faz referência ao Sol) é um dos mais famosos vestígios do seu culto. Mais vestígios desse gênero podem ser encontrados em Cardeilhac, Aulon, Saint Béat, Saint Aventin, Saint Bertrand, Montauban de Luchon, entre outras localidades dos Pireneus Centrais, construídos pelas populações locais, imitando o costume da ereção de altares pelos romanos.

Referências

  1. a b Schmitz, Leonhard (1867), «Abellio», in: Smith, William, Dictionary of Greek and Roman Biography and Mythology, 1 
  2. Fest. s. v. Apellinem; Eustath. ad II. ii. 99
  3. Júlio César, Commentarii de Bello Gallico vi. 17
  4. Tertuliano, Apologeticus 23
  5. viii. 3; comp. Capitol. Maoeimin. 22


Outras fontes[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Abellio
Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia celta é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


Ícone de esboço Este artigo sobre mitologia romana é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.