Salgado de São Félix

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Salgado de São Félix
  Município do Brasil  
Símbolos
Bandeira de Salgado de São Félix
Bandeira
Hino
Gentílico salgadense
Localização
Localização de Salgado de São Félix na Paraíba
Localização de Salgado de São Félix na Paraíba
Localização de Salgado de São Félix na Paraíba
Salgado de São Félix está localizado em: Brasil
Salgado de São Félix
Localização de Salgado de São Félix no Brasil
Mapa
Mapa de Salgado de São Félix
Coordenadas 7° 21' 25" S 35° 26' 27" O
País Brasil
Unidade federativa Paraíba
Região metropolitana Itabaiana
Municípios limítrofes Norte: Mogeiro e Itatuba; Sul: Timbaúba (PE) e Macaparana (PE); Leste: Itabaiana; Oeste: Natuba
Distância até a capital 81 km
História
Fundação 5 de dezembro de 1961 (62 anos)
Administração
Prefeito(a) Joni Marcos Souza de Oliveira[1] (PSD, 2021 – 2024)
Características geográficas
Área total [2] 201,852 km²
População total (Censo IBGE 2022) 12 318 hab.
 • Posição PB: 70º
Densidade 61 hab./km²
Clima Tropical Chuvoso, com verão seco (As')
Altitude 58 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,552 baixo
PIB (IBGE/2009[4]) R$ 45 120 mil
 • Posição PB: 78º
PIB per capita (IBGE/2009[4]) R$ 3 484,16
Sítio salgadosaofelix.pb.gov.br (Prefeitura)

Salgado de São Félix é um município brasileiro localizado na Região Geográfica Imediata de Itabaiana, estado da Paraíba. A população do município contava com 12.318 pessoas, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), na contagem do Censo 2022,[5] distribuídos em 202 km² de área.

É um município com notáveis eventos turísticos como a festa da pedra do sino em Feira Nova; o carnaval das águas em Acauã Mirim; as frequentes visitas à barragem de Acauã, na divisa com Natuba e Itatuba; as trilhas ecológicas pela zona rural. Além disso, destaca-se os eventos religiosos em alusão à São Félix de Cantalice no distrito sede; Santo Antônio em Canto Alegre; Nossa Senhora Aparecida em Rua Nova e São José no povoado de Juá.

Etimologia[editar | editar código-fonte]

Segundo o livro Você conhecendo a sua cidade Salgado de São Félix, a denominação da cidade provém de um rio de águas salobras que banha a região:

(...) «Como o rio [que banha a região] possui água salgada, o célebre missionário Frei Caetano chamou-o de ‘riacho Salgado’, isso por causa do calcário existente na serra da Margarida, que tem sido utilizado para construção e também para a produção de cal por usinas e engenhos. Por outro lado, São Félix deriva de uma figura em madeira trazida pelos padres cantalices italianos, tornando-o então o padroeiro da povoação.»[6][nota 1]

História[editar | editar código-fonte]

Em meados do século XVIII fundamentos da Missão do Pilar, dos padres jesuítas capuchinos, deram origem ao atual município. Em volta da Missão, existia reduzido números de casas, tendo a primeira capela foi construída em 1876, no mesmo local onde hoje se encontra a igreja matriz de São Félix.

Em 1943, o então distrito de Salgado integrado ao município de Tabaiana — atualmente Itabaiana (Paraíba) — passou a denominar-se Aburá. Pela lei estadual n° 135, de 30 de setembro de 1948, o distrito de Aburá foi redenominado Salgado de São Félix e com este nome foi elevado à categoria de município pela lei estadual n° 2.610, de 5 de dezembro de 1961, desmembrado de Itabaiana (Paraíba).[7]

Geografia[editar | editar código-fonte]

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.[8] Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O município de Salgado de São Félix possui, além do Distrito Sede, um Distrito Oficial, que é Dois Riachos, criado pela Lei Estadual nº 4234 de 19 de maio de 1981. Além desses, possui várias aglomerações urbanas, denominadas de povoados, em todo o território do município, com destaque para o Povoado de Canto Alegre I (Félix Ferreira), Canto Alegre II, Canto Alegre II, Rua Nova, Juá de Salgado e Distrito de Feira Nova.

A Economia do município gira em torno dos serviços públicos da Administração Municipal, bem como da agricultura e pecuária. Na pecuária destaca-se a Carcinicultura (Criação de camarão marinho Lithopenaeus vanammei ), pequenas criações de de bovinos, suínos, tilápia e a apicultura.

A agricultura se desenvolve através de pequenas irrigações ao longo das margens do Rio Paraíba, com hortaliças como principal atividade. O plantio de Algodão Agroecológico colorido é destaque no município desde o ano de 2014, quando a cultura passou a ser plantada e seus produtos comercializados, de forma integrada, para uma empresa internacional.

O artesanato em papel é uma das atividade informais que se destacam na microeconomia das comunidades locais, com destaque para a confecção de artigos de festa, agendas de trabalho, cadernetas de saúde, crochê, entre outros produtos. O município se destaca ainda com a presença de artistas plásticos, pintores de telas com reconhecido trabalho local e na região.

Notas

  1. Referência ao frei Caetano de Messina, missionário capuchino.

Referências

  1. G1. «Prefeito e vereadores de Salgado de São Félix tomam posse». Consultado em 1 de Janeiro de 2021 
  2. IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2005-2009» (PDF). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 24 de outubro de 2012. Arquivado do original (PDF) em 5 de agosto de 2012 
  5. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome IBGE_Pop_2012
  6. DAIGAKU, Tsukuba; et al. (1986). Agricultural Land Use and Transformation of Ecosystems in Northeast Brazil. [S.l.]: Centro de estudos latinoamericanos. 199 páginas 
  7. IBGE - Cidades@; Histórico: Salgado de São Félix - PB
  8. Ministério da Integração Nacional, 2005. Nova delimitação do semiárido brasileiro Arquivado em 26 de março de 2010, no Wayback Machine..

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre municípios da Paraíba é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.