Siaka Stevens

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Siaka Stevens
Nome nativo Siaka Stevens
Nascimento 24 de agosto de 1905
Moyamba
Morte 29 de maio de 1988 (82 anos)
Freetown
Cidadania Serra Leoa
Alma mater Fourah Bay College
Ocupação político

Siaka Probyn Stevens (Moyamba, 24 de agosto de 1905Freetown, 29 de maio de 1988) foi primeiro-ministro e presidente da República da Serra Leoa.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Siaka Stevens nasceu em Moyamba, completou a escola secundária na Albert Academy em Freetown, antes de se juntar às forças policiais da Serra Leoa. De 1923 a 1932 atingiu o posto de 1ª classe de sargento e instrutor de tiro.

De 1931 a 1946, trabalhou na construção da companhia de caminho-de-ferro/estrada de ferro da Serra Leoa, ligando o porto de Pepel com as minas de ferro de Marampa. Em 1943, Stevens fundou o sindicato dos mineiros e foi apontado para representar os interesses dos trabalhadores. Em 1947, Stevens estudou relações laborais no Colégio Ruskin, na Universidade de Oxford, em Inglaterra.

Carreira política[editar | editar código-fonte]

Em 1951, Stevens co-fundou o Partido do Povo da Serra Leoa (SLPP) foi eleito secretário geral. Um ano depois (1952), tornou-se o primeiro Ministro das Minas, Terra e Trabalho da Serra Leoa. Em 1957 foi eleito para a Casa dos Representantes como membro do círculo eleitoral de Port Loko, mas perdeu esse lugar devido a uma petição apresentada por um seu adversário. Depois de divergências, fundou um novo partido.

Afastamento da vida política[editar | editar código-fonte]

Stevens retirou-se da vida política em 28 de Outubro de 1985. Depois de ter sofrido várias pressões em relação à sua sucessão, a sua escolha recaiu em Joseph Saidu Momoh .

Stevens morreu a 29 de Maio de 1988 em Freetown.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]