Sombra (maquiagem)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A sombra é um produto cosmético comumente utilizado para fazer os olhos de quem a utiliza destacarem-se para parecer mais atraente, devendo ser aplicada nas pálpebras e nas sobrancelhas.[1]

A sombra acrescenta profundidade e dimensão, complementa a cor, ou simplesmente chama a atenção para a região dos olhos. Produzida em diversas cores e texturas, é geralmente feita de um pó de mica, podendo ser encontrada também em formato de lápis, líquido, ou forma de mousse.

Muitas pessoas usam a sombra de olho simplesmente para melhorar sua aparência, mas também é comumente utilizado em peças de teatro, cinema e televisão, para criar um visual com cores brilhantes. Dependendo da experiência de quem está aplicando, o efeito da sombra de olho geralmente traz a atenção de todos.

Uso[editar | editar código-fonte]

A sombra pode ser aplicada de diversas maneiras, dependendo da aparência desejada e formulação. Normalmente a aplicação é feita usando esponjas, dedos e / ou pincéis. Para remover a sombra dos olhos é aconselhável a utilização de um removedor de maquiagem (demaquilante), apesar de que uma simples lavagem do rosto em água corrente também remove todos os traços de cor.

Ingredientes[editar | editar código-fonte]

As sombras são geralmente compostas por quatro tipos de ingredientes: preenchimentos de base, plastificantes, conservantes e aglutinantes.[2] Os preenchimentos de base geralmente são minerais como mica, talco ou argila de caulim, que adicionam volume e textura às sombras.[3] Eles compõem cerca de 30% das sombras em pó e 25% das sombras em creme. A mica absorve a umidade, dando às sombras brilho, acabamento fosco e opacidade.[4] Pós de mica, óxidos de ferro e argilas podem conferir pigmentos coloridos às sombras.[5]

Os plastificantes permitem que as sombras deslizem suavemente na pele.Os produtos podem usar sílica ou nylon, que são pós finos e incolores. Outros tipos de adesivos incluem dimeticona, nitreto de boro ou oxicloreto de bismuto.

Os conservantes ajudam a manter os produtos livres de bactérias e prolongam sua vida útil. Conservantes comuns em sombras são glicol e tocoferol.[6]

Os aglutinantes ajudam a sombra a aderir à pele. As sombras podem conter aglutinantes secos ou líquidos. Zinco e magnésio, que são pós brancos, são comumente usados ​​como aglutinantes secos.[7] O zinco também adiciona cor e pode ser usado para engrossar a sombra. Silicone, parafina, óleo mineral ou óleos vegetais podem ser usados ​​como aglutinantes líquidos.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Sombra». Encyclopædia Britannica Online (em inglês). Consultado em 13 de agosto de 2020 
  2. «The Makeup of Makeup: Decoding Eye Shadow». www.webmd.com. Consultado em 17 de setembro de 2023 
  3. «The Fascinating History Of Eyeshadow: A Journey Through Time». makeuponlineschool.com. Consultado em 17 de setembro de 2023 
  4. «The Chemistry of Eyeshadow». www.chemistryislife.com. Consultado em 17 de setembro de 2023 
  5. «How to make eyeshadows — ultimate guide». diybeautybase.com. Consultado em 17 de setembro de 2023 
  6. «What Is The Use Of Eye Shadow?». nazing.co.uk. Consultado em 17 de setembro de 2023 
  7. «What ingredient gives eyeshadow its Colour?». mv-organizing.com. Consultado em 17 de setembro de 2023 
Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.