Stan Marsh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2012). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Stan Marsh
Personagem de South Park
Nome original Stanley Randall Marsh
Idade 8-9 anos
Origem South Park, Colorado
Sexo Masculino
Cabelo Preto
Olhos Castanhos
Ocupação Estudante
Família Randy Marsh (pai), Sharon Marsh (mãe), Shelly Marsh (irmã mais velha)
Inimigo(s) Eric Cartman (amigo na maioria dos episódios), Shelly Marsh,Token Black (apenas quando ele tomou a Wendy do Stan) e Gregory
Criado por Trey Parker
Voz Trey Parker
Dublagem Carla Cardoso, Iara Watlington, Ettore Zuim (no Brasil)
Primeira aparição "The Spirit of Christmas (Jesus vs Frosty)"

Stan Marsh é uma personagem da série animada South Park.

Traja uma calça azul, luvas vermelhas, casaco marrom claro, e um gorro azul e vermelho. Seus principais amigos são Kenny McCormick e Kyle Broflovski (seu melhor amigo). É filho de Randy e Sharon Marsh. Sua paixão é a colega de sala Wendy Testaburger. Ele acaba namorando com ela, mas em um episódio a paixão acaba e ela é roubada por Token, que é o único negro de sua sala de aula, em outro, ele consegue ela de volta, após jogá-la contra os Pais de Token.

Sua voz é feita por Trey Parker. Nas primeiras temporadas, muitas vezes Kyle e Stan Marsh trocam de papéis pois os dois são os protagonistas, mas com o passar das temporadas Stan e Kyle ganham personalidades mais distintas. Stan começa a ser o membro do grupo com as atitudes mais maduras e constantemente acha tudo um tédio. Stan também se destaca em alguns esportes.

Personalidade[editar | editar código-fonte]

A voz de Stan é interpretada por Trey Parker.

Stan Marsh e Kyle Broflovski mostram uma certa maturidade em relação aos seus outros amigos. Stan sempre ajuda seus amigos que os ajudam também (com exceção de Eric Cartman).Pode ser considerado o mais correto e sensato de todos, apesar de muitas vezes ficar indeciso no momento de tomar alguma decisão. Tem a voz do líder da turma, mostrando assim, que tem uma personalidade forte e o dom de lidar com as pessoas, reconhecendo seus problemas e pontuando suas qualidades. É um personagem do bem e que prega a paz á todos que convivem com ele. Stan sempre tem alguma ideia que ajuda o grupo a resolver os problemas no decorrer da série. Stan certamente, é um personagem pouco falado mas muito notado, pela sua forte maturidade, liderança e motivação. Apesar disso tudo, Stan é extremamente fraco em relação ao seu amor, Wendy Testaburger, uma vez que ela termina com ele, e ele se converte à dor e a escuridão (Raisins - T07E14), por não aguentar ela ter terminado com ele e demora bastante até aceitar que Wendy está com Token Black ao invés dele, deixando Stan morrendo de ciúmes, até chegar um ponto que ele não se importa mais após ser convencido por Butters Stotch de que isso não vale a pena. Stan também possui a sua parte chata e insuportável: na maior parte das vezes, se torna incontestável e quando ninguém concorda com ele, prefere fazer/ficar sozinho, o que pode resultar em grandes falhas.

Família[editar | editar código-fonte]

Stan Marsh é filho de Randy Marsh e de Sharon Marsh. Seu avô se chama Marvin Marsh e tem uma irmã mais velha chamada Shelly Marsh. Stan também tem um tio por parte de pai, chamado Jimbo Kern, porém, ele não é filho de Marvin. Stan tem uma certa vergonha quanto ao pai, que é um tanto irresponsável, mas o apoia e ambos mantém uma relação tranquila, onde Stan na maior parte das vezes está certo e coloca seu próprio pai no caminho certo, como controlar o vício de Randy em álcool. Tem uma boa relação com sua mãe. Seu avô sempre o chama de Billy e muitas vezes pede que Stan o mate. Em um episódio da 16° temporada, Marvin está em um asilo para idosos, e presenteia o seu neto com uma gravata que ele diz ser "rara". Sua irmã é sempre rude e grosseira com ele, agride-o e desconta toda a sua raiva em Stan. O pai de Stan é geólogo e sua mãe já trabalhou como recepcionista na Rinoplastia do Tom. Stan, junto com Kyle, são os dois protagonistas que mais se dão bem com as suas famílias: pais e filhos se compreendem e aprendem um com o outro, além das duas famílias serem grandes amigas.

Amizades e relacionamentos[editar | editar código-fonte]

Stan cria muitas amizades durante a série, dentre elas:

Kyle Broflovski[editar | editar código-fonte]

É o seu melhor amigo. Os dois sempre ajudam um ao outro. Stan já salvou Kyle quando ele estava doente e precisava de um transplante de rim. Kyle também já o salvou na trilogia "Terra da Imaginação". Contanto, os dois também brigam algumas vezes durante as temporadas,mas tudo resolve-se e os dois fazem as pazes.

Kenny McCormick[editar | editar código-fonte]

Stan e Kenny sempre mantiveram uma ótima relação de amizade. Inclusive quando Kenny morreu temporariamente no final da 5° temporada,Stan ficou muito triste e queria fazê-lo feliz antes de sua morte. Pode ser considerado, um dos amigos mais próximos de Stan, por saber muitos segredos sobre o mesmo.

Eric Cartman[editar | editar código-fonte]

Stan e Eric não mantém uma boa relação. Stan sempre defende Kyle quando Eric o insulta.No entanto,ás vezes, Stan concorda com algumas ideias de Cartman, ficando contra Kyle. Apesar disso, Stan retém uma parte de uma característica muito definitiva de Cartman: Achar que todos precisam apoiá-lo em uma decisão errada, mas ao contrário de Cartman, ele sempre aprende a lição.

Wendy Testaburger[editar | editar código-fonte]

Stan sempre foi apaixonado por Wendy desde o 1° episódio da 1° temporada "Cartman tem uma sonda anal". No decorrer dos episódios,os dois acabam namorando e terminando o relacionamento, sempre com um vai-e-volta. Stan sempre vomita quando ela tenta beijá-lo. Wendy ficou com muitos ciúmes da professora substituta (Sra.Ellen) com Stan, e acaba matando-a, atirando ela no centro do sol.

Talentos[editar | editar código-fonte]

Stan muitas vezes é visto jogando Basquete com seus amigos. Ele também é habilidoso no jogo Guitar Hero como é mostrado em "Guitar Queer-o". É mostrado ele jogando junto com seus amigos o MMORPG World Of Warcraft no episódio da 10° temporada "Make Love, Not Warcraft".

Doenças[editar | editar código-fonte]

Stan já possuiu uma doença que o fez criar vaginas no corpo, por falta de carne e vomita quando esta apaixonado. No episódio 7 da 15ª temporada, ele adquire uma síndrome alguns anos após ter recebido uma vacina contra gripe pelo governo, chamada Síndrome de Asperger.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma personagem de ficção é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.