A partir de 1978, dez times se classificariam para os playoffs: os vencedores de cada divisão e dois times do wild-card (repescagem), sendo um de cada conferência. Os dois times do wild card se enfrentariam e depois jogariam com o time de melhor campanha. O fator de desempate seria os confrontos diretos, seguido por campanha dentro da divisão, confronto contra oponentes em comum e jogos dentro da conferência.
Los Angeles Raiders terminou em primeiro na AFC à frente de Miami baseado no confronto direto (1-0).
Seattle foi o primeiro time no AFC Wild Card à frente de Denver baseado em uma melhor campanha dentro da divisão (5-3 contra 3-5 do Broncos) depois que Cleveland foi eliminado também no confronto direto (2-1 de Seattle e Denver contra 0-2 do Browns).
New England terminou à frente de Buffalo na AFC East baseado no confronto direto (2-0).
Baltimore terminou à frente de N.Y. Jets na AFC East baseado em uma melhor campanha dentro da conferência (5-9 contra 4-8 do Jets).
San Diego terminou à frente do Kansas City na AFC West baseado no confronto direto (2-0).
Minnesota terminou em quarto lugar na NFC Central depois de ser eliminado no desempate baseadona campanha dentro da conferência (7-7 de Chicago e 6-6 do Green Bay contra 4-8 do Vikings).
Green Bay terminou à frente de Chicago na NFC Central baseado num melhor retrospecto contra adversários em comum (5-5 contra 4-6 do Bears).