Universidade Técnica de Istambul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Universidade Técnica de Istambul
İstanbul Teknik Üniversitesi
Universidade Técnica de Istambul
Lema Asırlardır Çağdaş (pioneira ao longo dos séculos)
Fundação 1773
Instituição mãe Universidade Técnica de Istambul
Tipo de instituição estatal
Localização  Turquia, Istambul
Presidente Prof. Dr. Muhammed Şahin
Total de estudantes 20 962
Campus 2,64 km2
Página oficial www.itu.edu.tr

A Universidade Técnica de Istambul (em turco: İstanbul Teknik Üniversitesi, sigla:ITU) é uma universidade técnica internacional, localizada em Istambul, na Turquia. Foi fundada no ano de 1773.[1]

História[editar | editar código-fonte]

Império Otomano[editar | editar código-fonte]

Considerada como a primeira instituição de educação superior do mundo especificamente dedicada a educação na área de engenharia, a Universidade Técnica de Istambul tem uma historia extensa e notável, que se iniciou em 1773. A ITU foi fundada pelo sultão Mustafá III como a Escola de Engenheiros Navais (Mühendishane-i Bahr-i Humayun), e foi originalmente dedicada ao treinamento de cartógrafos e construtores de navios. Em 1795 ampliou-se o alcance da escola para treinar as pessoas na área militar técnico para a modernização da Armada Otomana.

Em 1845 a função de engenharia da escola foi ampliada ao agregar o programa para formação de arquitetos. O alcance e nome da escola foi estendida e alterada outra vez em 1883 e em 1909 a escola se converteu em escola pública de engenharia, a qual foi dirigida a formar engenheiros civis, que contribuíram para dotar o país em rápido crescimento de infraestruturas. Em 1928 a instituição havia ganho reconhecimento formal como uma universidade de engenharia que oferecia educação em Engenharia e Arquitetura.

Turquia Moderna[editar | editar código-fonte]

Ficheiro:Itu ydy.jpg
Campus de Maçka.

Em 1944 o nome da instituição foi alterado para Universidade Técnica de Istambul. Em 1946 já tinha as seguintes faculdades: Arquitetura, Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica.

Com 232 anos de história, um moderno ambiente de ensino, e um robusto corpo docente, a ITU é a personificação da educação em Engenharia e Arquitetura na Turquia. Da mesma forma que liderou o movimento de modernização do Império Otomano, a ITU tem mantido sua posição de liderança do desenvolvimento e inovação no âmbito da construção, industrialização, tecnologia na república turca moderna. Engenheiros e arquitetos instruídos na Universidade Técnica de Istambul tiveram um papel importante na construção de rodovias , pontes, barragens, fábricas, edifícios, centrais elétricas e redes de comunicações da Turquia e no desenvolvimento de suas vilas e cidades. A universidade tem conseguido manter-se a par dos desenvolvimentos ocorridos em todo o mundo. Oferece aos seus alunos um ambiente educativo que está enraizado na tradição, ao mesmo tempo que a educação é moderna. Ao promover fortes relações internacionais, a universidade oferece a seus estudantes a oportunidade de reciber uma educação completa sem estar limitada às fronteiras nacionais.

Faculdades e Departamentos[editar | editar código-fonte]

A estrutura de cada "Faculdade" na ITU é comparável às "universidades" nas instituições dos Estados Unidos, onde cada faculdade é composta por dois ou mais "departamentos". Por exemplo, a Faculdade de Engenharia Elétrica e Eletrônica consiste em departamentos de engenharia elétrica, engenharia informática, engenharia de controle, engenharia eletrônica e engenharia de telecomunicações.

As faculdades e seus respectivos programas de licenciaturas:

Programas entre o ITU e State University of New York at New Paltz (SUNY]) para duplo diploma

Campus de Taşkışla.

Há vários institutos na ITU:

Finalmente, a ITU tem os seguintes departamentos / institutos educativos que não estão vinculados com nenhuma das outras faculdades, mas funcionam como departamentos independentes. Estes incluem:

  • Escolas de Línguas Estrangeiras
  • Escola de Belas Artes
  • Escola de Educação Atlética
  • Conservatório Estatal de Música Turca Clássica
  • Instituto de Investigação de Ciências Musicais Avançadas

Informação[editar | editar código-fonte]

Lago ITU (Golet ITU) no campus de Ayazağa.
Lago ITU (Golet ITU) no campus de Ayazağa.

A ITU é uma universidade pública estatal. Tem cinco campus, que estão localizados nas zonas mais importantes de Istambul. O campus central de Ayazağa é um campus suburbano, que tem uma área total de 2,64 km². A maior parte das faculdades, zonas de residência dos estudantes e a biblioteca central da ITU estão situadas nesse campus.

Outro campus suburbano da ITU é o campus de Tuzla. É utilizado pelos estudantes da Faculdade Marítima e membros da faculdade. O campus está localizado no distrito de Tuzla, onde se encontram os estaleiros mais importantes de Istambul. Outro dos três campus urbanos da ITU é o campus de Taşkışla. Está instalado num edifício histórico que foi um quartel militar na era otomana.

Gümuşsuyu (Faculdade de Engenharia Mecânica) e Maçka (Faculdade de Administração) são campus que estão próximos da Praça Taksim, e são também importantes edifícios históricos de Istambul.

A ITU tem mais carreiras de engenharia (21 no 2005) acreditadas pela ABET (Agência Americana reconhecida para acreditar carreiras de ciências, tecnologias e engenharias) que qualquer outra institução na Turquia.

As aulas são em turco (70%) e inglês(30%).

Biblioteca Mustafa İnan[editar | editar código-fonte]

A biblioteca da ITU tem aproximadamente 330 000 livros e 500 000 volumes de periódicos. A biblioteca da ITU tem acesso a outras bibliotecas internacionais e a bases de dados em linha.

Reator Nuclear Triga Mark-2[editar | editar código-fonte]

O reator nuclear TRIGA Mark-2 da ITU é o único reator nuclear de Turquia. Está localizado no Instituto de Energia.

Arı Technopolis[editar | editar código-fonte]

ARI Teknokent (Technopolis), que localizado no Campus Ayazağa é um centro de pesquisa e desenvolvimento tecnológico vocacionado para servir empresas.

Professores e graduados notavéis[editar | editar código-fonte]

Süleyman Demirel.
Professores
Graduados
  • Süleyman Demirel (1924) — ex-primeiro-ministro e ex-presidente da república
  • Necmettin Erbakan (1926) — engenheiro e académico, ex-primeiro-ministro
  • Turgut Özal (1927-1993) — ex-primeiro-ministro e ex-presidente da república

Esportes na ITU[editar | editar código-fonte]

Taşkışla Campus
Centro Cultural Suleyman Demirel da ITU (İTÜ Süleyman Demirel Kültür Merkezi).

A situação dos campus suburbanos, como o de Ayazağa, tem a vantagem de neles ser mais fácil construir instalações esportivas. O Ginásio Ayazağa é o centro dos deportes na ITU. Nele se encontra um estádio com 3 500 lugares para encontros de basquetebol e voleibol. Também conta com um centro de preparação física.

A modalidade esportiva mais importante na ITU é o basquetebol. A equipa da universidade ganhou cinco vezes o campeonato da primeira Liga de Basquetebol da Turquia (em turco: Türkiye 1. Basketbol Ligi). O Ginásio de Ayazağa é a sede da equipe de basquete da ITU. Apesar de seus êxitos no basquete, a equipe de futebol da ITU joga na liga amadora. O estádio de futebol está igualmente localizado em Ayazağa, onde também existem quadras de tênis, uma piscina de natação coberta e outra ao ar livre.

Outras atividades esportivas/clubes na ITU são: badminton, esgrima, boxe, esportes de inverno, dança e ginástica, tênis, paintball, aikido, atletismo, montanhismo, bridge, esqui, pára-quedismo, futebol americano, corfebol, andebol, iaido, capoeira, luta e tiro com arco .

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Universidade Técnica de Istambul» (em francês). data.bnf.fr. Consultado em 20 de dezembro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Universidade Técnica de Istambul