Usuária Discussão:Belanidia/2007/Outubro

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Eu, contribuindo para a Wikipédia


Sê simpático!



Bem-vindo

Deixar Mensagem
Hora actual: 18h22min (UTC), 2024, abril, 26, sexta-feira
A Luso-Wikipédia está com 1 123 326 artigos agora!
MEU ARQUIVO GERAL
2006
Jun Ago Set Dez
2007 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez


Arquivo

Não moveu errado sua discussão? Não seria Usuário Discussão:Belanidia/2007/Setembro ao invés de Editando Usuário Discussão:Belanidia/2007/Setembro, já que seu arquivo foi para no domínio principal. Abraço. Fabiano msg 23h32min de 30 de Setembro de 2007 (UTC)

  • Desculpa tomei a liberdade e movi se fiz algo errado podes puxar minha orelha. Abraço. Fabiano msg 23h39min de 30 de Setembro de 2007 (UTC)

Belanidia. Teu voto é válido, porém não esqueças que chorarás quando fores perseguida por alguem que não cumpre as regras. Quando chorares não estarei do teu lado. Nunca esqueças: bumerangue volta. NH 02h10min de 1 de Outubro de 2007 (UTC)

Oi amiga, quando o editor assina o artigo apagamos a assinatura? Devemos avisá-lo? Beijo,Luiza Teles 20h41min de 1 de Outubro de 2007 (UTC)

Medalha

Olá Belanidia, por favor de uma olhada em Medalha Plantio, se puder gostaria que me ajudasse na sua distribuição (alguns outros já me apoiaram). Criei está medalha com apoio do Vini, vi nesta medalha uma forma de premiar os novatos destacados, Obrigado.

Danilo P fale comigo! 22h34min de 1 de Outubro de 2007 (UTC)


É algo que não possa ser falado aqui, algo tipo mais conversa pessoal? Pra mim não tem problema, mas não tenho mail exposto aqui. Como quer fazer? Sds Machocarioca 23h29min de 1 de Outubro de 2007 (UTC)Machocarioca

Re: NH

Oi Belanidia. A questão não é se o insulto houve ou não, a questão é a desobediência as regras de sanções em vigor atualmente em Sanção de insultos. A prova é o levantamento do segundo bloqueio e o início de uma nova discussão após o episódio, para dar legitimidade futura ao praticado agora fora das regras. Não questiono o teu voto, e na legalidade sempre estarei ao teu lado ou de qualquer outro. Respeitos e saudações o comentário precedente não foi assinado por NH (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 10h51min de 2 de Outubro de 2007 (UTC)

Re: Medalha

Obrigado, retirei o link da página de tutoria porque achei que podiam não gostar da idéia (de alterar a página de tutoria) mas que acho de eu deixar o link? Danilo P fale comigo! 16h28min de 2 de Outubro de 2007 (UTC)

Obrigado pela atenção. Danilo P fale comigo! 20h56min de 2 de Outubro de 2007 (UTC)

Pedido de ajuda

help me!!!

preciso de ajuda belanidia! tutora-me lá!!! o comentário precedente não foi assinado por MaPeloEFiano (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 17h17min de 2 de Outubro de 2007 (UTC)

Você me mandou um recado.

OK! Dê uma olhada no que está escrito na página do galvão bueno:

RRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR...

Isso é certo?

Oi amiga, pode ver no histórico acima, o que fiz errado e me dizer. Obrigada, beijão procê Luiza Teles 00h44min de 3 de Outubro de 2007 (UTC)

Ajuda

Belanidia

Necessitava de uns esclarecimentos, se fosse possível. Quando wikificámos um artigo, devemos retirar a predefinição "wikificar", ou isso é feito automaticamente? Qual é a diferença entre as predefinições que aparecem na userbox do projecto manutenção "Sem Categ" e "Predefinição:SemCat"?

Bem haja

Veloso 12h31min de 3 de Outubro de 2007 (UTC)

Tutora do tutor

Bela, vê se estou começando bem: Usuário Discussão:MaPeloEFiano. Eu não poderia estar perdendo esse tempo!! Maluco porque estou no trabalho, mas eu abri essa exceção hoje. Acho que é fundamental dar uma força bem logo no começo, né? Espero que ele se torne um editor que tenha bem mais tempo livre que eu! Haha. beijo! Lipeλ FML 13h34min de 3 de Outubro de 2007 (UTC)

Pq minha altura? Como assim? Tenho 1,75m rsrsrs!! Lipeλ FML 14h54min de 4 de Outubro de 2007 (UTC)

Coloquei assim: {{ER|20|=~~~~}} e não deu certo. Por quê? Beijo, Luiza Teles 21h03min de 3 de Outubro de 2007 (UTC)

Mail

Enviei o mail que solicitou. Não sei se recebeu, porque não respondeu. Sds Machocarioca 23h24min de 3 de Outubro de 2007 (UTC)Machocarioca

Por enquanto, nada seu chegou. Machocarioca 14h03min de 4 de Outubro de 2007 (UTC)Machocarioca

Saudade

Oi amiga, cadê você? Luiza Teles 02h49min de 4 de Outubro de 2007 (UTC)

  • Como faço (acho que é assim que se diz) a desambiguação para o artigo que acabo de criar Quaderna, o link remete a outro livro. No caso do meu artigo, é um personagem de Ariano Suassuana. Obrigada, amiga, beijo. Luiza Teles 18h58min de 4 de Outubro de 2007 (UTC)
Não deu certo. Reverti, mas quero fazer. Quando concluo o movimento, mudo o nome do artigo. Luiza Teles 19h49min de 4 de Outubro de 2007 (UTC)
Obrigada, Lúcia (Pagão). Vou parar por hoje. (Tô meio jururu). Beijão, té manhã. Lu
  • Não tenho MSN, nem coisa parecida (hehehe). Vou pedir para os meus meninos criarem para mim. Te vejo amanhã tá? Valeu, Lúcia. Luiza Teles 19h56min de 4 de Outubro de 2007 (UTC)

Mentira!!

Eu não fiz propaganda! Pelo contrário, estava a reeditar a página para tirar as "propagandas" dos cd's! 213.146.206.228 20h21min de 4 de Outubro de 2007 (UTC)

...

Pois mas não fui eu que escrevi isso[1], aliás eu apaguei. Isso já estava antes. 213.146.206.228 20h45min de 4 de Outubro de 2007 (UTC)

Alterações na Língua Portuguesa

Este usuário preocupa-se com a correta utilização da língua portuguesa.

Olá Belanidia,

Venho fazendo a correção de alguns erros ortográficos na Wikipédia, e algo que me veio à mente foi o acordo firmado para a "renovação" da Língua Portuguesa. Não sei se já estás sabendo, nem como os portugueses a tem visto. Mais detalhes aqui. Mas muitas (talvez todas) das principais diferenças entre a escrita de oito países que usam essa língua não existirão mais. Vi dois artigos que abordam esse assunto: Wikipedia:Versões da língua portuguesa e Wikipedia:Convenção de nomenclatura/Como resolver problemas linguísticos, os quais não terão muito sentido (ou deverão ser muito alterados) se a reforma também se estender à Wikipédia lusófona. Existe algum plano ou projeto que se refira a isso na wiki? Acho que será uma boa alteração, pois assim se diminuirá bastante as diferenças de escrita, e, consequentemente, os "desentendimentos" (embora acretido que isso seja raro).

Cumprimentos, Leandro Prudencio enviar mensagem 02h11min de 5 de Outubro de 2007 (UTC)

Olá! Esqueci de falar sobre minha Userbox (acima). Procurei usar as cores de Brasil e Portugal, os dois principais países que falam o português, mas as bandeiras dos outros países da Wikipédia lusófona possuem pelo menos uma dessas cores. Ofereço-te, caso queiras (ou, como falaríamos aqui no Brasil: Ofereço pra você, caso queira Alegre). Boa noite, Leandro Prudencio enviar mensagem 00h53min de 7 de Outubro de 2007 (UTC)

Reversão

Poxa, todo vandalismo que eu vou reverter você já reverteu antes!! eheheh! Assim num dá! Bjo. Lipeλ FML 15h38min de 5 de Outubro de 2007 (UTC)

Check user

Pode ser, sim. A minha popularidade pode estar no canto mais escuro da Rua da Amargura, mas acobardar-me perante um resultado vergonhoso inevitável seria ainda mais vergonhoso. Beijo. Manuel Anastácio 18h08min de 5 de Outubro de 2007 (UTC)

Hum... Se é, como diz o Nuno Tavares, um cargo técnico, creio que não sou a escolha indicada. Sou tudo menos técnico. Manuel Anastácio 21h58min de 5 de Outubro de 2007 (UTC)

É melhor não. Não creio ser a pessoa indicada para averiguar e ponderar aspectos técnicos... Para mim, a Wikipédia é a criação de textos, o debate, a negociação. Não a informática a ela associada. Se já estou a candidatar-me a burocrata foi porque, na altura, não via ninguém a candidatar-se. Agora, sei perfeitamente que estou lá a mais. Apenas decidi voltar a aceitar ir a votação por uma razão de firmeza nos propósitos, numa altura em que as pessoas em que mais confiava aqui me voltaram as costas, ao mesmo tempo que aqueles que eu supostamente "defendi" me continuam a odiar da mesma forma ou mais ainda... Creio que check-usage não é para mim. Deixar isso na mão de quem o sabe fazer. A não ser que me digam que qualquer pessoa com dois dedos de testa rapidamente aprende a lidar com os tais "aspectos técnicos". Manuel Anastácio 22h13min de 5 de Outubro de 2007 (UTC)

Olá

Também me chamo Nidia Martins! De onde você é?

Um beijão da

Nídia Martins

TAMBÉM ME CHAMO NIDIA MARTINS

Olá

Também me chamo Nidia Martins!

De onde você é? Quantos anos você tem?

Estou curiosa a seu respeito!

Um beijão da


Nidia Martins 05h48min de 6 de Outubro de 2007 (UTC)

:)

Bela querida, muito obrigada por consertar aquele negócio em Horto Florestal Edmundo Navarro de Andrade. Muita bondade de tua parte e da Patrícia. Desculpe por sair daquela forma abrupta, mas minha mãe precisou usar o computador com um aluno. Mais uma vez, obrigada. Love you. Anne Valladares 14h19min de 6 de Outubro de 2007 (UTC)

IP vandalo

Cara Lucia, estou aqui com um probleminha: tem um IP que criou um artigo com o intuito de vandalizar. Se possível, gostaria que você podesse bloquear ou tomar alguma atitude energica com este usuario.

Me desculpe se eu fui grosso nas palavras, mas é porque sou meio "pavio quente". hehehehehehe :)

Ycaro Gouveia Ribeiro Fala que eu te escuto!! 20h34min de 6 de Outubro de 2007 (UTC)

Pergunta: Artigo para destaque

Olá Belanidia Haha:

Eu gostaria de lhe fazer uma pergunta (se não for incômodo é claro ):

  • Como eu proponho um artigo para destaque?

Essa está sendo uma dúvida crucial para mim, e aguardo a resposta da senhora. Alegre

Sou grato se me responderes. Brunoy Bruyanovich Bruyanov Mensagens 00h45min de 7 de Outubro de 2007 (UTC)

Taberna do Aspirante

Olá Belanidia

Prorroguei Wikipedia:Páginas para eliminar/Taberna do Aspirante.

Abraço Adailton msg 07h48min de 7 de Outubro de 2007 (UTC)

Obrigado pelo Bem vindo, que só vi agora. Acabei encurtando as wikiférias, ao perceber que o Manuel não estava, e nem outro administrador, finalizando as votações. Abraço Adailton msg 07h53min de 7 de Outubro de 2007 (UTC)

Ordem da Flor

Ordem da Flor

Por tua singeleza e delicadeza de mulher, ofereço-te esta medalha com a esperança sincera de que continues a florir nosso jardim por muitas primaveras. — Vinicius Siqueira

Ninguém melhor para inaugurar o nosso jardim. Ofereço-te este humilde reconhecimento por um dia ter me acolhido e me mostrado a grandeza deste projeto. Você é a quem devo mais agradecer, minha wiki-mamãe. Lembrar-me-ei de você enquanto tiver a capacidade de recordar os bons momentos da vida. De nossas conversas interessantes, de nossas preocupações, de nossos planos, enfim... de tudo que passei contigo. Desejo tê-la sempre como amiga e prometo um dia visitar-te aí, em além-mar. Abraço imenso! Vinicius Siqueira ¿msg? 14h02min de 7 de Outubro de 2007 (UTC)

Proposta de tags objetivas para PE

Olá Belanidia

Fiz um comentário à proposta de engessamento.

Abraço Adailton msg 15h13min de 7 de Outubro de 2007 (UTC)


Recebeu? Machocarioca 22h09min de 7 de Outubro de 2007 (UTC)Machocarioca

Meditando? Alegre Enquanto meditas o tempo voa sobre aquela votação que te falei, a que concordamos... Machocarioca 22h40min de 7 de Outubro de 2007 (UTC)Machocarioca

não sei se tu és administrador, mas como parecer ser: na primeira página da wiki diz que o coneso do ibge diz que blá blá blá, mas está errado. se for olhar a página do censo aqui na wiki mesmo, vais ver que o que foi feito foi uma "contagem de população", e não um censo. não sei se tu pode corrigir, mas acho bom corrigir porque tá bem errado aquilo.

Sysop

Obrigado, vou lendo e testanto. Sr. Tumnus msg 12h16min de 8 de Outubro de 2007 (UTC)

Sysop tutorado

Oi Belanidia

Me desculpe por ter deixado duas mensagens na resposta anterior. Não intensional, mas vou prestar mais atenção, principalmente quando receber mensagem de erro da página.

Li alguns documentos (que ainda não tinha encontrado) e fui aplicando, espero não ter cometido nenhum erro ou injustiça.

Fiquei em dúvida quanto ao bloqueio, mas só depois é que fui ver os registros e observei que o comum é aplicar duas horas, mas eu apliquei apenas 30 minutos. Será que foi pouco ?

Outra dúvida, o botão voltar é igual ao desfazer para todas as edições do usuário ou tem alguma outra diferença ? Ele não avisa se a edição pode ou não ser desfeita mas pelo que vi, ele desfaz tudo o que o usuário tinha feito.

Amplexos Sr. Tumnus msg 21h32min de 8 de Outubro de 2007 (UTC)

Oi Belanidia, tô achando as ferramentas faceis de usar, o dificil é saber se devo bloquear ( e por quanto tempo) ou não, se devo proteger ou basta conversar, se é pra apagar ou fazer um redirect. Ninguém me avisou que ser administrador era tão trabalhoso. E ainda tem a Política de bloqueio. Quem foi mesmo que disse que tem administrador demais ? Já apaguei, bloqueei e protegi. Até mais e amplexos. Sr. Tumnus msg 19h48min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)

Início do item 1 - Política de bloqueio

Vamos debater da forma mais saudável possível, respeitando as diferenças e buscando sempre o consenso.

(Obs.: Conforme combinado, esta mensagem está sendo enviada a todos os que estão na lista de interessados, caso não queira mais receber novidades apenas me avise.)

Antes de qualquer coisa, seja bem vindo ao debate sobre a construção da nova Política de bloqueio! A manifestação do seu interesse no assunto é muito importante! Trata-se de um assunto que vem sendo amplamente discutido há mais de um ano, com mais ênfase de fevereiro para cá, onde se iniciaram estes debates: Wikipedia Discussão:Votações/Política de bloqueio/Arquivo I e Wikipedia Discussão:Votações/Política de bloqueio que resultaram no trabalho de um esboço em Wikipedia:Votações/Política de bloqueio com duas propostas esqueletos.

Considero essa tentativa um "projeto piloto", pois nunca tentamos consenso num assunto tão complexo como esse. Por isso, não se preocupe se algo não ocorrer 100% conforme o previsto. É uma tentativa que também depende muito do esforço individual de cada um, principalmente na questão do princípio de cedência. Se conseguirmos consenso em cada item, teremos uma nova política aprovada para o dia 5 de dezembro! E o melhor: com a participação ativa de todos, eliminando assim uma boa parte da distorção causada em votações binárias.

Inevitavelmente, todos terão que abrir mão de pequenas coisas que acreditam (sobre a política de bloqueio em si) em benefício de uma solução viável e mais justa possível a curto/médio prazo. Se algo que você discorda fortemente estiver sendo amplamente aceito pela comunidade, não entre em pânico, pois o consenso pode se alterar no futuro. Mas temos que nos concentrar em soluções viáveis para evoluir o presente.

É isso. O debate está aberto! O primeiro item a ser discutido é bem simples: trata-se do parágrafo introdutório da nova política (ainda não entrando na questão dos objetivos dos bloqueios).

abraço e boa sorte a todos! --Lipeλ FML 04h21min de 9 de Outubro de 2007 (UTC)

Re:

Tia, ele que começou a brincadeira, agora si*****. x) Lipeλ FML 23h40min de 9 de Outubro de 2007 (UTC)

Criar categorias

Bela:

Podes ajudar-me?

Estive a (tentar) categorizar o artigo Farol dos Capelinhos e não consegui encontrar uma categoria apropriada. Era preciso criar uma categoria: Farois por país e as subcategorias Farois de Portugal

Como se faz?

Obrigado! Tiago Redondo 11h38min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)

vandalismo em serie

até quando o steelman manda e desmanda em todos os artigos da religião TJ? lamentavel que isso funcione assim! alguem de diz onde editei erradamente ou sem documentação? eu conheço tao bem como o steelman a religião, mas há outros nesta wikipédia que ignoram e julgam o que não sabem ... Vidente 16h52min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)

Oi

Lúcia, um dos meus irmãos está hospitalizado e eu faço companhia para ele durante a noite. Quando puder me dedicar mais a gente continua a tutoria tá? Não deve demorar muito, ele deve ser operado na próxima terça-feira. Um beijo e o meu msn é: isasouzateles@hotmail.com Vou aprender a usar, hehehe) Luiza Teles 17h32min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)

  • Desculpa. Só agora vi o seu retorno. Estava no banho e agora é que vou dormir. É grave, sim. Ele está com câncer. Porém, reagindo muito bem ao tratamento. A gente se fala depois tá? Um beijo, amiga, obrigada pelo seu carinho. Té mais.Luiza Teles 18h54min de 10 de Outubro de 2007 (UTC)

Início do item 2 - Política de bloqueio: Objetivos do bloqueio

Conclusão de itens: 10% 1/10

Vamos continuar debatendo de forma cívica e saudável!

(Obs.: Conforme combinado, esta mensagem está sendo enviada a todos os que estão na lista de interessados, caso não queira mais receber novidades apenas me avise.)

Parabéns a todos!

Até o momento, com a colaboração de todos, a tentativa de consenso está sendo um sucesso! O debate em Wikipedia Discussão:Votações/Política de bloqueio/Tentativa de consenso/Parágrafo introdutório foi muito positivo! A conclusão pode ser encontrada em Wikipedia Discussão:Votações/Política de bloqueio/Tentativa de consenso/Parágrafo introdutório#Conclusão. Os resultados dos itens discutidos irão aparecer em: Wikipedia:Política de bloqueio/Nova política, não esqueça de deixar vigiado.

Só relembrando um conceito importante do consenso que foi dita na mensagem anterior:

Inevitavelmente, todos terão que abrir mão de pequenas coisas que acreditam (sobre a política de bloqueio em si) em benefício de uma solução viável e mais justa possível a curto/médio prazo. Se algo que você discorda fortemente estiver sendo amplamente aceito pela comunidade, não entre em pânico, pois o consenso pode se alterar no futuro. Mas temos que nos concentrar em soluções viáveis para evoluir o presente.

É isso. O debate para o próximo item está aberto! O item a ser discutido é mais complexo que o anterior: trata-se dos objetivos do bloqueio, que também farão parte da seção introdutória.

abraço e boa sorte novamente a todos!

PS: aos que perderam o debate do primeiro item:

Aos que não tiveram a oportunidade de participar do debate do 1º item: se ainda houver algo que não concorda ou se tem melhorias a propor, não entre em pânico! Ainda há estas opções para você:

Lembre-se: o consenso pode se alterar, e as políticas da Wikipédia não são escritas em pedra.

Outro lembrete:

Como em qualquer discussão, principalmente as feitas pela internet, onde as pessoas podem ficar escondidas atrás de um apelido, é normal que apareçam pessoas para tentar dificultar ao máximo a tentativa de consenso da comunidade, sem razão necessária. Identifiquem esses elementos e os ignorem. Dêem atenção apenas aos realmente interessados no tema e que estão debatendo de forma séria e produtiva.

Lipeλ FML 01h30min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)

Ajuda

Bela, estão fechando os laboratórios!! Por favor me ajude a replicar essa mensagem acima a todos. Se não puder, tentarei quando chegar em casa. Beijos! Lipeλ FML 01h35min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)
PS: Desconsidere! Já cheguei em casa. Começarei o trabalho agora. bjos! --Lipeλ FML 02h37min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)

Convite aos administradores:

Após meses de debate, parece ser de opinião geral que se deveria instituir uma nova e adequada política de bloqueio. Visto que se trata de um assunto delicado, a discussão tem seguido muitos rumos e parece arrastar-se indefinidamente. Assim, foi proposta uma fragmentação em dez subtópicos do eventual texto a aprovar, dando-se um prazo de discussão a cada um deles. A ideia é obter o consenso dos colegas sobre cada um dos aspectos da nova política resultando num texto amplamente aceite. Visto que cabe especialmente aos administradores fazer cumprir o disposto na política de bloqueio, a utilidade da sua presença no debate parece-me inquestionável. Assim, por minha exclusiva responsabilidade, resolvi contactar cada um dos administradores solicitando a sua participação nesta discussão.

Mesmo que não se concorde com os métodos usados, penso que a compartimentação da discussão em tópicos poderá fazer avançar o processo de trazer à apreciação da comunidade um novo texto para a política de bloqueio. Para quem ainda não conhece os pressupostos desta tentativa de consenso sugiro a leitura do aviso colocado na esplanada e a página que lançou o processo.

Neste momento debate-se a segunda etapa e o texto já construído vai sendo apresentado aqui.

Espero que este meu convite não seja confundido com qualquer tipo de campanha, é simplesmente um apelo ao diálogo e debate sobre um tema que me parece importante para manter o bom ambiente na Wikipédia lusófona.

Cumprimentos, Steelman MSG 12h10min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)

  • O Steelman está preocupado quando diz "que me parece importante para manter o bom ambiente na Wikipédia lusófona". Na realidade, ele quer por fora desta wikipédia, por todos os meios, as pessoas que não pense como ele e contradiga os seus argumentos com Factos Documentados as falsidades e distorções que faz nos artigos desta wikipédia sobre a religião Testemunhas de Jeová. Os artigos da wikipédia são controlados por esse intolerante religioso, ajudado por alguns administradores. Isso é muito lamentável. Vidente 13h11min de 11 de Outubro de 2007 (UTC)

Burocrata

Olá, Bela;

Orkut

Vc tem Orkut? Se sim passe o link deleGabriel Da Sobreira 10:11min (Horário em Brasília) 11 de Outubro de 2007

Predefinição:Surdos

Olá Belanidia! É claro que não me importo...hehe sempre Wikiaprendendo não é? Só uma perguntinha? De onde vem teu interesse por linguagem de sinais? É professora? Andrezitos msg/mail 00h22min de 12 de Outubro de 2007 (UTC)

Quero minha rotina de volta...

...casa, filhos e Wikipédia (hehehe). Saudade d'ocê.Luiza Teles 12h42min de 13 de Outubro de 2007 (UTC)

  • Ele está bem, até anteciparam a cirurgia. Ele é muito forte Lúcia, quer dizer, ele tem uma fé imensa em Deus, e nos consola o tempo todo. Temos muita esperança de que ele vai ficar curado.
    • Tô indo descansar - num local onde não tenho acesso à internet. Volto segunda, com as perguntas. Beijo. Luiza Teles 13h01min de 13 de Outubro de 2007 (UTC)

Tutoria

Oi, Belanidia,

Sobre a tutoria, eu disse que ainda vou ler sobre as regras da Wiki. Mas pode começar por onde achar melhor. Meu pai falou o melhor a seu respeito, como pessoa e como editora dessa enciclopédia (que eu queria editar também). Então, posso confiar! Aguardo sua instrução.

FieldsDiga! 18h27min de 15 de Outubro de 2007 (UTC)

Recado

Mandei um recado por e-mail para ti. Abraço. Fabiano msg 02h52min de 16 de Outubro de 2007 (UTC)

artigo Cólera

Oi Belanidia. Poderias corrigir o vandalismo no artigo Cólera? Obrigado. --Ulisses 15h59min de 16 de Outubro de 2007 (UTC)

Desambiguação

Oi Lúcia, podemos consertar o que fiz aqui?, quando puder, claro. Posso treinar fazendo aqui, onde muitos links azuis remetem para assuntos diferentes.

  • Curiosidade: o que é {{semiw}}?

Beijo procê. Té mais. Luiza Teles 21h00min de 16 de Outubro de 2007 (UTC)

    • Por enquanto é só. Vou tentar fazer certinho (desambiguação). O Lucas, meu primeiro tutor, fez no Sérgio (personagem), mas eu, burra, nem copiando fiz certo! Beijo, obrigada sempre. Luiza Teles 21h14min de 16 de Outubro de 2007 (UTC)

Sasha

Oi Lucinha,

td bem? Anda sumida! Se não for eu puxar papo, você nem fala nada, hein? Aqui, me explica uma coisa. Por que você votou contra o artigo da Sasha? Fiquei sem entender, tendo em vista que es Portuguesa - ora ora pois pois Alegre. Aqui no Brasil ela é muito notória sim, obviamente isso se deve à sua mãe que é conhecida internacionalmente e lava a filha a tira-colo. Sem falar que já realizou alguns trabalhos com a mãe. Aqui no Brasil, todos a conhecem. É isso! Abraços p/ tu garota! Alegre crespus2006 03h39min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

Olá

Olá, como vai? As dúvidas que realmente tenho são em relação aos direitos autorais. Gostaria de saber o que realmente eu posso sair pegando conteúdo. E se por exemplo, se eu pegar o conteúdo da wikipedia de outro país tem algum problema.

Outra dúvida, para utilizar o conteúdo do wikipedia commons eu tenho q estar cadastrado lá?

outra...rs vi uma imagem q tinha não o commons mas tinha outro registro, e parece que era autorizado para várias pessoas, isso é possível?

ah, já ia me esqcendo, a minha página de usuário está um caos... pq o pessoal está postando as mensagens na página do usuário ao invés de colocar na de discussão?

acho q por enquanto é só...no caso de mais dúvidas coloco aq msm... até mais. um abraço.

fique a vontade pra tirar minhas dúvidas como achar melhor... um abraço.

Bill.baritono 12h11min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

recado

oi Belanidia,

brigado pelas dicas

e obrigado pela forma delicada de mostrar meus erros.

Resolvi ir editando coisas aos poucos e ir aprendendo e certamente assim faço coisas boas e alguns erros, ou muitos.

aprendi mais uma, sabia q alguma coisa tava errado mas num tava entendendo.

vou tentar cursar este tal Programa de Tutoria, vou ver

ajudou e muito, pode me cutucar a hora que quiser.

abraços

e achei muito legal sua pagina com a puma. eh bom ter gente vigilante

Robson Camargo 13h26min de 17 de Outubro de 2007 (UTC) (as vezes esqueco de assinar, mas nao foi desta vez)

Olá

Bill.baritono 18h52min de 18 de Outubro de 2007 (UTC) só pra avisar q sou eu ok?

Aqui está a imagem de que te falei: http://en.wikipedia.org/wiki/Image:Wynton_Marsalis_free.jpg

parece q está licenciada para o Brasil usar...

daq a pouco venho com mais dúvidas...rs

ahh... é recomendável eu já começar a editar minha página de usuário ou deixa isso pra mais tarde?

ah pd deixar q eu assino...rsrs Bill.baritono 13h56min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

em relação a outra mensagem do commons q vc me respondeu, não entendi mt bem... eu to querendo dizer q aqla imagem não está no wikipedia commons, mas está em outro sistema de compartilhamento de imagens...ok?

Bill.baritono 13h57min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

desse commons q eu estou me referindo: http://creativecommons.org/licenses/by/1.0/ e ae imagem está licenciada através desse commons. da pra encontrar imagem em outros commons? Bill.baritono 14h10min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

obrigado pela atenção mesmo... Alegre qd eu traduzir um artigo, como faço para colocar as referências? tenho q pegar fornecer as fontes de todos os materiais que eles usaram? Bill.baritono 14h22min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

Bill.baritono 18h52min de 18 de Outubro de 2007 (UTC) olá, além do café dos tradutores vc tem alguma sugestão de onde eu possa recorrer se caso quiser alguma sugestão sobre o assunto ou algo parecido?

querida tutora Belanidia

legal, se tiver duvida te escrevo o que devo fazer constantemente :>)

acho legal se vc puder dar uma olhada em algum artigo que eu ja fiz e ir me dizendo

os pobrema que oce pode encontrar naquilo que fiz

outra coisa

to querendo fazer um portal de teatro, nao precisa ser agora, mas achei muito complicado, fiz um e esta muito bagunçado

O objetivo eh ter um lugar central onde os possiveis ajudantes possam ir buscar artigos pra melhorar, começar etc. Bom não sei se eh o melhor caminho ou se devo esperar ter ainda mais experiência aqui.


bom,

pode responder uma coisa por vez, assim q puder.

me fale coisas de sua cidade, de vez em quando..

abraços ichi esqueci de assinar Robson Camargo 14h24min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

robsono comentário precedente não foi assinado por Robson camargo (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 14h21min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

Oi

Oi Lucinha,

prá dizer a verdade eu estava muito tentado a votar a favor do Hiroshi sim. Como eu não o conhecia, pedi que me mostrasse/provasse o que tinha feito para que eu pudesse votar. Como ele nem se manifestou, resolvi optar por votar contra.

Eu nunca tinha "visto" o Hiroshi aqui, mas agora que você me disse a respeito do trabalho dele, acredito que será um ótimo administrador, então mudei meu voto! Alegre

Beijos crespus2006 16h58min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

Hey

é verdade Bela...... mas tudo bem. Serei mais "espião". Alegrecrespus2006 22h31min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)


tutoria

obrigado pelas dicas, não precisa se apressar, com muitas dicas eu fico louco

agora vou viajar uns dias, não sei se vou ter acesso a web

abraços

Robson Camargo 22h46min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

Resposta: aviso

Belanidia., acontece que nesse caso eu não tive a intenção de fazer nada com o aviso dele, mas aconteceui que ambos acabaram colocandop "ER" no artigo ao mesmo tempo, e eu tentei salvar a edição dele, mas no fim acabou ficando a minha versão; não entendi como isso ocorreu, mas caso a senhora e ele se sentiram ofendidos com o fato, me desculpem. Brunoy Anastasiya Seryozhenko Mensagens 23h11min de 17 de Outubro de 2007 (UTC)

Proposta de predefinição

Bela,

Diga lá o que acha: Usuário:Porantim/Aviso-Lixo.

Beijo.

Porantim msg 02h16min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

Início do item 3 - Política de bloqueio: Quando aplicar o bloqueio

Conclusão de itens: 20% 2/10

Vamos continuar debatendo de forma cívica e saudável!

(Obs.: Conforme combinado, esta mensagem está sendo enviada a todos os que estão na lista de interessados, caso não queira mais receber novidades apenas me avise.)

Iuuuupi! Parabéns a todos!

Até o momento, com a colaboração de todos, a tentativa de consenso está sendo um sucesso! O debate em Wikipedia Discussão:Votações/Política de bloqueio/Tentativa de consenso/Objetivos do bloqueio, apesar de bem mais complicado que o primeiro item, ocorreu de forma saudável e civilizada. Os resultados dos itens discutidos já estão em: Wikipedia:Política de bloqueio/Nova política, confira! E não se esqueça de deixar essa página-esboço vigiada.

Só relembrando um conceito importante do consenso que foi dito nas mensagens anteriores:

Inevitavelmente, todos terão que abrir mão de pequenas coisas que acreditam (sobre a política de bloqueio em si) em benefício de uma solução viável e mais justa possível a curto/médio prazo. Se algo que você discorda fortemente estiver sendo amplamente aceito pela comunidade, não entre em pânico, pois o consenso pode se alterar no futuro. Mas temos que nos concentrar em soluções viáveis para evoluir o presente.

É isso. O debate para o próximo item está aberto! O item a ser discutido é ainda mais complexo que o anterior: trata-se dos motivos possíveis para um bloqueio.

Quando deve ser aplicado o bloqueio? Em que situações? Definição dos motivos para a aplicação do bloqueio.

Note que este debate deve se concentrar somente nos motivos que podem levar a um bloqueio, ou seja, sem necessariamente entrar em detalhes como graus de vandalismo (que será discutido no item 4.1) e nem também entrar no âmbito de como se deve aplicar o bloqueio (intensidade) para cada tipo de motivo (que será discutido nos itens 4, 5, 6 e 7).

Devemos apenas definir uma lista de motivos possíveis que podem resultar num bloqueio (em que a intensidade neste momento não importa). É evidente que quanto mais claro e objetivo for definido os motivos, melhor.

abraço e boa sorte novamente a todos!

PS: aos que perderam o debate dos itens anteriores:

Aos que não tiveram a oportunidade de participar dos debates anteriores: se ainda houver algo que não concorda ou se tem melhorias a propor, não entre em pânico! Ainda há estas opções para você:

Lembre-se: o consenso pode se alterar, e as políticas da Wikipédia não são escritas em pedra.

--Lipeλ FML 04h35min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

revisao ...

Peço desculpa pelas alterações que introduzi. Realmente não estava familiarizado com as regras da wikipédia. De qualquer forma tenho algumas dúvidas quanto aos acentos em 'obrigatóriamente' e 'tônico'.

Contacto

Olá! Por acaso nem estou envolvido no projecto, e acho que o Carlos Botelho já falou com o Público, por isso o estão a contactar. Obrigado na mesma... Eduardo 12h31min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

Obrigado

Na verdade publiquei um artigo sobre um site, com a intenção de informar sobre uma nova fonte de informações sobre programas infantis antigos, meu artigo foi considerado spam. Meu desejo era formatá-lo de uma forma que pudesse permanecer no Wikipédia assim como outros artigos sobre sites que aqui estão. Ninguém me ajudou apontando onde estava no meu artigo a evidência de spam, para eu alterar, mas todos votaram contra e acusaram o artigo de publicidade. Ou seja, para votar contra aparecem dezenas, para sugerir mudanças no artigo não apareceu ninguém. Agradeço sua ajuda, pelo menos um editor veterano notou que eu preciso de ajuda e não de acusação. Izaiascj 13h21min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

  • Escrevi o Artigo InfanTv, mesmo com tudo que lá escrevi, ninguém acredita que não quis fazer spam.

Izaiascj 16h14min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

Olá Bela Pantera...:-) Ainda não tinha tido o prazer de interagir contigo, mas tenho uma excelente impressão da tua participação! Bom, já se sabe... com um começo destes o que é que eu terei feito? Nada de especial, só te esqueceste de verificar se aquele "lixo" tinha um histórico. Na verdade, aquilo ainda precisa duma ganda reciclagem, mas tem mais informação. Pode ser... Abraços para os dois wiki-esposos...:-)) --Rui Silva 14h12min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

Tradução

Há algum problema em pedir tradução? Bomba D 16h27min de 18 de Outubro de 2007 (UTC).

Tradução

O artigo que pedi para traduzir era Multiverso (Marvel Comics), vi que o link estava vermelho e também vi que foi você quem apagou... Bomba D 16h45min de 18 de Outubro de 2007 (UTC).

Tradução

  • Vamos ver se entendi, então tem que criar o artigo mínimo e depois pedir a tradução na página de discussão do artigo, é isso? Bomba D 17h24min de 18 de Outubro de 2007 (UTC).

Então tá

Vou fazer isto, obrigado pela dica! Nos falaremos depois. Bomba D 17h43min de 18 de Outubro de 2007 (UTC).

entaum

em relação a tradução, pra ajuda é só lá no café dos tradutores né? Bill.baritono 19h46min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

com certeza. Então, estou traduzindo o artigo de jazz do wikipedia aq... se vc tiver interesse de pesquisa ou conhecimento no assunto, será muito útil... tem uam série de termos q são mt específicos... e algumas coisas que precisam ser editadas para eu poder colocar o artigo no wikipedia... lógico, que depois de colocar todas as referências no lugar certo... por exemplo... o termo call and response, é um termo que precisa de definição... é só ir lá e traduzir do inglês... tem outros como... work songs e field hollers... são parecidos mas precisam de definição... se quiser q eu mande oq traduzi até agora é só dizer... um abraço. Bill.baritono 20h17min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

surgiu uma outra dúvida... cruel, por sinal...rs como posso traduzir plantation? plantação, quilombo... ?

Bill.baritono 20h21min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

Message

Thanks Belanidia for your message. I'm reassured. 87.91.1.124 22h02min de 18 de Outubro de 2007 (UTC)

Café dos tradutores

É para deixar na página de discussão também? Bomba D 22h33min de 18 de Outubro de 2007 (UTC).

Preciso de Ajuda

Belanidia,

Estou tendo problemas para conseguir colocar meus artigos aqui na Wikipédia, como você foi muito simpática e se mostrou a disposição para ajudar, eu gostaria de te pedir ajuda. Sempre alguem deleta meu artigo, principalmente Fabiano Pires. Existe alguma predileção por pessoas antigas? Porque todos artigos que criei são deletados? Peço sua orientação para conseguir sucesso. Obrigado pela prestatividade.o comentário precedente não foi assinado por Humbertopjunior (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 18h25min de 19 de Outubro de 2007 (UTC)

E então??

o q você acha da proposta?

Pronto

Feito! Bjs Alegre crespus2006 01h14min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)

Medalha

Obrigado por usar a Medalha Plantio! Tenha um bom dia.

Danilo P fale comigo! 15h47min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)

Mensagem

Olá, gostaria de saber se viste minha mensagem.

Obrigado, Leandro Prudencio mensagem 16h13min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)

Horário

Bom estou sempre na internet depois da 18:00 até 00:00, durante a semana. Sábado e domingo é que tenho um pouco mais de tempo. Se quiser conversar e eu estiver aqui é só me dar um toque que entro, mas como disse sou um iniciante nisso. Abraço. Fabiano msg 18h40min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)

RE: Sysop

Obrigado! Vou precisar sim da ajuda de todos, to engatinhando ainda no uso das ferramentas novas! PS: Não tem tutoria pra admin não? rsrsrs Alegre Abraço Leandro Martinez Fala Tchê! 21h59min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)

Artigo com palavra errada

Tem um artigo com o nome Sapo-dourado que tem um trecho onde me parece estar errado, onde se lê "Desde 1989 não se avistou mais num indivíduo desta espécie". Não seria nenhum indivíduo ? Boas contribuições.

Merovínvio

O Senhor dos Anéis

Belanidia, passo aqui para agradecer pelo seu voto, o derradeiro a favor da página, no artigo O Senhor dos Anéis. Ele foi muito importante!

Herenvaryar ( Mensagens ) 00h36min de 22 de Outubro de 2007 (UTC)

Por quê?

Belanidia, por que ao mencionar qual o artigo em que eu precisava de ajuda, você simplesmente não entrou mais em contato? Seria porque você também votou para apagá-lo antes de me sugerir mudanças e me a ajudar a fazer um texto que não parecesse spam? Izaiascj 19h50min de 22 de Outubro de 2007 (UTC)

Oi amiga...

Uma passada rápida. Etou em falta contigo. Voltei a trabalhar, e ando bastante ocupada. Falo com você amanhã. Beijos. Luiza Teles 20h38min de 22 de Outubro de 2007 (UTC)

Peço tutoria...

Oi, Belanidia!

Daqui praí, vai o meu pedido de tutoria. Sou amiga de Jessé (Fields) e estou sendo muito bem recomendada (você sabe porque...) por EgídioCampos. Posso contar com sua ajuda?

Nayaragonc, 23:50 UTCo comentário precedente não foi assinado por Nayaragonc (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 08h25min de 23 de Outubro de 2007 (UTC)


Oi Belanídia:
Talvez eu possa participar do curso de acompanhamento tutorial indicado por você.
Não disponho de muito tempo pois antes do término deste ano preciso entregar um trabalho para uma equipe de alunos do curso de pedagogia mas, assim que puder, me iscreverei.
Obrigada pela sua atenção.

Rutmar 12h32min de 23 de Outubro de 2007 (UTC)


Podes ser...

...minha tutora? Cadastrei-me há pouco na Wikipédia e preciso da melhor orientação. Sou amiga de Jessé Campos (Fields, na Wiki...). Recomendou-me — e muito bem, por sinal — Egídio (você conhece, não?). Nayara, Nayarag 14h01min de 23 de Outubro de 2007 (UTC)

OK

Aceito que me proponhas para administrador. Não consigo resistir mais à pressão. Abraços. --João Carvalho deixar mensagem 14h19min de 23 de Outubro de 2007 (UTC)

Robson camargo

Oi voltei

acho q melhorei um pouquinho minhas edições!

mas se vc achar alguma coisa nos meus editares eh soh falar
A ultima vez vc me ensinou a diferenca de [] e[[]] um grande abraço e lembre-se uma dica ou duas por vez senao o cerebro queima

Robson Camargo 15h01min de 23 de Outubro de 2007 (UTC)

Então

  • Pois é, irei precisar sim de ajuda para edições futuras, caso meu artigo que mencionei se mantenha, pois ainda perde por 7 votos. Se o artigo se mantiver pretendo reescreve-lo num formato que possa parecer menos ainda com um spam, agradando até mesmo aqueles que o acusaram disso.Com a experiência e material que tenho sobre Tv e programação antiga, sinto que poderei contribuir demais com a Wikipedia.

Izaiascj 17h03min de 23 de Outubro de 2007 (UTC)

Que legal...

Foi conhecer você e saber como você é... Temos que nos falar mais por lá... Beijão. Alex Pereirafalaê 00h07min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

Oh, que pena....

...acabou-se o que era doce e o que era vidro(monitor)transformou-se num atlântico a nos unir. Obrigada, Lúcia. A gente se vê por aqui. Um beijo carinhoso.

  • Emprego novo, primeiros dias, sabe como é. Tô passando por aqui só para espiar. Outro beijo e té mais. Luiza Teles 10h08min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

Tutor

Querida Nídia, obrigada pela dica. Já me inscrevi.

Beijos da tua xará!

Nidia Martins 13h38min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

Reversão de voto

Não dá nada! Eu é que não tinha percebido que a votação havia se encerrado.

Ah, e linda a foto do puma no teu perfil! :D BeijosRobertogilnei 14h48min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

Agradecimentos

Obrigada pelos cumprimentos.
Abraços. Fernanda 16h40min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

Spammer

Oi Belanidia

Encontrei um spammer que já criou outra conta e já editou com IP, sempre inserindo esse link em diversos artigos. Tem alguma outra coisa se possamos fazer ?

Amplexos Sr. Tumnus msg 16h57min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

Obrigado, na próxima faço isso. Sr. Tumnus msg 17h00min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

Pedido de tutoria

Olá. Foi com muito agrado que recebi o teu convite para o programa de tutoria e venho desta forma pedir para, caso possas, ser o meu tutor. Obrigado SemNome1981 17h21min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

Caro Tutor...

Olá. Alegre

Obrigado pela resposta pronta.

Vou então aproveitar a tua oferta e peço que verifiques as minhas contribuições, de forma a poder melhorar os meus contributos futuros.
--SemNome1981 17h34min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

Oi

Muito obrigado pelo comentário carinhoso lá na minha página, sei que fiz um comentário meio indignado para a usuária novata sem pensar que isso poderia formar uma visão 'dark' sobre o projeto por parte dela, acho que fui meio na onda da indignação dela por terem deletado a página que ela criou. Como eu disse para o JSSX, tive problemas com administardores no começo, não só com adms, mais com usuários que estavam aqui a mais tempo, e hoje tenho um pensamento mais amplificado do projeto e mais maduro quanto as regras, só esqueço de discutir certos assuntos aqui e de questionar certas coisas feitas, mais enfim, eu gosto muito da Wikipédia, estou aqui a uns 6 meses ou mais, sei lá, e já aprendi muita coisa aqui, quanto a cultura de Portugal para a do Brasil, e gosto de apontar coisas que acho que são erradas, como no caso das cidades que já foi discutido. Espero continuar ajudando aqui, mais fico bastante envolvido nos artigos de música, banda, cantores enfim, e espero me expandir para outros lados, para outros assuntos. Desde já obrigado pelo comentário, como disse para o Fred, a Wikipédia precisa de pessoas que saibam dialogar, assim como vocês, porque as vezes vamos questionar algum usuário e logo sai briga, discussão. Mais foi bom essa conversa para mim ter uma consciência a certos comentários. Boas contribuições. Lucas Msg Here 17h56min de 8 de Outubro de 2007 (UTC)

Estou wiki-ausente...

...mas aprecio uma visitinha!... Minha querida Lúcia, tu já estás a par da escolha feita pela jovem amiga de Jessé, Nayara, certo? Pois ela escolheu Nayarag, declinando de Nayaragonc, que, por essa razão, pode e deve ser excluído. Tua nova pupila atende, então por Nayarag, certo? Dá notícia (aqui e/ou no Gtalk). EgídioCamposDiz! 18h36min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)

  • Porventura...esqueceste-me? EgídioCamposDiz! 20h02min de 24 de Outubro de 2007 (UTC)
  • Estado atual: ocupado! Sei, mas isso impede um... alôzinho? EgídioCamposDiz! 13h58min de 25 de Outubro de 2007 (UTC)
  • Que absurdo!... Só agora... é? Minha dileta tutora, estou-me cá num apuro: por eu ter apagado as páginas de Nayaragonc, redirecionando-as para Nayarag (escolha da usuária, como lhe disse...), recebi uma advertência do jovem admin Vinicius Siqueira (correta a atitude e o zelo dele!). Porém, vai-lá-vem-cá, ele me pediu que pedisse à usuária que pedisse tal remoção a um burocrata... Can you help me? More: do not demores so much assim! EgídioCamposDiz! 15h40min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)

Agradecimento

olá,agadeço-a por ter aceito ser minha tutora. Estou bastante feliz, pois ouvi maravilhas sobre a sua pessoa,e por estar começando minha participação na wikipedia , quero muito contribuir com uma boa formação da mesma. sei que já estas a par de minha escolha Nayarag e estarei aguardando instruções de início.

Abraços! Nayarag 23:32 UTC

Início do item 4.1 - Política de bloqueio: Tipos e graus de vandalismo

Conclusão de itens: 30% 3/10

Apesar das diferenças, vamos continuar debatendo de forma cívica e saudável!

(Obs.: Conforme combinado, esta mensagem está sendo enviada a todos os que estão na lista de interessados, caso não queira mais receber novidades apenas me avise.)

Obaaaaa! Parabéns a todos!

Sem dúvida este foi o item mais trabalhoso e mais "quente" até agora. Para nosso alívio e alegria, o próximo item direto (4.1) será bem mais light, porém mais rápido (apenas 4 dias).

De forma geral, acredito que o debate do último item (nº 3) ocorreu muito bem, ajudou a esclarecer muita coisa e, o melhor de tudo: a civilidade foi mantida mesmo quando não houve unanimidade em alguns itens específicos, e o conceito da cedência foi muito importante.

Gostaria de agradecer a todos que participaram ativamente e também ao interesse daqueles que apenas puderam acompanhar na leitura.

Fiz as alterações no esboço da nova política em: Wikipedia:Política de bloqueio/Nova política#Motivos possíveis para bloqueio, por favor confiram e corrijam editando diretamente se necessário. Notem que, desta vez, como não houve consenso totalmente claro em alguns itens, marquei de amarelo para nos lembrar a retomada no item 10: "Detalhes finais".

Só relembrando um conceito importante do consenso que foi dito nas mensagens anteriores:

Inevitavelmente, todos terão que abrir mão de pequenas coisas que acreditam (sobre a política de bloqueio em si) em benefício de uma solução viável e mais justa possível a curto/médio prazo. Se algo que você discorda fortemente estiver sendo amplamente aceito pela comunidade, não entre em pânico, pois o consenso pode se alterar no futuro. Mas temos que nos concentrar em soluções viáveis para evoluir o presente.

É isso. O debate para o próximo item está aberto! Para alívio de todos, o item a ser discutido é bem mais simples que o anterior: trata-se da definição dos tipos e graus de vandalismos.

Definição dos tipos e graus de vandalismo (leve, grave, reincidente etc.)

Note que este debate deve se concentrar somente na definição dos tipos e graus de vandalismos.

Será no próximo item, no item 4.2 (não no 4.1), a definição do número de avisos prévios necessários e as forças de bloqueios para cada tipo de vandalismo, além também da definição mais detalhada de como será feita a interpretação mais objetiva dos outros motivos definidos no item 3.

abraço e boa sorte novamente a todos!

PS: aos que perderam o debate dos itens anteriores:

Aos que não tiveram a oportunidade de participar dos debates anteriores: se ainda houver algo que não concorda ou se tem melhorias a propor, não entre em pânico! Ainda há estas opções para você:

Lembre-se: o consenso pode se alterar, e as políticas da Wikipédia não são escritas em pedra.

Lipe λ FML 03h17min de 25 de Outubro de 2007 (UTC)

Olá-contas

Gostaria de saber em relação a registro da minha assinatura em wikipedia de outras línguas... eu tenho que fazer uam nova conta para que eu possa ser identificado em outras wikipedias?

o comentário precedente não foi assinado por Willgo (discussão • contrib.)

  • Pois é... aquele parêntesis incomodava mesmo! he, he... Olá, mortal! Eu sou o ABOBORADO... Agora que você já sabe, será assombrado por mim toda a eternidade... -

Imagens

Bela, carreguei no início do artigo o logo do site citado na matéria e o antigo mascote do mesmo. Vejo em outras matérias sobre sites, principalmente na Wikipédia americana, imagens até de print da tela da página (veja [2]), e achei que fosse permitido. As imagens foram deletadas. Qual norma ela infrigiu para ser apagada se são de direitos autorais meus, ou seja do próprio editor? Izaiascj 16h48min de 25 de Outubro de 2007 (UTC)

Tempos e convite

Olá Lúcia (ou, melhor falando, Belanidia). Quanto tempo não nos falamos! Como é que você está?

Então, venho aqui por um outro motivo. Você deve conhecer o Wikinews, acredito eu. Gostaria que você contribuísse lá junto convosco. O projeto está passando por sérias dificuldades, sendo que estamos resolvendo, mas necessitando mais. Chamei, também há pouco tempo, o usuário Brunoy Anastasiya Seryozhenko. Ele faz um bom trabalho aqui, por isso, acredito que ele será uma das grandes forças de ajuda lá. Assim, acredito que você também é uma grande usuária, como ele, por isso, convido-te a participar lá, e, com sua experiência que acumulara aqui, contribuirá lá de uma forma sem tamanho.

O que me diz?

Ao aguardo de sua resposta. Abraços e boas contribuições. ArmagedonDiscussão 19h09min de 25 de Outubro de 2007 (UTC)

Olá

Oi Lúcia, de maneira alguma eu achei que você foi repreenciva, muito pelo contrário, foi super saudável a sua opinião quanto ao assunto, foi muito bom você me dar um toque sobre isso porque nós que estamos a mais tempo na Wikipédia temos uma malícia quanto a certos comentários, porque já conhece bem o ambiente, um novato não conhece, um comentário mal interpretado ou pesado igual eu dei para a Nidia seria uma tragédia, o usuário poderia se voltar contra o projeto e começar a vandalizar ou ter uma má impressão das pessoas que aqui estão, que não é o caso dela, que mostra conhecer bem as coisas e não se deixa influêciar. Nada como um bom dialogo para resolver as coisas. No comentário lá eu passei um pouco do ponto, fui escrevendo, escrevendo e quando vi já tinha esculaxado geral, não era minha intensão, queria dar um conselho para ela e acabei entrando na onda da indignação dela.

Sempre que precisar dar sua opinião sobre algum assunto que seja polêmico da minha parte, pode me dar um toque ou dar sua opinião traquila, sem problemas. Como você disse, mesmo que não concordarmos em algum ponto de vista poderemos ficar amigos sim. Alegre Boa tarde e boas contribuições. Lucas Msg Here 19h11min de 25 de Outubro de 2007 (UTC)

Olá Belanídia

Tudo bem? Entendido! Be cool! Vc foi gentil ao me recomendar um tutor e espero aprender, que é o que mais gosto de fazer na vida.

Beijos da Nidia Martins 19h59min de 25 de Outubro de 2007 (UTC)

Convite-intimação

Olá!

Agradeço o simpático convite, mas, pelo que pude entender, trata-se de participar de algum tipo de trabalho em grupo a começar no sábado, 27/10. Lamentavelmente, embora procure contribuir diariamente, nem sempre isso é possível e se houver um prazo de conclusão muito próximo (menos de 10 dias), seria arriscado contar com a minha participação. Todavia, caso precise do meu auxílio informalmente, não hesite em deixar uma mensagem.

Cordialmente,

Al Lemos 10h50min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)

Dúvida

Bela, já está com grupo formado para o Wikiactividade? Alegre Desta vez, não posso me contentar apenas com o bronze. Beijos. JSSX uai 13h09min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)

Bela, eu aceito entrar no grupo. No último Actividade perdi para o André e o Steelman. Vamos ver o que iremos conseguir agora! (rs) JSSX uai 17h13min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)

De nada

De nada...não sei se mereço o agradecimento....fui meio duro demais com ele... enfim, bom trabalho! Dantadd 15h31min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)

Tô aqui

Mas tô sem MSN, se quiser, tô com e-mail... Bjk Alex Pereirafalaê 16h46min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)

Por mim, nada contra, muito pelo contrário. Quanto ao resfriado, melhor, mas ainda com coriza, mas já tomando o meu coquetel de remédios...lol. Alex Pereirafalaê 16h52min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)

Bom dia... Acabei de acordar...hehehehe Oba, então, vamos trabalhar??? Beijão. Alex Pereirafalaê 12h48min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)

Pois é, é que já é sábado, acho que no mundo todo...lol. Não sei se viro a noite, mas que iremos trabalhar bastante, ah, isso iremos... Tô curioso... Bjk. Alex Pereirafalaê 12h56min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)
Já começarei... Bjus. Alex Pereirafalaê 17h27min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)
E acho que vamos precisar do quinto elemento....hahahahaha Alex Pereirafalaê 17h29min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)
Como vc não tá online, já me atraquei com o espanhol. Alex Pereirafalaê 17h58min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)
Mais à noite, continuo a tradução, neste momento, tô de camisa e gravata no trabalho...hehehehe Alex Pereirafalaê 17h48min de 29 de Outubro de 2007 (UTC)

Azulando muitos links? Pelo que eu vi, o trabalho tá rendendo... Eu só criei mais um..Tristeza mas darei um jeito nisso, essa noite... E desde já está convidada para o meu casório, no MSN te falo mais...hehehehe Alex Pereirafalaê 17h30min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)

Boa tarde, querida... Estava zelando pela Wikipedia, bloqueando uns socks e nem tive tempo de azular, hoje... Se der, mais tarde faço isso... E preciso falar-lhe, mas faço isso pelo nosso canal alternativo...hehehehe Alex Pereirafalaê 15h43min de 31 de Outubro de 2007 (UTC)

Do seu tutorado

Queria saber como coloca img na minha pag inicial --Setnab1998 17h15min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)

Olá, Belanidia. Gostaria de saber se é possível movimentar o artigo acima para Caapor, que é a grafia correta conforme pode conferir em dicionários como o Houaiss. Na WP:PT prefere-se a grafia conforme a norma em vigor, que determina que sons de palavras indígenas com K devem ser escritas com C. Abraços. --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 18h20min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)

Obrigado pela compreensão, Belanidia! Cumprimentos! --Tonyjeff ¿Uíqui-o-quê? 18h38min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)

Reciclegem e correção

Caro coléga de wikipédia, não possuo mais tempo de participar do projeto de reciclagem e correção gramatical, devido que estou envolvido no projeto de Física. Acredito que você deva continuar no projeto, convidando outros editores e outros colaboradores.

                  De Rodrigoedp 22h56min de 26 de Outubro de 2007 (UTC)

Robson edição

oi belanidia

que bom q vc apareceu

te escrevo no domingo com mais calma

abraços robson

Momento de folga...

...no trabalho e, olha eu aqui! Lúcia, querida, estou concentrada nas minhas novas atividades. Afinal, fiquei 4 meses parada. É mol ou mole!? Por falar nisso, nunca deixo de passar por lá e sempre verifico se tem mensagem sua na minha página de discussão (adoro receber suas mensagens sempre "de bem com a vida"). Té mais, beijo de Lu.

    • Oi Lúcia, se estiver por aí, olhe para mim aqui e me diga o que fazer, por favor. Obrigada. Luiza Teles 20h18min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)
Isso é que se chama guerra de edições? (hehehe). Beijo (como vê, continuo a perguntar) Luiza Teles 20h19min de 27 de Outubro de 2007 (UTC)

Olá

A pergunta era sobre a tradução de jazz que estou fazendo... gostaria de saber se você tem interesse em olhar o artigo que estou a traduzir.

até logo. um abraço. Bill.baritono 10h25min de 28 de Outubro de 2007 (UTC)

copias robson

oi belanidia aqui eh o robson bom, as vezes tenho algum tempo para edições outras vezes, muito pouco. recebi esta primeira nota abaixo, q vc tomou conhecimento com uma nota de

'Você modificou/criou o artigo Osmar Rodrigues Cruz com trechos copiados de http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=personalidades_biografia&cd_verbete=821, o que não está de acordo com a política da Wikipédia.'

nao me lembrava de ter copiado nada entao enviei uma nota ao emisssor com o texto abaixo

=====

Oi dantadd vc assume que eu copiei um artigo do itau cultural mas eu trabalhei cinco anos com o osmar sob sua supervisao direta e tenho um trabalho sobre o osmar publicado e se vc ler o livro do osmar ele cita meu trabalho eu posso ter copiado eh de minha dissertacao de mestrado que foi feita no tps com supervisao direta do osmar e publicada na eca/usp com supervisao direta de jaco guinsburg vc poderia dizer que trecho eu copiei do itau cultural pois o itau cultural pode ter copiado de meu trabalho nao pude acessar o q foi feito pois nao aparece no site Obrigado. Dantadd 13h47min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)

============

eu robson estava achando estranho e eu pedia apenas q ele me dissesse q trecho estava igual, pois nao me lembrava de ter copiado nada para mudar ou sei lah!

ai recebo a resposta abaixo

=

Robson, não me tome por um idiota. O artigo que você criou sobre Osmar Rodrigues Cruz é cópia perfeita desta página: http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_teatro/index.cfm?fuseaction=personalidades_biografia&cd_verbete=821 , até mesmo a nota de rodapé é idêntica. É um evidente copia e cola. Já se eles copiaram de você antes, é um problema que não cabe a Wikipédia resolver. Dantadd 16h21min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)

===

bom, eu robson estava a frente de uma questao de total confusão.

Nao eh a primeira vez q acontece, certas pessoas tratam muito mal quem chega e erra, se fosse o caso, pensava em receber uma nota com algo como olhe com mais atencao o paragrafo tal, etc..

jah que so existem duas publicacoes sobre o osmar, uma eh do proprio e da filha e outra minha

nao procurei aprofundar o caso pois certametne havia um mal entendido q podia se complicar

ai eu, robson, mandei a seguinte nota

=

desculpe relaxa.... em nenhum momento pensei q vc eh um idiota, desculpe se pareceu assim. Nao entrei nesse projeto pensando que haviam idiotas na sua administração, pois eu tambem seria um. Sobre o artigo, se vc assim acha, que eh copia escarrada se a voce prefere duvidar do que eu escrevi. Também nao cabe também a mim resolver esta questao. Estou nesse projeto para me divertir e ajudar pessoas. Então fica como esta, como vc deixou. Não divido a vida e o mundo entre idiotas e não idiotas. Eu sou professor, lido a vida toda com pessoas que não sabem (eu mesmo "soh sei que nada sei"), e nao os acho idiotas, pois ninguem tem obrigação de saber nada. Isto eh o bonito atraz da wiki um pequeno passo pras pessoas terem uma melhor informação. So queria entender que trecho era para modificar ou dar outra saida Estou querendo ajudar e não procurar inimigos abraços e espero que alguém edite o artigo de ORC a seu contento robson correa de camargo Robson Camargo 20h15min de 20 de Outubro de 2007 (UTC)

===

entendo q devem haver muitos vandalos, o que deixa certas pessoas cansadas de tanto ir atras de uma info correta.

mas sei q ha recomendacoes na wikipedia de tratar bem as pessoas, pois soh assim se cosntroi um trabalho em equipe.

eu simplesmente nao pretendo levar a questao adiante so sei q o autor anda corrigindo minhas intervencoes na wiki o q tem feito de forma correta q eh o que interessa.

acho horrivel esta coisa da wikipedia nao ter nomes reais, parece q todo mundo esta se escondendo atras de nomes ficticios, como se estivessem fazendo coisas sem responsabilidade mas isto eh assim e nao quero mudar. quando entrei me chamaram de egocentrico

ms nao foi a toa q a wiki eh, ou pretende ser, uma anti-torre de babel.

bom descrevi isto para q vc entenda o meu ponto de vista sobre o que aconteceu qualquer duvida eh soh falar como disse pra vc to querendo aprender e pode me falar oi oparagrafo tal ta errado, nao faça assim etcc. etc.. eh so ser gentil. neh? assim eu tento melhorar na proxima

um grande abraço e

ate a proxima Robson Camargo 11h31min de 28 de Outubro de 2007 (UTC)

...estas mal-traçadas linhas...etc e tal... por dois motivos: o primeiro e o segundo, a ser que aquele vem antes deste, a saber:

  1. Tu és a melhor luso-wiki-admin e não se discute;
  2. Gostava (como tu usas dizer...) de sugerir-te — melhor: sugerir à wiki-comunidade, porém por teu intermédio (disso não abro mão!) — faça incluir nas orientações gerais aos wikipedistas algo semelhante àquela que já se viu aqui, ali e acolá: "Não morda os novatos!" (lembras?), mas que parece andar um pouco meio muito desaparecida... — Sim! Mas, afinal, qual é a sugestão? — hás de estar perguntando. Ao que te direi: — Fazer incluir, nas páginas de quem aderir à idéia, um novo e revolucionário dístico: "Não morda os veteranos (eles também merecem respeito)!".
Muito bem. Isso feito, pequenita justificativa: estou convicto de uma tal inovadora, ainda que aparentemente ingênua, medida, terá o condão, a virtude maravilhosa de quer prevenir, quer curar muitos males. Muitos desentendimentos, senão todos, podem ser cautelarmente debelados quando se está de coarção desarmado e... munido daquela receita que bem conheces: "Em amor fraternal, tende terna afeição uns para com os outros. Tomai a dianteira em dar honra uns aos outros. [Romanos 12:10].
Considera, agora, por fim, a derradeira nota: esta é a mais preciosa colaboração que eu ofereço à nossa Wikipédia. Talvez a única importante.
Wiki-carinho! EgídioCamposDiz! 00h00min de 29 de Outubro de 2007 (UTC)

Boletim do debate sobre a nova política de bloqueio: Mudança das datas

(Obs.: Conforme combinado, esta mensagem está sendo enviada a todos os que estão na lista de interessados, caso não queira mais receber novidades apenas me avise.)

O debate continua!

Bom dia a todos!

Já chega o tempo de festas, mas o debate continua!

O debate sobre o item 4.1: Tipos e graus de vandalismo foi prorrogado para o final do dia 30 de outubro. Tive que fazer isso porque o debate desse item ainda não chegou a conclusão clara nenhuma, ou seja: talvez pelo tempo previsto calculado muito curto, poucos puderam participar e o assunto não foi bem explorado.

Ao prorrogar a data desse item eu aproveitei e "alarguei" o intervalo de tempo disponível para o debate dos próximos itens. Os motivos podem ser encontrados em: #Mudança das datas.

Fiz isso principalmente por dois motivos: 1. pela nossa experiência até o momento que nos mostrou ser necessário um pouco mais de tempo para cada item e 2. porque está chegando o período de festas em que o movimento da Wikipédia cai naturalmente.

Com esse "alargamento" das datas a previsão para o fim do debate foi para o dia 9 de fevereiro de 2008, mas creio que valerá a pena, pois esse é um dos assuntos mais complexos já discutidos até hoje, e de interesse geral da comunidade.

Dica: Não se esqueçam de agregar à sua agenda a agenda que criei no Google Agenda: XML Feed, pois dessa forma fica mais fácil de acompanhar as datas previstas.

Vamos lá, temos mais dois dias então para o seguinte item:

Vamos definir com mais clareza os tipos de vandalismos.

abraço! --Lipe λ FML 03h45min de 29 de Outubro de 2007 (UTC)

Leila apresentando-se

Olá Belanidia Fico feliz de ter um apoio. Estou meio confusa. Coloquei um texto e ele era do blog que me pertence Raimundo Jinkings. Pensei que sendo meu n~~ao haveria problema. Mas foi tirado do ar. E aí fiz alterações mis. Acabei substituindo o texto quase 80%. E mesmo assim não sei como fazer para recolocá-lo. Já tentei editar e salvar varias vezes. Obrigada

O texto é de minha autoria. o comentário precedente não foi assinado por Leilaj (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 20h54min de 29 de Outubro de 2007 (UTC)

(

me abandonaram...


bom, voltei, mas nao la muito bomo comentário precedente não foi assinado por GLDC (discussão • contrib.) BelanidiaMsg 22h00min de 29 de Outubro de 2007 (UTC)

aula 1 : )

Eu realmente coloqquei igual ao do blog (que é meu e de minha autoria). Depois com o aviso eu fui melhorando e acabou que refiz totaçlmente e acrescentei mais dados. que alívio, não me esqueceram :P

http://pt.wikipedia.org/wiki/Raimundo_Jinkings

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação, pesquisa Não esqueça de avisar o editor com

Raimundo Jinkings



Caro usuário,

Nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes !

Você modificou/criou o artigo Raimundo Jinkings com trechos copiados de http://raimundojinkings.blogspot.com, o que não está de acordo com a política da Wikipédia.

Exceto se se tratar de material no domínio público ou se tiver a autorização expressa do autor, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes. O motivo é simples: os direitos de autor estão defendidos por legislação adotada por todos os países do mundo, e se um autor se sentir lesado pode processar a Wikipédia, o que pode provocar danos muito sérios ao projeto.

Se você for o detentor dos direitos de autor do texto copiado, por favor envie uma autorização conforme descrito em Wikipedia:OTRS.

Note no entanto que o que está protegido por direitos de autor é a expressão artística da informação e não a própria informação. O que isto significa é que você pode utilizar a informação obtida de fontes exteriores desde que a expresse pelas suas palavras. Ou seja: não pode copiar os textos, mas pode reutilizar a informação neles contida.

Obrigado. Leila J 19h48min de 29 de Outubro de 2007 (UTC)


Um pouco de Raimundo Jinkings

(1927-1995)

Se falar da historia social, cultural e política brasileira, há que falar de Raimundo Jinkings, livreiro, jornalista e dirigente comunista, que exerceu importante liderança em Belém do Pará.

Nascido entre os trabalhadores rurais, no pequeno povoado, de Curumim, distrito do município de Santa Helena, Maranhão, teve infância pobre. Desde cedo aprendeu os diversos ofícios que lhe garantiriam a sobrevivência enquanto aprendia, com o pai, as primeiras letras. Mal entrava na adolescência quando, na sua avidez de saber, em meio aos pertences de seu pai, descobriu e leu o livro do filósofo alemão Schopenhauer, “As dores do mundo” onde aprendeu que as lutas dos outros povos do mundo são as mesmas lutas do nosso povo. Ao mesmo tempo, experimentou as razões do sofrimento do povo e sua vontade de fazer justiça. Aprendeu muito cedo a visão de que a história do mundo é resultado da eterna luta entre opressores e oprimidos e de que o esforço coletivo e organizado pode transformar o sonho da justiça social em realidade..

Muito jovem, trabalhando como jornalista e bancário, Jinkings dedicou-se às lutas de resistência dos trabalhadores contra a exploração capitalista e por sua emancipação econômica e política.Assumiu o comando do movimento sindical no Pará, liderando o combativo CGT – Comando Geral dos Trabalhadores – cuja luta pelas reformas de base, urbana e agrária, organizou e fortaleceu o movimento dos trabalhadores do campo e da cidade.

Era dirigente sindical bancário e presidente regional do Comando Geral dos Trabalhadores (CGT) e integrava também os quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB) quando foi deflagrado o golpe militar de 1964, que objetivou impedir a transição de uma democracia limitada para uma democracia com ampla participação popular no país.

Como milhares de brasileiros no Brasil que resistiram à ditadura militar, pelas reformas sociais, por democracia e liberdade, Jinkings foi preso, teve seus direitos políticos cassados e foi sumariamente afastado de seu emprego em um banco estatal, pelo Ato Institucional n. 5 (o famigerado AI-5), de 13/12/1968, que intensificava o processo repressivo instaurado com a ditadura militar.

Quando saiu da prisão foi nos livros que buscou uma alternativa de sobrevivência. Leitor voraz, havia reunido em sua casa um rico acervo de livros, que comprava pelo reembolso postal, numa época na qual Belém carecia de livrarias. Foi esse contato próximo com editoras do sul do país que o converteu em seu representante na cidade, dando origem à Livraria Jinkings [1], ainda hoje um marco na vida cultural paraense.

Na condição de livreiro, Jinkings exerceu importante atividade formativa e política, preservando seu espírito combativo mesmo diante de um Estado autoritário, que visava impedir a qualquer custo o pensamento emancipador. A Livraria fundada por ele converteu-se em um ponto de encontro de estudantes, professores, artistas e intelectuais em geral, que buscavam ali não somente uma literatura crítica, mas também um espaço de discussão e reflexão sobre os rumos do país.

Raimundo Antonio da Costa Jinkings casou-se, em Belém, e teve cinco filhos com Mª Isa Jinkings: Nise, Leila, Toninho, Álvaro e Ivana.

Seu amor aos livros e sua luta política pela construção de uma sociedade igualitária foram as forças que impulsionaram e deram sentido a sua vida e ao seu itinerário de coerência e coragem.

Visite o Blog Raimundo Jinkings [2]


[editar] == já forma feitas as substituições. == texto a negrito

Leila J 22h29min de 29 de Outubro de 2007 (UTC)

ULTIMA EDIÇÃO DO TEXTO PARA PUBLICAR

Um pouco de Raimundo Jinkings

(1927-1995)

Quando se falar da historia social, cultural e política brasileira, há que se lembrar de Raimundo Jinkings,livreiro, jornalista e dirigente comunista, que exerceu importante liderança em Belém do Pará.

Nascido entre os trabalhadores rurais, no pequeno povoado, de Curumim, distrito do município de Santa Helena, Maranhão, teve infância pobre. Desde cedo aprendeu os diversos ofícios que lhe garantiriam a sobrevivência enquanto aprendia, com o pai, as primeiras letras. Mal entrava na adolescência quando, na sua avidez de saber, em meio aos pertences de seu pai, descobriu e leu o livro do filósofo alemão Schopenhauer, “As dores do mundo” onde aprendeu que as lutas dos outros povos do mundo são as mesmas lutas do nosso povo. Ao mesmo tempo, experimentou as razões do sofrimento do povo e sua vontade de fazer justiça. Aprendeu muito cedo a visão de que a história do mundo é resultado da eterna luta entre opressores e oprimidos e de que o esforço coletivo e organizado pode transformar o sonho da justiça social em realidade.

Muito jovem, trabalhando como jornalista e bancário, Jinkings dedicou-se às lutas de resistência dos trabalhadores contra a exploração capitalista e por sua emancipação econômica e política. Assumiu o comando do movimento sindical no Pará, liderando o combativo CGT – Comando Geral dos Trabalhadores – cuja luta pelas reformas de base, urbana e agrária, organizou e fortaleceu o movimento dos trabalhadores do campo e da cidade. Integrava, ainda, os quadros do Partido Comunista Brasileiro (PCB) quando foi deflagrado o golpe militar de 1964, que objetivou impedir a transição de uma democracia limitada para uma democracia com ampla participação popular no país.

Como milhares de brasileiros no Brasil que resistiram à ditadura militar, pelas reformas sociais, por democracia e liberdade, Jinkings foi preso, teve seus direitos políticos cassados e foi sumariamente afastado de seu emprego em um banco estatal, pelo Ato Institucional n. 5 (o famigerado AI-5), de 13/12/1968, que intensificava o processo repressivo instaurado com a ditadura militar.

Quando saiu da prisão foi nos livros que buscou uma alternativa de sobrevivência. Leitor voraz, havia reunido em sua casa um rico acervo de livros, que comprava pelo reembolso postal, numa época na qual Belém carecia de livrarias. Foi esse contato próximo com editoras do sul do país que o converteu em seu representante na cidade, dando origem à Livraria Jinkings [1], ainda hoje um marco na vida cultural paraense.

Na condição de livreiro, Jinkings exerceu importante atividade formativa e política, preservando seu espírito combativo mesmo diante de um Estado autoritário, que visava impedir a qualquer custo o pensamento emancipador. A Livraria fundada por ele converteu-se em um ponto de encontro de estudantes, professores, artistas e intelectuais em geral, que buscavam ali não somente uma literatura crítica, mas também um espaço de discussão e reflexão sobre os rumos do país.

Raimundo Antonio da Costa Jinkings casou-se, em Belém, e formou uma família com Mª Isa Jinkings, com quem teve cinco filhos: Nise, Leila, Antônio, Álvaro e Ivana.

Seu amor aos livros e sua luta política pela construção de uma sociedade igualitária foram as forças que impulsionaram e deram sentido a sua vida e ao seu itinerário de coerência e coragem.

Visite o Blog Raimundo Jinkings [2]

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Raimundo_Jinkings"

Leila J 01h33min de 30 de Outubro de 2007 (UTC) RV

Oi

Te vi nas mudancas recentes e vim so' te dar um oi e um beijinho! Vou dormir agora. --Nice msg 09h07min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)

ESPERO A LIBERAÇÃO O ARTIGO ESTA TOTALMENTE REVISADO E FOI SUBSTITUIDO

VER A PRIMEIRA VERSAO E A ULTIMA, JÁ QUE FUI EDITANDO AOS POUCOS. OBRIGADA

ME PREOCUPO PQ JÁ FOI FEITA DIVULGAÇÃO NO BLOG, QUE ESTA NA WIKI.


Leila J 12h15min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)

Oi

Dei mais uma mexidinha. Você trabalha à noite toda e depois dorme? Bom dia, então.

Oi

ESQUECI DE ASSINAR ACIMA :p

bjs Leila J 12h34min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)

Valeu!

Obrigada, Bela

Estou aguardando entao! Só pra sintetizar, pq fiz tanta alteraçao, que pode atrapalhar. Fiz a primeira versão, que realmente foi copiado do blog. Embora não haja questão de DA, já que esse texto do blog é tb meu. Aí fui editando, editando, editando.... Mas o que vale é o primeiro e o último editado, certo? bj Leila J 14h26min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)

Oi Bela! Vi que inseriu mais informações no nosso dinossauro Alegre. No entanto, parece que existem duas seções redundantes: a primeira (que tinha sido traduzida por mim, do espanhol) e a segunda (traduzida por ti, do inglês creio). O que podemos fazer para melhorar isso? Abraços! JSSX uai 17h37min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)

Bela, sua seção está mais completa. Se quiser, pode remover a minha. Temos que ilustrar o artigo. Abraços! JSSX uai 17h43min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)


Belanídia


Antes de inscrever-me para o programa de tutoria, achei melhor aprender um pouco mais e solicitei o acompanhamento de um tutor. Mais adiante, se eu encontrar tempo disponível, farei o curso.

Rutmar 19h24min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)

: (

Puxa, mas é assim tão demorado para liberar um texto? Noooossa...

(

Leila J 19h48min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)

RE:Administração

Obrigado amiga Bela nidia ! Abraços --João Carvalho deixar mensagem 22h54min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)

Que demora!

Puxa, mas será que tem que demorar tanto? Tanto tempo assim....

Leila J 23h15min de 30 de Outubro de 2007 (UTC)

ok vou cuidar

Tá bom, obrigada. Accho que ele é mais ou menos unanimidade, não vai haver problemas.Ãssim que tiver pronto te aviso bjs

Leila J 01h38min de 31 de Outubro de 2007 (UTC)

Olá

belanidia estou esperando instruçoes suas para começar a iniciar minha estadia por aqui estou aguardando resposta.

bjus. Nayarag00h57min 29 de outubro de 2007 (UTC)

sindicato dos artistas e tecnicos

OI belanidia

bom dia

abri um esboço sobre o sindicato dos artistas e tecnicos em espetaculos de diversoes depois percebi que deveria ter aberto sindicato dos artistas e tecnicos em espetaculos de diversoes do ESTADO DE SÃO PAULO, pois tem outro no rio e talvez mais em outros estados

se pode consertar pra mim, pois eu nao tenho a minima ideia de como faze-lo abraços

robson Robson Camargo 06h17min de 31 de Outubro de 2007 (UTC)(esqueci de assinar pra variar)

Quando puder,...

... minha eterna tutora (hehehe), e por favor:

  • Coloque os "aboborados" 1 e 2 lado a lado na minha página de usuário - tentei mas as criaturas, assim como o criador, são "assustadoramente teimosas" (Akakakakak - Lu rindo com AK).
  • Vê o artigo Craós, o que falta (categorizar, wikificar, etc).

Obrigada, um grande beijo procê e té qualquer hora. Luiza Teles 09h05min de 31 de Outubro de 2007 (UTC)

Olá

Olá Bela,

Obrigado pela palavras, mas realmente não quero voltar a ter o estatuto, pelo menos não por enquanto. Obrigado mesmo assim. Tilgon Zinmi 12h02min de 31 de Outubro de 2007 (UTC)

duvidas

Bela, Então estou fazendo outro texto por outro caminho, depois do que me instruiu. Ah que trabajo! Antes de fazer outra asneira, te pediria alguns esclarecimentos: pelo que entendi, entao faço um texto mais biográfico, mais convencional. E daí há links onde se levam a vários outros textos disponíveis? Por exemplo o blog dele, o blog de alguns intelectuais que o citam, noticias etc? É isso? E fotos, posso botar? te agradeço. Tô dando trabalho, né. bj Leila J 12h19min de 31 de Outubro de 2007 (UTC)

Albertossauro

Bela, como você deve ter notado, eu havia alterado o estilo das referências no artigo Albertossauro. Vi que você melhorou a aparências das referências. Ficou ótimo!

Quanto à tradução, com relação ao artigo em espanhol, parece que eu traduzi tudo. Quanto ao artigo em inglês, falta completar a seção Paleobiology e traduzir a seção Paleoecology. Poderia me ajudar? Abraços e boas contribuições! JSSX uai 17h44min de 31 de Outubro de 2007 (UTC)

Beeeelaaaaa!

)

Bela, queria perguntar mais algo: é costume citar as fontes? Olhei na do Noan Chomski, p.e., e não encontrei citação. Não me deixe, tá?~ Me empolguei escrevendo e está praticamente pronto. Deixei até o estudo de lado. bj Leila J 18h08min de 31 de Outubro de 2007 (UTC)