Usuário(a):Lussanica/Santa Helena (Paraná)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados de Santa Helena, veja Santa Helena (território) (desambiguação).
Santa Helena (território)
  Município do Brasil  
Pôr-do-Sol visto do Condomínio Marinas
Pôr-do-Sol visto do Condomínio Marinas
Pôr-do-Sol visto do Condomínio Marinas
Símbolos
Bandeira de Santa Helena (território)
Bandeira
Brasão de armas de Santa Helena (território)
Brasão de armas
Hino
Gentílico santa-helenense
Localização
Localização de Santa Helena (território) no Paraná
Localização de Santa Helena (território) no Paraná
Localização de Santa Helena (território) no Paraná
Santa Helena (território) está localizado em: Brasil
Santa Helena (território)
Localização de Santa Helena (território) no Brasil
Mapa
Mapa de Santa Helena (território)
Coordenadas 24° 51' 36" S 54° 19' 58" O
País Brasil
Unidade federativa Paraná
Municípios limítrofes Entre Rios do Oeste, Missal e Diamante d'Oeste
Distância até a capital 619 km
História
Fundação 26 de maio de 1967
Administração
Prefeito(a) Rita Maria Schimidt (PP)
Características geográficas
Área total [1] 758,229 km²
População total (Censo IBGE/2010[2]) 23 425 hab.
Densidade 30,9 hab./km²
Clima Subtropical (Cfa)
Altitude 258 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000 [3]) 0,799 alto
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 312 869,702 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 13 106,14

Santa Helena é um município brasileiro do estado do Paraná. Localiza-se a uma latitude 24º51'37" sul e a uma longitude 54º19'58" oeste, estando a uma altitude de 258 metros. Sua população estimada em 2010 é de 23.425 habitantes. Trata-se uma cidade em franco desenvolvimento. Agricultura, comércio, indústria, e principalmente turismo estão em constante desenvolvimento, para dar ao morador uma melhor qualidade de vida e ao turista, experiências únicas.

Santa Helena está localizada no centro da Costa Oeste do Paraná, às margens do lago de Itaipu. Na formação deste lago, a cidade teve tomado um terço de seu território. Foi nesta ocasião que passou a ser conhecida como A TERRA DAS ÁGUAS. Hoje, tem apenas um acesso por terra, ficando praticamente ilhada do restante do estado.

A Prefeita atual é Rita Maria Schimidt e seu vice é Edimar Santim (Nego Santin).

História[editar | editar código-fonte]

O Município de Santa Helena teve origem em um projeto de apropriaçao pela Madalozzo de Erechim - RS e outros, às margens do Rio Paraná. As primeiras famílias desembarcaram no Porto de Santa Helena por volta de 1920 e encontraram, nesta região, um contingente razoável de ingleses que exploravam madeira e erva-mate. Em 1924, o Município foi palco de algumas ações da legendária Coluna Prestes, que, em sua passagem pela região, expulsou os ingleses deste território. Só então, através da Lei Estadual nº 5.497, de 3 de fevereiro de 1967, e instalado em 29 de dezembro de 1968, o Município de Santa Helena, sendo nesta mesma data desmembrado de Medianeira e Marechal Cândido Rondon. O primeiro prefeito foi Arnaldo Weisseimer, e Paulo Sinval Prates o primeiro presidente da camara de vereadores.

Colonização[editar | editar código-fonte]

A região do Oeste do Paraná que compreende o município de Santa Helena atualmente teve sua colonização baseada na exploração da madeira e da erva-mate a partir de meados do século XIX. Esse trabalho era realizado principalmente por estrangeiros argentinos e paraguaios que eram denominados de peão ou mensus, termo que remete a forma como era realizado o pagamento por seu trabalho, mensalmente. Essa forma de exploração era chamada de obrages.[5][6]

Em 1858 Domingos Barthe, devoto de Santa Helena (território), fundou o porto de Santa Helena e deu início as atividades da Companhia Domingos Barthe, que também realizava a exploração da madeira na região, dentro do sistema de obrages. Esta se manteve em funcionamento até a década de 1930.[5][6]

Em meados de 1920 inicia-se a colonização da região por imigrantes colonos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, que chegavam principalmente através da Colonizadora Alegretti e da Colonizadora Meyer, Annes & Cia. Essas empresas colonizadoras recebiam incentivos do governo para trazer famílias que viessem morar na região. Os principais atrativos para esses colonos eram as terras férteis e de baixo preço existentes e a oportunidade de aumentar seus rendimentos.[5][6]

Esses migrantes se fixaram onde atualmente é chamado de Santa Helena Velha. Em sua maioria eram descendentes de italianos, alemães e poloneses, e, de início, se estabeleceram no local em pequenas propriedades produzindo apenas para a subsistência. Em Santa Helena Velha há um memorial a esses pioneiros que eram principalmente as seguintes famílias: Ferri, Prati, Gallo, Furlanetto, Tafarell, Thomé, Bertoncini, Fantinel, Bortolini, Noro, Cristófoli, Basso, Federizzi, Galeano, Paredes, Nadai, Nichetti, Fochezatto, Martinez, Agostini, Cattani, Chielli, Zanetti, Coppini, Colombelli, Pedretti e Castelli. [5] [6]

Turismo[editar | editar código-fonte]

Por se localizar às margens do Lago de Itaipu, Santa Helena conta com um grande potencial turístico, que juntamente com a agricultura e a atividade industrial compõe o PIB da cidade. Durante a temporada de verão a cidade recebe aproximandamene 10 mil pessoas, grande parte proveniente dos países vizinhos Argentina e Paraguai. Os principais pontos turísticos de Santa Helena são:

  • Lago de Itaipu

Lago artificial que surgiu pelo represamento das águas do Rio Paraná quando da construção da Itaipu Binacional, em 1982. É um dos maiores lagos do mundo, com 29 milhões de metros cúbicos e 20 km de extensão em linha reta. Abriga diversas espécies em extinção e, na água, peixes nativos criados para compensar o desequilíbrio causado pela formação do lago. Possui diversas praias em suas margens e é palco de diversas competições e esportes náuticos.

  • Marinas de Santa Helena Cowntry Club

Nas margens do Lago de Itaipu, o Condomínio Marinas de Santa Helena é um local de extraordinária beleza que prova que é possível conciliar turismo com conservação ambiental. São 185 lotes urbanizados, completa estrutura recreacional, clube com sede social, quadras poliesportivas, quadra de tênis, minigolf, atracadouro e marina. Este condomínio demonstra na prática o potencial do Lago de Itaipu, para o desenvolvimento sócio-econômico da região, com excelente qualidade de vida.

  • Base Náutica

Com 1987mª de área construída, possui marina, deck, garagens de barcos, área para realização de eventos. A estrutura foi construída em 1997 para os jogos mundiais da Natureza, em um espaço de 116 hectares de área verde às margens do lago de Itaipu. No farol de 25 metros de altura, se tem uma visão privilegiada de toda a cidade e parte do lago de Itaipu.

  • Morro dos Sete Pecados

É o segundo ponto mais alto do município, de onde se pode observar a maravilhosa paisagem do Lago Itaipu e de seu entorno. Excelente ponto natural de observação.

  • Refúgio Biológico de Santa Helena

Um istmo, com área total de 142,1 km , é uma unidade de conservação ambiental, que existia exemplares representativos da flora. A reserva foi oficialmente criada pela Itaipu Binacional no ano de 1984, com o objetivo principal de resgatar a fauna, por ocasião da formação do reservatório do lago de Itaipu e proteger. Propicia os estudos e pesquisas dos componentes naturais da região. O refúgio foi reflorestado pela Itaipu em 1981 tendo sido cultivadas 46 espécies, sendo 27 nativas. Ainda encontramos as variedades plantadas no processo de regeneração natural, distintas das matas nativas da região. A reserva abriga uma abundância de espécies da flora e fauna, inclusive espécies em risco de extinção. As estrutFIA DA Fabiana Moura uras existentes no espaço são as trilhas interpretativas com identificação de algumas plantas utilizadas para educação ambiental e recreação, e uma torre com 42 metros de altura, para observação do parque, de acesso restrito.

  • Balneário de Santa Helena

Área de lazer localizado às margens do Lago Itaipu, com 86 hectares , arborizada e bem cuidada. O espaço tem uma excelente infra-estrutura de quiosques, churrasqueiras, tobogã, quadras poli esportivas, local para acampamento com barracas e trailer, lanchonetes, sanitários, galpões para realização de eventos (festas, exposições, festivais, entre outros) e área para estacionamento. É possível também praticar esportes náuticos, pesca esportiva e caminhadas no calçadão a beira da praia fluvial com 950 metros de orla. Seu lugar ao sol está garantido, aliando diversão e tranqüilidade, pois a praia possui um "Shopping Center" anexo. De dezembro a fevereiro são realizadas diversas atividades, presenteando o público com opções náuticas desportivas e recreativas. Todo o espaço interno encontra-se identificado com sinalização de uso turístico. O visitante poderá obter informações gerais acerca do empreendimento nos idiomas português e espanhol através de sua central de informações.

Praia Nova
  • Pesca Esportiva

Águas calmas e límpidas somadas a paisagens exuberantes são um cenário ideal para os amantes da pescaria. Em Santa Helena, eles podem encontrar em grande quantidade a Curvina e o Tucunaré. Além destas, várias outras espécies encontradas, que torna rica a opção da pescaria.

Na passagem da Coluna Prestes pela cidade, em 1925, uma ponte foi queimada, para impedir a passagem das tropas legalistas. A ponte foi construída em 1900 e suas ruínas continuam lá, como patrimônio histórico do município, conhecido como “Ruínas da Ponte Queimada”. Próximo à ponte um monumento homenageia as tropas de Luís Carlos Prestes, considerado o “cavaleiro da esperança”. A escultura foi projetada em 1996 por Oscar Niemeyer.

  • Cristo Explendor

Um monumento religioso contempla a grande religiosidade da comunidade de Santa Helena (território). Uma estátua de Jesus Cristo é um convite a fiéis de todas as religiões e crenças. A obra foi iniciada em 1999, no mandato do prefeito Silom Schimt, a previsao era para ser inaugurada no ano de 2000 pois Santa Helena completaria 33 anos idade de Cristo, mas devido a inumeros atrasos de ordem de planejamento a sua inauguração foi em 31 de dezembro de 2004 ultimo dia de mandato do entao prefeito, conta com capela, para as orações e uma réplica de 1 metro de altura no seu interior. A estátua tem 12 metros de altura. É a maior estátua de bronze da América Latina. Conta com rampa, para auxiliar a subida dos visitantes e fiéis. O turismo religioso movimenta cada vez mais pessoas no mundo em busca do pagamento de promessas, ou até para fazê-las. O nome de Explendor foi dado por Jandir Vargas de Lima então secretário da Pasta de turismo.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 
  5. a b c d Colodel, Jose Augusto. Obrages e Companhias Colonizadoras: Santa Helena na História do Oeste Paranaense até 1960.Santa Helena/PR: Prefeitura Municipal,1988.inserir
  6. a b c d Sterchile, Adriela. Aspectos da história das instituições escolares de Santa Helena. Cascavel/PR: 2006

Ligações externas[editar | editar código-fonte]