Usuário:Music01/Testes/Blackout (álbum de Britney Spears)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
"Criminal"
Single de Britney Spears
do álbum Femme Fatale
Lançamento 30 de setembro de 2011 (2011-09-30)
Formato(s) Download digital
Gravação julho de 2009;
Maratone Studios
(Estocolmo)
Gênero(s) Pop, soft rock
Duração 3:45
Gravadora(s) Jive
Composição Max Martin, Shellback, Tiffany Amber
Produção Max Martin, Shellback
Cronologia de singles de Britney Spears
"I Wanna Go"
(2011)
"Scream & Shout"
(2012)
Lista de faixas de Femme Fatale
"Gasoline"
(11)

"Criminal" é uma canção da artista musical estadunidense Britney Spears, contida em seu sétimo álbum de estúdio Femme Fatale (2011). Foi composta e produzida por Max Martin e Shellback, com escrita adicional por Tiffany Amber. Após ouvir a faixa pela primeira vez, Spears sentiu ser diferente de tudo que havia escutado anteriormente. Ela divulgou um trecho da composição em 2 de março de 2011, antes do lançamento do disco. O tema foi lançado digitalmente em 30 de setembro de 2011 através da Jive Records, servindo como o quinto e último single do projeto, após vencer uma enquete promovida pela cantora em seu Facebook no qual seus fãs poderiam escolher entre "Criminal", "Inside Out" e "(Drop Dead) Beautiful".

Descrita pela cantora como uma de suas favoritas do álbum, "Criminal" é uma canção musicalmente derivada do pop e do soft rock cujo ritmo moderado é guiado por um violão, e incorpora uma melodia de flauta estilística do gênero folk. Gravada em julho de 2009 nos Maratone Studios em Estocolmo, a composição é considerada a única balada de Femme Fatale e é menos agressiva do que as outras faixas do material, sendo reminiscente a trabalhos de ABBA e Madonna. Nas letras da obra, Spears canta sobre estar apaixonada por um rapaz rebelde e fora da lei, implorando à sua mãe para que ela não se preocupe sobre seu relacionamento.

O número recebeu análises geralmente positivas de críticos musicais, os quais prezaram sua sensação orgânica e refrescante em comparação com as outras músicas de seu disco resultante. Após o lançamento de Femme Fatale, "Criminal" registrou entrada na 51ª posição da tabela sul-coreana Gaon Music Chart. Depois de ser comercializada como single, entrou em gráficos de países como Bélgica, Canadá, Dinamarca, Estados Unidos, França e Suíça. Obteve maior sucesso no Brasil, onde atingiu o topo dos periódicos Brasil Hot 100 Airplay e Brasil Hot Pop & Popular, finalizando o ano de 2012 como a nona música mais tocada no país.

Seu vídeo musical correspondente foi filmado entre os dias 17 e 18 de setembro de 2011 nas vizinhanças Dalston e Stoke Newington, adjacências de Hackney situadas em Londres, sob a direção de Chris Marrs Piliero. Lançado em 17 de outubro seguinte, o projeto retrata Spears terminado com seu ex-namorado durante uma festa da alta sociedade e entrando em um relacionamento perigoso com um bandido, interpretado por Jason Trawick, seu então parceiro na vida real. Antes de seu lançamento, oficiais londrinos criticaram a intérprete por filmar cenas com uma arma de brinquedo e glorificar a violência. O vídeo foi bem recebido criticamente, com profissionais descrevendo-o como o melhor de Femme Fatale e o comparam com filmes de Alfred Hitchcock, bem como com a gravação audiovisual de "We Found Love" da barbadense Rihanna, lançada dois dias depois após à de "Criminal".

Antecedentes e lançamento[editar | editar código-fonte]

"Criminal" foi composta em 2008 por Max Martin, Shellback e Tiffany Amber, apresentando produção dos dois primeiros. Spears disse em entrevista para a MTV News que após ouvir a obra pela primeira vez, ela sentiu ser diferente de tudo que havia escutado anteriormente. Em entrevista à Rolling Stone, a intérprete falou sobre as produções de Martin em Femme Fatale: "Max teve um papel importante nesse álbum e esteve [envolvido] nele desde o começo, então há um grande nível de confiança. Ele entende exatamente o que eu digo quando eu falo a ele o que quero e o que não quero musicalmente". A gravação da composição ocorreu em julho de 2009 nos Maratone Studios em Estocolmo, Suécia, tendo sido posteriormente mixada nos MixStar Studios em Virginia Beach, Virginia. Foi registrada no Broadcast Music Incorporated sob o título legal de "In Love with a Criminal". Em 2 de março de 2011, a cantora divulgou através de seu Twitter uma prévia de 17 segundos da música, a qual ela referiu-se como "uma das favoritas" do disco.

Em 5 de agosto de 2011, Spears promoveu uma enquete em seu Facebook na qual seus fãs poderiam escolher qual canção seria lançada como o próximo single de Femme Fatale. Entre as opções, "Criminal", "Inside Out" ou "(Drop Dead) Beautiful". Logo após os MTV Video Music Awards de 2011, ocorrido em 28 daquele mês, ela revelou para a MTV News que a primeira canção havia sido selecionada como o quarto foco promocional do projeto. Ao programa de entrevistas britânico This Morning, a artista explicou que a música "foi escolhida pelos fãs. Foi muito legal dar algo de presente para eles e ver o que eles iriam apreciar". A capa do single foi divulgada em 14 de setembro de 2011, e apresenta Spears olhando Mostra Spears olhando à distância, com seus cabelos ondulados caindo em suas costas nuas. Um misterioso homem encapuzado também é destacado na imagem, que também possui uma tonalidade nas cores de vermelho e azul. Robbie Daw do portal Idolator escreveu que a foto "nos faz pensar em sexo e criminosos frios, ou algo [a mais]".

A versão original de "Criminal" foi lançada na loja virtual iTunes Store em 30 de setembro de 2011 em alguns países, como Bélgica, Itália e Suíça, enquanto que a versão radiofônica do tema — incluída em B in the Mix: The Remixes Vol. 2 (2011), segundo álbum de remixes da musicista — também foi distribuída digitalmente, através da Amazon. Em 3 de outubro do mesmo ano, o single foi comercializado em outras regiões, como França, Portugal e Suécia. No dia seguinte, foi lançado no Canadá, na Espanha e nos Estados Unidos, e enviado para rádios mainstream do último território. Um extended play (EP) digital de remixes e um single digital constituído por duas edições diferentes da canção original foram lançados nos meses seguintes.

Estrutura musical e letras[editar | editar código-fonte]

Considerada a única balada de Femme Fatale, "Criminal" é uma canção musicalmente derivada do pop e do soft rock cujo ritmo moderado é guiado por um violão, e incorpora uma melodia de flauta estilística do gênero folk. Erin Thompson do periódico Seattle Weekly escreveu que a faixa "faz uma pausa dos sintetizadores agressivos e constantes [de Femme Fatale], sendo, em vez disso, guiada por um ritmo de violão estável e uma melodia de flauta de som folk estranhamente asiática". Thompson comparou-a com baladas lançadas anteriormente pela artista, dizendo que ela não é "sentimental" como "I'm Not a Girl, Not Yet a Woman" (2002) ou "chorosamente triste" como "Everytime" (2004). David Buchanan da Consequence of Sound notou que a obra é reminiscente às músicas do grupo sueco ABBA e de Ray of Light (1998), álbum da cantora estadunidense Madonna, enquanto que o portal Samesame.com.au observou semelhanças com o trabalho da supracitada, especialmente seu disco American Life (2003). Outra influência de Madonna na composição foi notada por Keith Caulfield da Billboard, que notou similaridades na batida de "Criminal" com a de "Criminal". Carl Wilson do Los Angeles Times disse que o tema é "desajeitadamente divido entre balada e rock". Amy Sciarretto da página PopCrush comparou o uso da flauta com a demonstração de "The Lonely Goatherd" do musical The Sound of Music (1959) no tema "Wind It Up" de Gwen Stefani (2006).

Nas letras da canção, Spears canta sobre estar apaixonada com um rapaz rebelde e fora da lei, em linhas como "Ele é um malando, não vale nada / É um fracassado, é um vagabundo" e "Ele é um rebelde com o coração marcado / Até eu sei que isso não é inteligente". Durante o refrão, ela implora à sua mãe para que ela não se preocupe com o relacionamento, especialmente nos versos "Mas, mamãe, estou apaixonada por um criminoso" e "Mamãe, por favor, não chore / Eu vou ficar bem". Andrew Leahey do The Washington Times e Thompson comparam as letras com as de "Papa Don't Preach" (1986) de Madonna, enquanto Bunacham comparou o conteúdo lírico com o de "Mama I'm in Love Wit' a Gangsta" (1994) de Coolio. Algumas palavras no refrão terminam com a sílaba 'al', evidente nas linhas "E este tipo de amor não é racional / É físico". Caulfield observou que elas formaram uma imitação intencional à "The Logical Song" (1979) de Supertram. Thompson notou que os vocais de Spears são menos processados do que no resto do álbum, ao passo em que Sciarretto escreveu que eles são "altamente tratados no estúdio com Auto-Tune" e que "ela entrega suas linhas em uma moda monótona e robótica".

Vídeo musical[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Durante os MTV Video Music Awards de 2011, Spears disse à MTV News que havia pensado em um "conceito muito legal para o vídeo, apenas para fazê-lo [ser] interessante. Vocês terão de ver". Em seguida, ela contatou Chris Marrs Piliero, que havia dirigido o vídeo musical de seu single anterior "I Wanna Go", para trabalhar na gravação audiovisual de "Criminal". A cantora lhe contou a história básica que havia planejado, a qual ele descreveu como um "conto de fadas, doce, [com um] aspecto de cavaleiro em armadura brilhante. Eu disse, 'vamos tirar isso e fazer o conto de fadas [se tornar] durão". Spears também queria que Jason Trawick, seu então namorado na vida real, interpretasse o criminoso do enredo. Inicialmente, Marrs hesitou em selecionar Trawick para o papel, sentindo que um ator profissional interpretaria melhor o personagem, mas não informou a musicista sobre isso. Em entrevista ao USA Today, o diretor declarou: "Quando você faz nudez, acho que isso não estava no topo da lista de Britney em trazer um cara qualquer enquanto o namorado dela vê. (...) Definitivamente, nós queríamos fazer algumas cenas apaixonantes e quentes, mas também queríamos que fossem intensamente bonitas. Não queríamos que elas fossem muito obscenas. Nós queríamos que fôssemos sensuais e quentes". Em 6 de setembro, a intérprete anunciou em seu Twitter que havia decidido filmar o vídeo "nas ruas da velha Inglaterra quando chegar lá". Para o AOL, ela explicou: "Eu nunca havia filmado um vídeo em locações fora da América. Então, deveria ser muito interessante. Foi parcialmente minha ideia... ver se isso poderia acontecer, e eles ficaram tipo, 'é, é uma ótima ideia', então nós fizemos".

O vídeo musical de "Criminal" foi filmado nas vizinhanças Dalston e Stoke Newington, adjacências de Hackney, Londres, no fim de semana do dia 17 de setembro de 2011. Marrs Piliero contratou o modelo Freddy Bradshaw para interpretar o namorado de Spears em sua primeira experiência como ator. Ele descreveu o trabalho como um "desafio", explicando: "Eu fiquei tipo, 'Uau, ele não é um ator. Vai ser interessante', mas (...) eu gosto muito da ideia de que seu sou um diretor, e meu trabalho é dirigir e obter a performance. (...) Para mi, foi um desafio divertido pensar, 'eu vou ter certeza de que você é incrível', e ele foi". No primeiro dia de filmagens, foi noticiado pela MTV UK que o projeto iria apresentar "ela [Spears] em uma onda de crimes no estilo Bonnie e Clyde ao longo da capital". No dia seguinte, foram divulgadas na Internet fotos da artista e Trawick no local de filmagens. Ambos estavam saindo de uma loja de conveniência carregando armas. Ao programa de entrevistas This Morning, ela explicou que o trabalho é "sobre uma garota da alta sociedade e a maneira que ela vive sua vida é totalmente diferente à da pessoa por quem ela se apaixona. E é sobre juntar esses personagens totalmente diferentes e [ver] o que acontecerá". Em 9 de outubro de 2011, o diretor comentou em seu Twitter sobre a produção: "Não estou permitido de falar muito [sobre ele], exceto que eu amo esse vídeo e mal posso esperar para ele ser lançado. Ah, e [Spears] está maravilhosa nele...".