Xauarma

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Xauarma de carne de carneiro

Xauarma[1] (em árabe: شاورما; romaniz.:xauarma)[2] é um prato originalmente do oriente médio, composto de fatias finas de carne de carneiro ou frango, assada em um espeto vertical e servidas no pão árabe com legumes, homus (pasta de grão de bico), labneh (espécie de coalhada parecida com iogurte grego) e outros acompanhamentos.[3] Tornou-se popular na Europa como comida rápida, graças à influência de imigrantes do norte do Oriente Médio.

Nos países de língua portuguesa[editar | editar código-fonte]

É bastante comum em toda a Europa, inclusive em Portugal. É popular como comida rápida, graças à influência de imigrantes do norte da África e do Médio Oriente.

No Brasil, na região de Foz do Iguaçu, a xauarma se popularizou com chegada dos imigrantes libaneses que vivem na Tríplice Fronteira. Logo se expandiu para toda região oeste do Paraná, onde hoje é popular em várias cidades. Em outras cidades do Brasil há duas vertentes: tanto é vendida nas ruas em uma versão semelhante do prato conhecido como "churrasco grego", servida dentro de um pão francês a preços módicos, como também vêm surgindo, na última década, restaurantes e casas especializadas em xauarmas, nesse caso oferecendo especiarias árabes e culinária mais requintada.

Referências culturais[editar | editar código-fonte]

O prato árabe xauarma teve uma aparição no filme Os Vingadores (em inglês Marvel's The Avengers) de 2012, em que na cena pós créditos, os Vingadores aparecem em um restaurante semidestruído enquanto comem xauarma.[4]

Referências

  1. «Xauarma». Estraviz 
  2. Menorah, Edições 520-531,Editora Menorah., 2003, p. 43
  3. «Receita de Shawarma». Globo.com - Globo Paraná. 9 de fevereiro de 2011 
  4. November 29, Anthony Breznican Updated; EST, 2012 at 04:13 PM. «'The Avengers': The story of the after-credits shawarma scene». EW.com (em inglês). Consultado em 28 de junho de 2022