Alcaloide

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Alcalóide)
Ir para: navegação, pesquisa
Estrutura química do alcaloide codeína, um derivado do ópio.

Alcaloide AO 1990 (de álcali, básico, com o sufixo -oide, "-semelhante a") é uma substância de caráter básico derivada principalmente de plantas, mas podendo ser também derivadas de fungos, bactérias e até mesmo de animais. Contém, em sua fórmula, basicamente nitrogênio, oxigênio, hidrogênio e carbono. Ele era muito usado pelos xamãs para sarar as pessoas que estavam com câncer e outras doenças sérias.

Seus nomes comuns e que estamos mais habituados a ver, geralmente terminam com o sufixo ina: cafeína (do café, que é chamada de pseudoalcaloide por ser, na verdade, uma xantina), cocaína (da coca), pilocarpina (do jaborandi), papaverina/morfina/heroína/codeína (da papoula), psilocibina do cogumelo Psilocybe cubensis, almíscar que é extraído de uma glândula do cervo-almiscarado, etc.

São geralmente sólidos brancos (com exceção da nicotina). Nas plantas podem existir no estado livre, como sais ou como óxidos. Possuem massa molecular entre 100 dalton e não mais de 900 dalton. Eles também correspondem aos principais terapêuticos naturais com ação: anestésica, analgésica, psicostimulantes, neurodepressores, etc.

Os alcaloides podem ser classificados quanto à sua atividade biológica; quanto à sua estrutura química; e quanto à sua origem biossintética (maneira de produção na planta).

Podem ser divididos em três grupos:

  • Alcaloides verdadeiros, que possuem anel heterocíclico com um átomo de nitrogênio e sua biossíntese se dá através de um aminoácido
  • Protoalcaloides, o átomo de nitrogênio não pertence ao anel heterocíclico e se originam de um aminoácido Exemplo: cocaína;
  • Pseudoalcaloides, são derivados de terpenos ou esteroides e não de aminoácidos. Exemplo: Cafeina;

Notas[editar | editar código-fonte]

Química A Wikipédia possui o:
Portal de Química
  • Manuel Bandeira fez referência a essas substâncias em seu famoso poema "Vou-me embora pra Pasárgada"
  • Geralmente derivado de plantas, mas recentes estudos apontam para extração alcaloídica de animais.

Referências

FARMACOGNOSIA: da planta ao medicamento .CLÁUDIA MARIA DE OLIVEIRA SIMÕES ;ELOIR PAULO SCHENKEL ;GRACE GOSMANN ;JOÃO CARLOS PALAZZO DE MELLO ;LILIAN AULER MENTZ ;PEDRO ROS PETROVICK ;EDITORA DA UFSC, 1999 821p.


Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Outros projetos Wikimedia também contêm material sobre este tema:
Wikcionário Definições no Wikcionário
Commons Imagens e media no Commons