Anne Brontë

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Anne Brontë
Outros nomes Acton Bell
Nascimento 17 de janeiro de 1820
Thornton
Morte 28 de maio de 1849 (29 anos)
Scarborough
Nacionalidade  Reino Unido
Parentesco Branwell (irmão)
Emily Brontë (irmã)
Charlotte Brontë (irmã)
Ocupação Escritora

Anne Brontë (Thornton, 17 de janeiro de 1820Scarborough, 28 de maio de 1849) foi uma poetisa e romancista britânica, a mais jovem da família literária Brontë. Ela usava o pseudônimo Acton Bell.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascida em Thornton, Yorkshire, na Inglaterra, Anne é a mais nova das três irmãs Brontë, todas escritoras famosas. Ela, Emily e Charlotte morreram relativamente cedo, todas vítimadas pela tuberculose. As três adotaram pseudônimos em suas carreiras. Charlotte, a mais velha, assinava suas obras com o nome de "Currer". Emily, autora de "Wuthering Heights (O morro dos ventos uivantes)" usava o nome de "Ellis" e Anne, "Acton Bell".

A amiga de Charlotte, Ellen Nussey, em uma de suas cartas, sobre seu primeiro encontro com os Brontë, descreveu o seguinte: "(...) Ela (Emily Brontë) e Anne são como gêmeas — companheiras inseparáveis, sempre simpáticas em sua reclusão, esta que não era interrompida (...) ".[1] Legou obras como "A Inquilina de Wildfell Hall (The Tenant of Wildfell Hall)" e "Agnes Grey".

Referências

Ícone de esboço Este artigo sobre a biografia de um(a) escritor(a), poeta ou poetisa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.