Babes in Toyland (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Babes in Toyland
Informação geral
Origem Minneapolis, Minnesota
País  Estados Unidos
Gênero(s) Grunge, rock alternativo
Período em atividade 1987-2001
Gravadora(s) Twin Tone Records
Strange Fruit Records
Reprise Records
Insipid Records
Página oficial Fan site em inglês
Integrantes
Kat Bjelland
Lori Barbero
Maureen Herman
Ex-integrantes
Michelle Leon
Courtney Love
Kris Holetz
Jessie Farmer
Dana Cochrane
Maggie Dunne
Jose Camarillo

Babes in Toyland foi uma banda estadunidense de punk rock formada em 1987 na cidade de Minneapolis, estado de Minnesota. Entre 1989 e 1995, a banda gravou três álbuns de estúdio, que foram associados com o estilo grunge. Seus membros foram Kat Bjelland (vocalista líder e guitarra), Lori Barbero (baterista) e Michelle Leon (baixista), que, mais tarde, em 1992, acabou sendo substituída por Maureen Herman.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Babes in Toyland foi formada em Minneapolis, Minnesota, em 1988, quando Lori Barbero convidou Kat Bjelland para um churrasco. A banda foi um trio: Lori na bateria, Kat (que se mudou para Minneapolis especificamente para formar uma banda) no vocal e violão, e Michelle Leon no baixo.

A sua estréia foi com o álbum "Spanking Machine", lançado em 1990, que acabou chamando a atenção de Thurston Moore do Sonic Youth, que, posteriormente, acabou convidando a banda para acompanhá-los em sua turnê pela europa.[1] "Spanking Machine" foi lançado na Inglaterra pela Southern Studios, e rapidamente conseguiu uma grande repercussão. John Peel nomeou o álbum como seu favorito de 1990.

"To Mother" foi registrado no Sul da Estúdios com John Loder na sede do produtor e entrou no top 10 e ficou lá por um incrível 13 semanas. No início de 1992, Michelle Leon amigavelmente deixou a banda e foi substituída por Maureen Herman (uma antiga amiga e admiradora da banda). "Fontanelle" saiu em agosto de 1992. Foi seguido em junho de 1993 por Painkillers, também pela Southern Records.

A banda se separou em 1990, perdendo a sua gravadora quando Herman deixou a banda em 1996, deixando para que Dana Cochrane, da banda "Mickey Finn", tocasse baixo para a banda em alguns shows ao vivo.[2] Michelle Leon, antiga membro da banda, voltou à banda por um curto período de tempo em 1997. Bjelland e Barbero tocaram com uma nova baixista, Jessie Farmer, em 2000. Porém, um ano antes, Bjelland havia formado uma nova banda, Katastrophy Wife, o que parece substituir o Babes como o principal veículo de Bjelland. Babes in Toyland (com Farmer on bass) tocou em um show de reunião chamado de "The Last Tour" em 21 de novembro de 2001 - o show foi lançado como álbum ao vivo intitulado de "Minneapolism" - e essa pareceu ser a última atividade oficial do Babes in Toyland.

Bjelland, em 2002, tocou em alguns show pela Europa com o nome de "Babes in Toyland" juntamente com outra baixista e baterista, mas teve que parar de usar o nome "Babes in Toyland" após Barbero e Herman processar Bjelland por direitos legais.[3]

Membros[editar | editar código-fonte]

Antigos membros[editar | editar código-fonte]

  • Michelle Leon - baixo
  • Courtney Love - baixo
  • Kris Holetz - baixo
  • Jessie Farmer – baixo
  • Dana Cochrane – baixo
  • Maggie Dunne – baixo
  • Jose Camarillo - bateria

Discografia[editar | editar código-fonte]

Álbuns de estúdio e EP[editar | editar código-fonte]

Coletâneas[editar | editar código-fonte]

Singles[editar | editar código-fonte]

Ano Nome Álbum Gravadora
1989 Dust Cake Boy Spanking Machine Treehouse Records
1990 House Nenhum Sub Pop
1991 Handsome and Gretel Fontanelle Insipid Records
1992 Bruise Violet Southern Records
1993 Catatonic To Mother Insipid Records
1995 Sweet '69 Nemesisters Reprise Records
We Are Family Nemesisters

Referências

  1. [1]
  2. http://citypages.com/databank/17/814/article2812.asp Citypages.com Retrieved on 05-10-07
  3. http://citypages.com/databank/23/1111/article10255.asp Citypages.com Retrieved on 05-10-07

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Flag of the United States.svgGuitarra masc.png Este artigo sobre uma banda ou grupo musical dos Estados Unidos, é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.