Band Kids

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Band Kids
Informação geral
Formato Programa de variedades
Duração 50 minutos (2014)
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Elenco Renata Sayuri (2000-2001)
S/ Apresentador (2002)
Kelly Key (2004-2007)
Luciano Amaral (2007)
S/ Apresentador (2006-2008)
Tiago (2009)
Giovanna Grigio (2009)
João Gabriel (2009)
Lucas (2009)
S/ Apresentador (2009-2012)
Exibição
Transmissão original 1ª Temporada 2000-2001
2ª Temporada 2002
3° Temporada 2004-2005
4ª Temporada 2009-2012
N.º de temporadas 4

Band Kids é um programa de televisão trasmitido pela Rede Bandeirantes destinado ao público infanto-juvenil dedicado inicialmente a exibição de animes e atualmente aos seriados jovens e desenhos animados. O programa teve diversos apresentadores e começou sendo exibido no período da tarde, e atualmente apenas de manhã. Ele tem se destacado-se muito nos últimos anos enquanto houve a queda e e eventual cancelamento dos seus programas rivais (TV Globinho e Bom Dia & Companhia).

História[editar | editar código-fonte]

1ª fase[editar | editar código-fonte]

Em 14 de agosto de 2000, o programa voltou ao ar de segunda à sexta, apresentado pela atriz nipo-brasileira Renata Sayuri (conhecida como sua personagem Kira, tendo como seu bordão: "Eu Sou Kira!"), com os animes Dragon Ball Z (atualmente na Rede Globo), Bucky, Tenchi Muyo e El Hazard. Além de exibir os desenhos Cadillacs e Dinossauros, Os Seis Biônicos, Dragões Alados e O Mago, que não são animações japonesas. O programa foi considerado na época, o principal bloco de animes da TV aberta.

Também o mais bem-sucedido programa infantil da época, já que a ele tinha a melhor audiência e a apresentadora Renata Sayuri, também fez sucesso, tendo recebido mais de 60 mil cartas apenas um mês depois da estreia do programa.[1]

Responsável pela segunda explosão dos animes no Brasil, na época, Band Kids tinha como intuito servir de termômetro dos fãs, medindo o quanto cada série, desenho ou anime renderia, e dando a Band a resposta do que o público aprovava e o que não aprovava. Percebendo que a aposta em animes e na apresentadora nipo-brasileira (ao contrário da tendência que começara nos anos 80 com apresentadoras loiras: Xuxa e Angélica (Rede Globo), Eliana (Rede Record) e Jackeline Petkovic (SBT), a Band decidiu investir mais: adquiriu Tenchi Muyo, tentou adquirir Sailor Moon, chegou a comprar Slayers (que não foi exibido por problemas desconhecidos), comprando todos esses animes e apostando em outros desenhos o Band Kids se preparava para tentar superar uma perda: Dragon Ball Z que teve os episódios da última saga (Majin Boo) comprados pela Rede Globo (entendendo que animes eram uma tendência de audiência e acabou comprando: Patlabor, Digimon Adventure/Adventure 02, Sakura Card Captor e DBZ),Mesmo assim,a maior audiência do programa era Dragon Ball Z, então a Band apostou em um anime que na época, era novo, visando ocupar o lugar de DBZ no programa, devido a problemas na compra, o desenho não chegou nem a ser dublado.

Em 2001, a Band perde Dragon Ball Z para a Rede Globo, sem outras apostas para conter a saída de sua principal atração, o programa tem uma queda brusca na audiência, o que provoca a demissão de Renata Sayuri e a reformulação do programa. O Band Kids retorna pouco depois da demissão de Renata Sayuri, com um formato totalmente diferente: em vez de 4 horas de programa, ele passa a ter somente 1 hora, e sem apresentação, transmitindo apenas os mesmos desenhos e Tenchi Muyo. O novo formato continua com mudanças aqui e ali até o dezembro do mesmo ano, quando o Band Kids sai da grade de programação da emissora.

2ª fase[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que a perda do sucesso do programa se deu quando a Band não conseguiu adquirir Slayers, isto somado a perda de Dragon Ball Z e a demissão de Renata Sayuri provocaram o fiasco do programa, que retornou em 2004 com um formato completamente diferente, e desta vez, sem os animes como foco principal, e sem a apresentação de Renata Sayuri (como muitos acreditavam). A Band só conseguiu exibir Slayers em 2004, entre 21:00 horas e 22:00 horas e depois no domingo a tarde com eventuais cortes devido ao horário.

A Rede Globo adquiriu Dragon Ball GT (A última fase do anime), o que provocou um esquecimento ainda maior do programa.

Ainda em outubro de 2004, a Rede Bandeirantes adquire o anime Os Cavaleiros do Zodíaco, e começa a transmiti-lo a tarde, como um programa independente, e só exibia este anime e curiosidades do mesmo, mas como se tratava de um formato extremamente parecido com o antigo.Segundo os fãs do programa,esta fase pode ser considerada distinta do Band Kids. Desta vez sendo apresentado pela cantora Kelly Key. Porém três anos depois da estreia, Kelly Key deixa o programa por conta de compromissos profissionais e novamente o programa fica sem apresentadores, mas continua exibindo o anime "Cavaleiros do Zodíaco" até o fim de 2005, que é quando o Band Kids retorna, literalmente, para a grade de programação, novamente reformulado, e com a apresentação de 4 crianças, que logo deixam a apresentação do programa, e ele novamente fica sem apresentadores, exibindo apenas os desenhos.

Ainda em 2005, a Bandeirantes adquire mais um anime, Yu Yu Hakusho e o restante dos episódios de Os Cavaleiros do Zodíaco. Porém Yu Yu Hakusho não pôde ser exibido por conta da classificação indicativa,algo semelhante a Slayers.

Por causa disso, o programa passou a ser exibido somente aos sábados, com reprises de Bucky e O Mago. Pouco depois o programa mais uma vez deixa de ser exibido.

Porém, em junho de 2005, o Band Kids volta ao ar, com novo formato, só que somente aos Domingos, exibindo dois episódios de CDZ e tendo a volta de Tenchi Muyo. Mas essas exibições ficaram restritas apenas a TV Bandeirantes São Paulo e ao Distrito Federal, o que gerou descontentamento de fãs do anime, através da internet, já que foi usado apenas como tapa-buraco da programação da emissora na Grande São Paulo. Depois disso, o programa sai do ar.

Em 2006, o Band Kids passa a ser exibido de segunda a sexta mas com os mesmos animes (reprises contínuas de CDZ e Tenchi Muyo) sem nenhuma novidade e é rapidamente tirado da grade. Enfim, em meados de 2006, a Bandeirantes inaugura seu novo canal, o PlayTV, com programação dedicada ao público infanto-juvenil. A rede afirmava que pretende exibir Animes somente nesse canal.

A Band confirma contrato com a distribuidora Cloverway, e adquire a licença de exibição vários Animes, entre eles: Trigun, Gungrave, Love Hina, Samurai Champloo, Ranma 1/2 e Heat Guy J, inaugurando assim o programa Otacraze, o primeiro programa de Animes da PlayTV.

A Band ainda volta com o Band Kids aos domingos, com uma surpresa: a enfim estreia de Yu Yu Hakusho (que já havia sido exibido na PlayTV). Mas as exibições continuavam sendo restritas apenas na Grande São Paulo e ao Distrito Federal, até que em 2007 pode ser exibido em outros estados às 11:30 de domingo, com Os Cavaleiros do Zodíaco e YuYu Hakusho.

Depois de um tempo fora do ar, o programa volta às 11:45 com 2 horas e 15 minutos de duração tendo como atrações Tenchi Muyo, Cavaleiros do Zodíaco, Monster Rancher, A Lenda do Dragão e Mr. Bean: A Série Animada, depois, a rede retira novamente o programa do ar, voltando depois de um mês aproximadamente, com apenas: Monster Rancher, A Lenda do Dragão e Mr. Bean: A Série Animada, mas isso durou pouco, o programa perdeu muita audiência, sendo retirado do ar um mês depois de seu relançamento.

Em 2008, circulou pela internet, sobre a volta do Band Kids, dessa vez um programa maior, de Segunda a Sábado com exibição de todas as atrações exibidas no Band Kids e do Pic Nick (Outro programa da emissora).

No mesmo ano, com a volta do programa no final de agosto, passa a ser exibido das 7h00 as 8h00 da manhã, trazendo como atração principal Monster Rancher 2ª Temporada, mas parou de ser exibido após 1 semana de exibição.

3ª fase[editar | editar código-fonte]

Em 5 de outubro de 2009, o programa reestreou totalmente reformulado em parceria com a Nickelodeon das 8h às 10h e apresentação de quatro crianças: Thiago, Lucas, João Gabriel e Giovanna Grigio. Mas esta atração não deu audiência, as crianças foram retiradas (mais uma vez sem apresentação), sendo exibidos apenas os desenhos e a reapresentação do capítulo exibido na noite anterior de Isa TKM. O Band Kids também substituiu parte do programa Dia Dia, exibida então das 7 até 11hs30min.

Em 15 de março de 2010, o programa passa a exibir a série Zoey 101, então sucesso da Nickelodeon.

Logo depois, em meados de maio de 2010, a emissora resolve exibir a novela infanto-juvenil Quase Anjos depois do programa infantil, sempre as 09h30, e a série Zoey 101 antes da novela.

Pouco depois de três semanas, a Band retira a série infantil do ar, assim deixando espaço para Quase Anjos, com o programa acabando as 9h15.

Em 11 de junho de 2010, com a abertura da Copa do Mundo FIFA daquele ano exibindo jogos ás 8h30 da manhã, a atração é deixada de ser exibida, juntamente com a novela infanto-juvenil Quase Anjos, assim voltando ao ar no dia 22 de Junho de 2010 juntamente com Quase Anjos.

No Dia 15 de novembro de 2010, a Band estreia a Saga de Hades do anime Os Cavaleiros do Zodíaco, a saga é exibida de segunda à sexta às 08h, quando sua exibição de todos os seus 31 episódios foi finalizada, a Band começou a reprisear o anime desde o primeiro episódio às 08h da manhã.

No Dia 15 de janeiro de 2011, a emissora retira o anime e o substitui pelo desenho As Aventuras de Jimmy Neutron, o Menino Gênio.

Em Fevereiro de 2011, Zoey 101, que havia sido retirada por causa de Quase Anjos, volta ao bloco, dás 8h55 às 9h15.

O Band Kids também foi exibido nas tardes de aábados, durante um bom tempo até ser cancelado no Dia 26 de Março de 2011. Chegou a ter ediçoes extras também nos domingos que não havia rodada do Futebol.

No dia 13 de junho de 2011, volta de Os Cavaleiros do Zodíaco e a estreia de Power Rangers (desde a saga Tempestade Ninja) que em 2 episódios passa a ocupar todo o horário do programa.

No dia 25 de julho de 2011, volta o desenho As Aventuras de Jimmy Neutron, o Menino Gênio e cancela Os Cavaleiros do Zodíaco.

Desde o dia 8 de Agosto, com a estreia da saga SPD, Power Rangers exibe apenas 1 episódio, pois o último bloco é ocupado por Hey Arnold!.

No dia 7 de novembro de 2011, estreou a saga Mighty Morphin Power Rangers substituindo Power Rangers: Samurai.

No dia 21 de novembro de 2011, estreia o desenho Angelo Rules! e volta o desenho CatDog, substituindo a saga Mighty Morphin Power Rangers que entrou no lugar de Quase Anjos que chegou ao fim na última sexta-feira.

Em 2011, o Band Kids passa a ter somente 1:15 minutos de duração, das 08:00 às 09:15 da manhã, desta vez, exibindo apenas CatDog, Hey Arnold, As Aventuras de Jimmy Neutron, o Menino Gênio, Mighty Morphin Power Rangers (à tarde), e séries como: Manual de Sobrevivência Escolar do Ned e Zoey 101, sendo que estes dois últimos são exibidos a tarde. A tarde a emissora também tem uma rápida programação infantil, que não fica dentro de um programa, mas pode ser considerado como parte do Band Kids, exibindo Power Rangers e Kenan & Kel.

Em 2012, o Band Kids exibe os desenhos Gambá Kung Fu, Fanboy & Chum Chum, Danny Phantom, Drake & Josh e True Jackson VP, com um horário maior, das 9:10 às 11:00. E à tarde exibe Power Rangers: No espaço(em todo o Brasil) Dragon Ball GT (em SP), 2 episódios de Futurama (somente um em todo o Brasil),e Popeye, e também de manhã, a partir das 6 horas, é exibido o Show de Desenhos e o Popeye.

Em 2013,o programa começou a passar vários seriados e desenhos da Nickelodeon como ICarly, Victorious, Supah Ninjas, Bondi Band, Tartarugas Ninja e Transformers: Prime.

Em 2014, Band Adquire desenho Os Padrinhos Mágicos.[2] para exibir no Show de Desenhos. Pegando todos de surpresa, a Band estreou em sua programação Os Padrinhos Mágicos, um dos grandes sucessos produzidos pela Nickelodeon nos últimos tempos. A série animada, que até o ano passado era exibida pela Rede Globo, vai ao ar dentro do bloco Show de Desenhos, exibido de segunda a domingo, às 6h.  Além de Padrinhos, a atração também conta com O Marinheiro Popeye e a animação francesa Minúsculos.[3]

Programação atual[editar | editar código-fonte]

A atual programação do Band Kids consiste em seriados da Nickelodeon. Além disso existem outros horários além do matinal em que o canal passa desenhos e séries como a novela Violetta,a tarde e Minúsculos Padrinhos Mágicos logo cedo as 6 da manhã, porém não fazem parte do Band Kids. Seus atuais programas são:

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]