Band Kids

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Band Kids
Informação geral
Formato Programa de variedades
Duração 50 minutos (2014)
País de origem  Brasil
Idioma original Português
Produção
Elenco Renata Sayuri (2000-2001)
S/ Apresentador (2002)
Kelly Key (2004)
Luciano Amaral (2007)
S/ Apresentador (2006-2008)
Tiago (2009)
Giovanna Grigio (2009)
João Gabriel (2009)
Lucas (2009)
S/ Apresentador (2009-2012)
Exibição
Transmissão original 1ª Temporada 2000-2001
2ª Temporada 2002
3° Temporada 2004-2005
4ª Temporada 2009-2012
N.º de temporadas 4

Band Kids é um programa de televisão trasmitido pela Rede Bandeirantes destinado ao público infanto-juvenil dedicado inicialmente a exibição de animes e atualmente aos seriados jovens e desenhos animados.

Originalmente estreado em 2000 nas tardes do canal, o programa conquistou uma grande geração de otakus na época graças as suas exibições compostas por animações japonesas (os animes) entre tais Dragon Ball Z, Cavaleiros do Zodíaco, entre muitos outros, por vezes batendo de frente com outros programas infantis com desenhos como a TV Globinho e Bom Dia & Cia. Porém muitos anos depois ele decaiu bastante e passou a ser esquecido pelo público sendo exibido algumas vezes discretamente no canal ainda com animes e com alguns desenhos animados. Somente a partir de 2009 é que ele voltou a chamar atenção com a estreia de novos desenhos, além de telenovelas e sitcoms de canais infantis como a Nickelodeon e a Disney.

Atualmente encontra-se com sua programação mais escassa assim como outros programa infantis como TV Globinho passando somente iCarly.

História[editar | editar código-fonte]

1ª fase[editar | editar código-fonte]

Em 14 de agosto de 2000, o programa voltou ao ar de segunda à sexta, apresentado pela atriz nipo-brasileira Renata Sayuri (conhecida como sua personagem Kira, tendo como seu bordão: "Eu Sou Kira!"), com os animes Dragon Ball Z (atualmente na Rede Globo), Bucky, Tenchi Muyo e El Hazard. Além de exibir os desenhos Cadillacs e Dinossauros, Os Seis Biônicos, Dragões Alados e O Mago, que não são animações japonesas. O programa foi considerado na época, o principal bloco de animes da TV aberta.

Também o mais bem-sucedido programa infantil da época, já que a ele tinha a melhor audiência e a apresentadora Renata Sayuri, também fez sucesso, tendo recebido mais de 60 mil cartas apenas um mês depois da estreia do programa.[1]

Responsável pela segunda explosão dos animes no Brasil, na época, Band Kids tinha como intuito servir de termômetro dos fãs, medindo o quanto cada série, desenho ou anime renderia, e dando a Band a resposta do que o público aprovava e o que não aprovava. Percebendo que a aposta em animes e na apresentadora nipo-brasileira (ao contrário da tendência que começara nos anos 80 com apresentadoras loiras: Xuxa e Angélica (Rede Globo), Eliana (Rede Record) e Jackeline Petkovic (SBT), a Band decidiu investir mais: adquiriu Tenchi Muyo, tentou adquirir Sailor Moon, chegou a comprar Slayers (que não foi exibido por problemas desconhecidos), comprando todos esses animes e apostando em outros desenhos o Band Kids se preparava para tentar superar uma perda: Dragon Ball Z que teve os episódios da última saga (Majin Boo) comprados pela Rede Globo (entendendo que animes eram uma tendência de audiência e acabou comprando: Patlabor, Digimon Adventure/Adventure 02, Sakura Card Captor e DBZ),Mesmo assim,a maior audiência do programa era Dragon Ball Z, então a Band apostou em um anime que na época, era novo, visando ocupar o lugar de DBZ no programa, devido a problemas na compra, o desenho não chegou nem a ser dublado.

Em 2001, a Band perde Dragon Ball Z para a Rede Globo, sem outras apostas para conter a saída de sua principal atração, o programa tem uma queda brusca na audiência, o que provoca a demissão de Renata Sayuri e a reformulação do programa. O Band Kids retorna pouco depois da demissão de Renata Sayuri, com um formato totalmente diferente: em vez de 4 horas de programa, ele passa a ter somente 1 hora, e sem apresentação, transmitindo apenas os mesmos desenhos e Tenchi Muyo. O novo formato continua com mudanças aqui e ali até o dezembro do mesmo ano, quando o Band Kids sai da grade de programação da emissora.

2ª fase[editar | editar código-fonte]

Acredita-se que a perda do sucesso do programa se deu quando a Band não conseguiu adquirir Slayers, isto somado a perda de Dragon Ball Z e a demissão de Renata Sayuri provocaram o fiasco do programa, que retornou em 2004 com um formato completamente diferente, e desta vez, sem os animes como foco principal, e sem a apresentação de Renata Sayuri (como muitos acreditavam). A Band só conseguiu exibir Slayers em 2004, entre 21:00 horas e 22:00 horas e depois no domingo a tarde com eventuais cortes devido ao horário.

A Rede Globo adquiriu Dragon Ball GT (A última fase do anime), o que provocou um esquecimento ainda maior do programa.

Ainda em outubro de 2004, a Rede Bandeirantes adquire o anime Os Cavaleiros do Zodíaco, e começa a transmiti-lo a tarde, como um programa independente, e só exibia este anime e curiosidades do mesmo, mas como se tratava de um formato extremamente parecido com o antigo.Segundo os fãs do programa,esta fase pode ser considerada distinta do Band Kids. Desta vez sendo apresentado pela cantora Kelly Key, que ficou no comando até o fim daquele ano. Nos dois anos seguintes o programa ficou sem apresentadores, exibindo o anime "Cavaleiros do Zodíaco" até o fim de 2005, que é quando o Band Kids retorna, literalmente, para a grade de programação, novamente reformulado, e com a apresentação de 4 crianças, que logo deixam a apresentação do programa, e ele novamente fica sem apresentadores, exibindo apenas os desenhos.

Ainda em 2005, a Bandeirantes adquire mais um anime, Yu Yu Hakusho e o restante dos episódios de Os Cavaleiros do Zodíaco. Porém Yu Yu Hakusho não pôde ser exibido por conta da classificação indicativa,algo semelhante a Slayers.

Por causa disso, o programa passou a ser exibido somente aos sábados, com reprises de Bucky e O Mago. Pouco depois o programa mais uma vez deixa de ser exibido.

Porém, em junho de 2005, o Band Kids volta ao ar, com novo formato, só que somente aos Domingos, exibindo dois episódios de CDZ e tendo a volta de Tenchi Muyo. Mas essas exibições ficaram restritas apenas a TV Bandeirantes São Paulo e ao Distrito Federal, o que gerou descontentamento de fãs do anime, através da internet, já que foi usado apenas como "tapa-buraco" da programação da emissora na Grande São Paulo. Depois disso, o programa sai do ar.

Em 2006, o Band Kids passa a ser exibido de segunda a sexta mas com os mesmos animes (reprises contínuas de CDZ e Tenchi Muyo) sem nenhuma novidade e é rapidamente tirado da grade. Enfim, em meados de 2006, a Bandeirantes inaugura seu novo canal, o PlayTV, com programação dedicada ao público infanto-juvenil. A rede afirmava que pretende exibir Animes somente nesse canal.

A Band confirma contrato com a distribuidora Cloverway, e adquire a licença de exibição vários Animes, entre eles: Trigun, Gungrave, Love Hina, Samurai Champloo, Ranma 1/2 e Heat Guy J, inaugurando assim o programa Otacraze, o primeiro programa de Animes da PlayTV.

A Band ainda volta com o Band Kids aos domingos, com uma surpresa: a enfim estreia de Yu Yu Hakusho (que já havia sido exibido na PlayTV). Mas as exibições continuavam sendo restritas apenas na Grande São Paulo e ao Distrito Federal, até que em 2007 pode ser exibido em outros estados às 11:30 de domingo, com Os Cavaleiros do Zodíaco e YuYu Hakusho.

Depois de um tempo fora do ar, o programa volta às 11:45 com 2 horas e 15 minutos de duração tendo como atrações Tenchi Muyo, Cavaleiros do Zodíaco, Monster Rancher, A Lenda do Dragão e Mr. Bean: A Série Animada, depois, a rede retira novamente o programa do ar, voltando depois de um mês aproximadamente, com apenas: Monster Rancher, A Lenda do Dragão e Mr. Bean: A Série Animada, mas isso durou pouco, o programa perdeu muita audiência, sendo retirado do ar um mês depois de seu relançamento.

Em 2008, circulou pela internet, sobre a volta do Band Kids, dessa vez um programa maior, de Segunda a Sábado com exibição de todas as atrações exibidas no Band Kids e do Pic Nick (Outro programa da emissora).

No mesmo ano, com a volta do programa no final de agosto, passa a ser exibido das 7h00 as 8h00 da manhã, trazendo como atração principal Monster Rancher 2ª Temporada, mas parou de ser exibido após 1 semana de exibição.

3ª fase[editar | editar código-fonte]

Em 5 de outubro de 2009, o programa reestreou totalmente reformulado em parceria com a Nickelodeon das 8h às 10h e apresentação de quatro crianças: Thiago, Lucas, João Gabriel e Giovanna Grigio. Mas esta atração não deu audiência, as crianças foram retiradas (mais uma vez sem apresentação), sendo exibidos apenas os desenhos e a reapresentação do capítulo exibido na noite anterior de Isa TKM. O Band Kids também substituiu parte do programa Dia Dia, exibida então das 7 até 11hs30min.

Em 15 de março de 2010, o programa passa a exibir a série Zoey 101, então sucesso da Nickelodeon.

Logo depois, em meados de maio de 2010, a emissora resolve exibir a novela infanto-juvenil Quase Anjos depois do programa infantil, sempre as 09h30, e a série Zoey 101 antes da novela.

Pouco depois de três semanas, a Band retira a série infantil do ar, assim deixando espaço para Quase Anjos, com o programa acabando as 9h15.

Em 11 de junho de 2010, com a abertura da Copa do Mundo FIFA daquele ano exibindo jogos ás 8h30 da manhã, a atração é deixada de ser exibida, juntamente com a novela infanto-juvenil Quase Anjos, assim voltando ao ar no dia 22 de Junho de 2010 juntamente com Quase Anjos.

No Dia 15 de novembro de 2010, a Band estreia a Saga de Hades do anime Os Cavaleiros do Zodíaco, a saga é exibida de segunda à sexta às 08h, quando sua exibição de todos os seus 31 episódios foi finalizada, a Band começou a reprisar o anime desde o primeiro episódio às 08h da manhã.

No Dia 15 de janeiro de 2011, a emissora retira o anime e o substitui pelo desenho As Aventuras de Jimmy Neutron, o Menino Gênio.

Em Fevereiro de 2011, Zoey 101, que havia sido retirada por causa de Quase Anjos, volta ao bloco, dás 8h55 às 9h15.

O Band Kids também foi exibido nas tardes de sábado, durante um bom tempo até ser cancelado no Dia 26 de Março de 2011. Chegou a ter ediçoes extras também nos domingos que não havia rodada do Futebol.

No dia 13 de junho de 2011, volta de Os Cavaleiros do Zodíaco e a estreia de Power Rangers (desde a saga Tempestade Ninja) que em 2 episódios passa a ocupar todo o horário do programa.

No dia 25 de julho de 2011, volta o desenho As Aventuras de Jimmy Neutron, o Menino Gênio e cancela Os Cavaleiros do Zodíaco.

Desde o dia 8 de Agosto, com a estreia da saga SPD, Power Rangers exibe apenas 1 episódio, pois o último bloco é ocupado por Hey Arnold!.

No dia 7 de novembro de 2011, estreou a saga Mighty Morphin Power Rangers substituindo Power Rangers: Samurai.

No dia 21 de novembro de 2011, estreia o desenho Angelo Rules! e volta o desenho CatDog, substituindo a saga Mighty Morphin Power Rangers que entrou no lugar de Quase Anjos que chegou ao fim na última sexta-feira.

Em 2011, o Band Kids passa a ter somente 1:15 minutos de duração, das 08:00 às 09:15 da manhã, desta vez, exibindo apenas CatDog, Hey Arnold!, As Aventuras de Jimmy Neutron, o Menino Gênio, Mighty Morphin Power Rangers (à tarde), e séries como: Manual de Sobrevivência Escolar do Ned e Zoey 101, sendo que estes dois últimos são exibidos a tarde. A tarde a emissora também tem uma rápida programação infantil, que não fica dentro de um programa, mas pode ser considerado como parte do Band Kids, exibindo Power Rangers e Kenan & Kel.

Em 2012, o Band Kids exibe os desenhos Gambá Kung Fu, Fanboy & Chum Chum, Danny Phantom, Drake & Josh e True Jackson VP, com um horário maior, das 9:10 às 11:00. E à tarde exibe Power Rangers no Espaço(em todo o Brasil) Dragon Ball GT (em SP), 2 episódios de Futurama (somente um em todo o Brasil),e Popeye, e também de manhã, a partir das 6 horas, é exibido o Show de Desenhos e o Popeye.

Em 2013,o programa começou a passar vários seriados e desenhos da Nickelodeon como ICarly, Victorious, Supah Ninjas, Bondi Band, Tartarugas Ninja e Transformers: Prime.

Em 2014, Band Adquire desenho Os Padrinhos Mágicos.[2] para exibir no Show de Desenhos, pegando todos de surpresa, a Band estreou em sua programação Os Padrinhos Mágicos, um dos grandes sucessos produzidos pela Nickelodeon nos últimos tempos. A série animada, que até 2013 era exibida pela Rede Globo, foi ao ar dentro do bloco Show de Desenhos, exibido de segunda a domingo, às 6h.  Além de Padrinhos, a atração também contou com O Marinheiro Popeye e a animação francesa Minúsculos.[3]

Programação atual[editar | editar código-fonte]

A atual programação do Band Kids consiste em seriados da Nickelodeon sendo exibido apenas a série iCarly.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]