Bascortostão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Республика Башкортостан
República do Bascortostão
Bandeira do Bascortostão Brasão do Bascortostão
Bandeira brasão
Cidade de Ufa, capital da república, próxima ao Rio Belaya.
Língua oficial russo, bashkir
Outras línguas: tártaro
Capital
e maior cidade
Ufa
Área: 143.600 km²
População: 4.104.336 hab[1]
Densidade populacional: 28,6 hab/km²

A República do Bascortostão (também chamado de Baquíria,[2] Basquíria, Basquiristão ou Bashkortostão; em russo: Башкортостан) é uma divisão federal da Federação Russa. Tem 4.104.336 habitantes, o que faz dela a sétima mais habitada da Federação. Sua capital é a cidade de Ufa.

História

Os primeiros assentamentos no território do Bascortostão foram criados no início do Paleolítico, porém, foi durante a Idade do Bronze, que o território foi altamente povoado.

O Bascortostão está ao sul dos Urais e nos Cis-Urais, nomeado nos termos do seu povo nativo - os Bashkirs (bashkort). Após o fim do Império Mongol, o território do Bascortostão foi dividido entre Kazan e Khanates e Horda Nogai.

As tribos que ali viviam eram chefiadas por bi (chefes tribais). Depois Kazan foi dominada por Ivan, o Terrível, em 1554-1555, representantes do oeste se aproximaram do czar com um pedido para aderir voluntariamente a Moscóvia.

A partir da segunda metade do século XVII, o território do Bashkiria começou a tomar forma como uma parte do estado russo. Em 1798, a Assembleia Espiritual dos Muçulmanos da Rússia foi criada, uma indicação de que o governo czarista reconheceu os direitos dos Bashkirs, tártaros, e outras nações muçulmanas a professar o Islã e realizar rituais religiosos. Em 1865, foi criado o governorado de Ufa, com capital na cidade de mesmo nome.

Após a Revolução Russa, Bashkir República Socialista Soviética Autônoma (RAEE) foi criada dentro da República Socialista Federativa Soviética Russa, em 1919, primeiro como Pequeno Bascortostão, mas o governorado de Ufa incorporado à recém-criada república. Durante o período soviético, foi concedido amplo direito autônomo, o primeiro entre outras regiões da Rússia. A estrutura administrativa da RAEE Bashkir foi baseada em princípios semelhantes aos das outras repúblicas autônomas da Rússia.

A extração de petróleo começou em 1932. No final de 1943, grandes depósitos de petróleo foram descobertos. Durante a Segunda Guerra Mundial, a região se tornou uma das principais da URSS para acomodar plantas e fábricas evacuados da Rússia Ocidental, bem como grandes massas de pessoas, bem como dotar o país com armas, combustíveis e géneros alimentícios. Após a guerra, um bom número de indústrias foram desenvolvidas, como mineração, construção de máquinas e, principalmente, refino de petróleo.

Em 11 de outubro de 1990, o Soviete Supremo da República aprovou a Declaração sobre a soberania do Estado da RAEE Bashkir. Em 25 de fevereiro de 1992 RAEE Bashkir foi renomeado República de Bascortostão.

Em 31 de março de 1992 um pacto federativo "sobre a separação dos poderes e das competências entre os órgãos federais do poder da Federação Russa e os órgãos de poder da República de Bascortostão" foi assinado. Em 3 de agosto de 1994 um pacto "sobre a separação dos poderes e mútua delegação de poderes entre os órgãos de poder da Federação Russa e os órgãos de poder da República de Bascortostão" foi assinado.

Geografia

Rio Belaya na altura de Ufa.

O Bascortostão está localizado na parte do sul dos Urais e planícies adjacentes. Com uma área de 143.600 km² (segundo o censo de 2002), tem 4.104.336 habitantes, sendo a sétma república mais populosa da Rússia. Possui uma densidade populacional de 28,6 hab/km².

Existem mais de 13.000 rios na república. Muitos rios são partes do sistema de transporte de águas profundas da Rússia Europeia, que prevêem o acesso aos portos do Mar Báltico e do mar Negro. Os principais rios são o Rio Belaya, Rio Ufa, Rio Sakmara, Rio Ik (Iq), entre outros. Além dos rios, existem aproximadamente 2700 lagos pelo território.

O ponto mais alto da república é o Monte Yamantau, com 1638 metros de altitude.

Economia

A economia do Bascortostão, sendo um dos maiores centros industriais da Rússia, tem a estrutura diversificada e destaca-se pela alta concentração de produção. Possui um grande e de alta qualidade setor agrícola. As atividades industriais mais importantes são o processamento químico e o refinamento de petróleo. Bascortostão processa mais petróleo no país do que qualquer outra região, cerca de 26 milhões de toneladas por ano, e fornece 17% da gasolina na Rússia e 15% do diesel. Outros importantes produtos fabricados na República incluem álcoois , pesticidas e plásticos. Seu PIB em 2007 foi de 645,000 milhões de rublos (mais de € 18 bilhões)[3]. Mais da metade da indústria se concentra em Ufa.

Cultura

O Bascortostão é um dos grandes centros culturais da Rússia. Há uma rede de teatros nacionais, museus e bibliotecas. Além disso, possui um folclore diversificado, com conjuntos de dança folclórica. A fama da escola de dança Bashkir é mundial, muitos dos estudantes tem elevados prêmios internacionais, como Rudolf Nureyev.

O Islão é a religião principal entre os povos das etnias bashkir e os tártaros. A maioria dos russos, Chuvash, Mari e ucranianos são cristãos ortodoxos. Ainda há 13 mil judeus na república[4].

Referências

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Bascortostão
Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.