Udmúrtia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde março de 2011). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Удмуртская Республика
República da Udmúrtia
Bandeira da Carélia Brasão da udmúrtia
Bandeira brasão
RussiaUdmurtia2005.png
Língua oficial russo, udmurte[1]
Outras línguas: tártaro
Capital Ijevsk
Área: 42.100 km²[2]
População: 1.570.316 hab[3]
Densidade populacional: 37,3 hab/km²
A catedral Svyato Mihailovsky em Ijevsk.

A República da Udmúrtia (em russo : Pеспублика Удмуртская, Udmurtskaya Respublika) é uma divisão federal da Federação Russa. Tem cerca de 1.570.000 habitantes e uma área de aproximadamente 42.000 km². Sua capital é a cidade de Ijevsk.

História[editar | editar código-fonte]

Os udmurtes são mencionados pelos historiadores árabes Ahmad ibn Fadlan (921) e Abu-Said al-Balchi (950) como vizinhos búlgaros do rio Idel. Assim, os udmurtes estavam sob a influência da Bulgária do Volga.

Em meados do segundo milênio, os udmurtes começaram a se estabelecer no vale do rio Cheptsa, desde a foz até a nascente do rio. Começaram a fixar-se ali desde o século X. Além disso, os udmurtes mantiveram contatos com mercadores árabes e russos. O Estado russo exerceu influência cultural e política sobre a Udmúrtia do norte. Por volta do século XVI, o norte da região quase se tornou parte do estado russo.

Durante a invasão Mongol da Bulgária do Volga de 1237, os mongóis também conquistaram a terra onde a maioria dos udmurtes viveram. Eles tinham de pagar impostos anuais para o Khan de Cazã. Nessa época, algumas tribos udmurtes foram misturadas com os tártaros, e essas pessoas, ainda usando a língua udmurte, foram chamados Besermaans.

Os udmurtes lutaram com os tártaros contra a moscovita Princes até 1552, quando o Canato de Cazã foi conquistado e destruído pelos russos. Em 1553-1557, os udmurtes se rebelaram contra os russos. Em 1582 uma nova rebelião ocorreu. Os russos tinham a fazer, a partir de Moscovo, uma aventura armada contra os rebeldes. Uma nova revolta começou de novo em 1592, juntamente com os Maris.

Século XX[editar | editar código-fonte]

O primeiro empreendimento industrial no que é hoje Udmúrtia foi a estatal Votkinsk Zavod, fundada como um arsenal de armas, na margem oeste do rio Kama. Em 4 de novembro de 1920, foi formado o oblast de Votsk . Em 1 de janeiro de 1932, foi rebatizado como Oblast Autônomo da Udmúrtia, que foi então reorganizado no ASSR Udmurt em 28 de dezembro de 1934. Durante a Grande Guerra Patriótica de 1941-1945, muitas fábricas industriais foram retiradas da Ucrânia e da fronteira oeste de Udmúrtia, aumentando consideravelmente a população de etnia russa na Udmúrtia.

A República da Udmúrtia na sua forma actual, existe desde 20 de setembro de 1990.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Udmurt03.png

A república está situada na Rússia europeia, na porção leste da planície do Leste Europeu, entre os rios Kama e Vyatka. Faz fronteira com o Oblast de Kirov, o Krai de Perm, com as repúblicas do Bascortostão e Tartaristão.

O principal rio é o Kama. E embora não hajam grandes lagos na república, há uma parte do Reservatório Votkinsk no território udmurt. Há ainda reservas de petróleo.

Economia[editar | editar código-fonte]

A república é industrializada. As formas de indústrias mais desenvolveidas são a construção de máquinas, químicas, de petróleo e de gás. Em Ijevsk está localizada a principal fabricante de fuzis Ak-47.

A república também possui um potencial na indústria electrónica e nanotecnologia.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Na Udmúrtia, há oito teatros profissionais, a Sociedade Filarmónica e mais de dez estaduais e numerosos museus públicos que contam sobre a história e a cultura da Udmúrtia e de seu povo.

Em termos de religião, a maioria da população é cristã ortodoxa. O xamanismo também é praticado.

Referências

Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre Udmúrtia
Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Rússia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.