Basileia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 Nota: Para outros significados, veja Basileia (desambiguação).
Basileia
Comuna da Suíça

Brasão de armas
Ponte Mittlere sobre o rio Reno
Administração
Cantão Basileia-Cidade
Distrito Basileia-Cidade não tem distritos
Comuna de Basileia
Código postal CH-4000
Língua oficial alemão
Demografia
População 169560 (31 de maio de 2010) hab.
Geografia
Altitude 260 m
Área 22,75 km²
Website oficial http://www.basel.ch
Emblema da cidade de Basileia

Basileia (em alemão: Basel, em francês: Bâle, em italiano: Basilea) é a terceira maior cidade da Suíça (atrás de Zurique e Genebra) com a população de cerca de 195 000 habitantes. No grego koinê, Basileia significa "reino" ou "domínio". A cidade foi fundada pelos romanos com o nome de Basilia. É considerada a capital cultural da Suíça.[1][2][3]

Localizada entre a fronteira da Suíça com a Alemanha e França, Basileia também tem subúrbios nesses dois países. Em 2014 a aglomeração urbana de Basileia foi a terceira maior de seu país, com uma população de 537 100 habitantes em 74 municípios na Suíça e um adicional de 53 municípios nos países vizinhos. A trinacional área metropolitana de Basileia tem cerca de 830 000 habitantes em 226 municípios. Basileia é sede do Banco de Compensações Internacionais (uma espécie de banco central dos bancos centrais) e por isso batiza também o acordo que trata da normatização dos procedimentos bancários. É sede ainda de indústrias, bancos, seguradoras e empresas de transporte. A cidade também referência mundial no campo da indústria farmacêutica e abriga sedes de diversas empresas, entre as quais Roche, Novartis, Syngenta, Ciba Specialty Chemicals, Clariant, Basilea Pharmaceutica e Actelion.

Na cidade há um zoológico famoso pela quantidade de espécies raras que abriga, como o asno-da-somália, o leopardo-das-neves e o ocapi.

Catedral de Basileia à noite

Geografia

Localizada no noroeste da Suíça, Basileia faz fronteira com a Alemanha e com a França. É cortada pelo rio Reno, que a divide em Grande Basileia (Gross Basel) e Pequena Basileia (Klein Basel), esta na margem oposta do rio, junto a Lörrach. Sua localização favoreceu o desenvolvimento da cidade como polo financeiro e de transportes.

Com 166 mil habitantes, é a terceira cidade mais populosa do país. Sua aglomeração conta com 690 mil habitantes, e se estende além das fronteiras com a França (Saint-Louis e Huningue, na Alsácia) e com a Alemanha (Weil-am-Rhein e Lörrach no Baden-Württemberg).

Basileia também batiza dois semicantões da Suíça:

O aeroporto que atende a cidade é o EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg assim chamado pela sua localização central dentro do território europeu, que o permite atender a três países: Suíça, França e Alemanha. Outra curiosidade sobre o aeroporto é que ele é administrado juntamente por dois países, Suíça e França. Por tal razão os passageiros podem ser submetidos tanto ao controle de imigração suíço quanto ao francês.

Personalidades famosas

  • Erasmo de Roterdã viveu muitos anos em Basileia e ali faleceu em 1536.
  • Nietzsche ensinou na universidade de Basileia de 1869 até 1879 como professor de filologia.
  • Karl Barth, que após "confronto" com o nazismo, perder sua cátedra na Alemanha, em 1935, fixando-se para o resto de seus dias em Basileia, sua cidade natal. A revista Time, em seu necrológio a Barth, classificou-o como o mais significativo pensador religioso do século XX.
  • A família de matemáticos Bernoulli ocupou vários cargos de ensino na universidade de Basileia.
  • O matemático Leonhard Euler também é originário de Basileia.
  • O tenista Roger Federer nasceu na cidade em 1981.
  • O médico psiquiatra Carl Gustav Jung morou, estudou e ensinou em Basileia durante o fim do século XIX e início do século XX.
  • O jurista Rudolf von Ihering, aos 27 anos de idade, foi lecionar na Universidade de Basileia.
  • O jogador de futebol Alexander Frei, um dos principais nomes da seleção suíça de futebol nos anos 2000.
  • O historiador da arte Jacob Burckhardt nasceu na Basileia em 25 de maio de 1818 e faleceu na mesma cidade em 8 de agosto de 1897.

Infraestruturas

Pontes

Mittlere Brücke

A mais conhecida das 14 pontes que atravessam o Reno é a Mittlere Brücke que aliás é a mais antiga ponte sobre o Reno entre o Lago de Constança e a Mar do Norte

Muralhas

A Muralha de Basileia é o conjunto de fortificações mediavais da cidade que se desenvolveu entre 1080 e 1860. Ver um conjunto de imagens de Portas e da Muralha de Basileia em Muraille_de_Bâle (Fr)

Ver também

Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Basileia

Ligações externas

Referências

  1. Adm. do portal (2014). «Basel – Switzerland's capital of art and culture». Europeanbestdestinations.org. Consultado em 17 de junho de 2014 
  2. Adm. do portal (2012). «Basel – Cultural capital of Switzerland». SBB CFF FFS. Consultado em 17 de junho de 2014 
  3. Adm. do portal (2013). «Cultural Capital of Switzerland». Portal do Cantão da Basileia-Cidade. Consultado em 17 de junho de 2014 

Visitado em 25 de setembro de 2015.

4. Basel Wikipedia: The free encyclopedia .

en.wikipedia.org

Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Suíça é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.