Ben 10 (desenho animado)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Março de 2010).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde Abril de 2008).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ben 10
Ben 10 (PT/BR)
Informação geral
Formato Série de desenho animado
Duração Aprox. 23 minutos
Criador(es) Duncan Rouleau
Joe Casey
Joe Kelly
Steven T. Seagle
País de origem  Estados Unidos
Idioma original Inglês
Produção
Elenco Tara Strong
Dee Bradley Baker
Fred Tatasciore
Jim Ward
Meagan Smith
Paul Eiding
Richard McGonagle
Richard Steven Horvitz
Steven Blum
Exibição
Formato de exibição 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Transmissão original 27 de dezembro de 2005– 15 de abril de 2008
N.º de temporadas 4
N.º de episódios 49 (lista de episódios)
Cronologia
Último
Último
Ben 10: Força Alienígena
Próximo
Próximo

Ben 10 é uma série de desenho animado estadunidense criada pelo Man of Action (um grupo que consiste de Duncan Rouleau, Joe Casey, Joe Kelly, e Steven T. Seagle) e produzido pelos estúdios de Cartoon Network Studios (antigamente: Hanna-Barbera). A série fala sobre um garoto que adiquiriu um dispositivo alienígena na forma de um relógio de pulso que lhe permite uma habilidade de se transformar em seres alienígena.

É a primeira série da franquia de Ben 10. O episódio piloto foi ao ar em 27 de dezembro de 2005 e o último episódio foi ao ar em 15 de abril de 2008.No Brasil estreou em 03 de novembro de 2006 e terminou em 11 de maio de 2008.A música tema da série foi escrito por Andy Sturmer e cantada por Moxy. Em abril de 2008, Ben 10 foi sucedido por Ben 10: Força Alienígena, que por sua vez foi sucedido em abril de 2010 por Ben 10: Supremacia Alienígena em 1 agosto de 2012 foi sucedido por Ben 10: Omniverse a atual série no ar.

Sinopse[editar | editar código-fonte]

Gtk-paste.svg Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo.

Quando Ben Tennyson, sua prima Gwen e seu avô Max estão no seu acampamento durante as férias de verão, Ben encontra uma cápsula caindo do céu. Quando ele vai olhar encontra um relógio misterioso chamado "Omnitrix". O dispositivo se funde ao seu pulso dando-lhe a capacidade de se transformar em uma vasta variedade de formas de vida alienígenas. Ben logo percebe que ele tem a responsabilidade de usar suas habilidades para ajudar os outros. Junto com Gwen e Max, Ben embarca em uma aventura ao longo do verão para combater as ameaças, tanto terrestre quanto extraterrestre.

Personagens[editar | editar código-fonte]

  • Gwendolyn Tennyson - Gwen é a prima de Ben, uma garota muito inteligente e madura. Ela é um dos principais alvos das brincadeiras de seu primo e, apesar de tudo, sempre foi a voz da razão. Ao longo da série, ela desenvolve poderes mágicos se tornando uma menina feita de mana.
  • Maxwell Tennyson - Max é o avô de Ben e Gwen, pode ser considerado um dos maiores heróis da série, adora comer coisas estranhas e nojentas. Fazia parte de uma equipe que combatia alienígenas chamada Os Encanadores, todos achavam que ele era, de fato, um encanador, assim como os outros da equipe. Ele já havia ouvido falar do Omnitrix quando fazia parte dos Encanadores.

Vilões[editar | editar código-fonte]

  • Vilgax - Vilgax é um dos piores inimigos de Ben e Max, ele é o que mais quer o Omnitrix, fazendo de tudo para conseguir. Ele é um alienígena que foi gravemente ferido no começo da série, mas volta mais forte e quase indestrutível, sendo o mais temido no universo.
  • Kevin 11 - Kevin é um garoto de 11 anos que mora na rua, por isso ele era um marginal frio, que nasceu com um poder e um dom incrível, podia absorver energia de qualquer objeto eletrônico ou que contivesse eletricidade. Ele absorveu todos os poderes dos aliens de Ben e se tornou um monstro poderoso.
  • Dr. Animal - Dr. Aloysius Animal é um brilhante cientista que consegue mutar animais com as suas invenções, criando criaturas extremamente poderosas, todas ao comando dele.
  • Cavaleiros Eternos - Os Cavaleiros Eternos são uma organização especializada em pesquisa alienígena e tecnologia avançada. O sub-líder dos Forever Knights é Enoch, e o verdadeiro líder pode ser chamado de o Rei dos Forever Knights, e seu nome é Driscoll que já foi um Encanador.
  • Hex - Hex é um verdadeiro mestre em magia que carrega um poderoso bastão, que só funciona nas mãos de um verdadeiro mestre em magia.

Transformações estreiadas[editar | editar código-fonte]

Transformações desbloqueadas[editar | editar código-fonte]

Omnitrix[editar | editar código-fonte]

O Omnitrix é um dispositivo semelhante a um relógio, que tem o poder de transmorfismo alienígena (transformar em um alien) , que abriga mais de 1.000.000 de DNAs alienígenas. O usuário que contém o Omnitrix tem poder o suficiente para dominar qualquer mundo, por isso muita gente está de olho nele. Além disso, o Omnitrix ainda pode coletar outro DNA de aliens, bastando o alien ter algum contato físico com o relógio. Este então brilha e começa a girar, dando ao usuário a habilidade de se transformar nesse alien. Casos como esses são os do aliens Blitzwolfer, Snare-Oh, Frankenstrike e outros. O Omnitrix também é capaz de evoluir como seu usuário, como em Ben 10: Alien Force quando ele está pequeno, ou em Ben 10.000 quando ele está tomando quase metade do braço de Ben. Ele realmente é uma arma fantástica. A continuação está em Ben 10: Alien Force.

Cores[editar | editar código-fonte]

Durante a série, o Omnitrix mostrou poder brilhar muitas cores em diferentes ocasiões. As cores são:

Nome Estados Unidos Nome Brasil Nome da espécie Notas
Cor Ocasião em ben 10
Verde Quando Ben está pronto para se transformar ou quando ele está alternando de um em um alien
Vermelho Quando o Omnitrix precisa de um tempo para carregar
Branco Quando Ben está transformado em um alien ou quando o Omnitrix está inativo
Laranja Quando o Omnitrix está em modo MAD (Modo de Auto Destruição)
Amarelo Girando Quando o Omnitrix absorve um DNA
Roxo Quando Eon põe seu DNA no Omnitrix (apenas em "Ben 10: Corrida Contra o Tempo")
Azul Quando o Omnitrix está prestes a evoluir (apenas em "Ben 10: Força Alienígena")
Verde Brilhando Quando o Omnitrix está sendo retirado
Cinza Quando o Omnitrix está desativado
Preto Quando Fantasmático está com intangibilidade ou quando o omnitrix volta para o casulo de contenção
Verde com Choque Quando o Omnitrix está sem o anel de contenção
Branco piscando Verde Quando Ben vai virar outro alien com o controle mestre
Branco piscando vermelho Quando a transformação está prestes a acabar
Verde piscando rosa Quando o Omnitrix é afetado por mana, transfere o dna de cada ser vivo para o banco de dados e transforma os seres ao seu redor em alienígenas do banco de dados (Mostrado em Ben 10: Destruição Alienígena).

Defesa[editar | editar código-fonte]

Quando alguém tenta retirar o omnitrix á força, ele lança uma explosão de energia "omni", que afasta o oponente como visto no episódio "Kevin 11".

Sobrecarga[editar | editar código-fonte]

Isso aconteceu quando Vilgax foi retirar o omnitrix do pulso de Ben no episódio "Segredos". O relógio sofreu uma sobrecarga e Ben ficou se transformando em todos os aliens aleatoriamente.

Defeito[editar | editar código-fonte]

Isso só aconteceu uma vez (no episódio "Um Probleminha"). Ben queria ir em um brinquedo e não tinha altura para entrar nele. Revoltado, resolveu virar o Aquático, só que o relógio não queria abaixar o anel para transformar o herói. Zangado, ele bateu com toda a força o relógio em um taco de madeira. Deu um defeito no omnitrix e Ben ficou como Massa Cinzenta até o final do episódio.

Códigos[editar | editar código-fonte]

Ben descobriu uma combinação secreta usando as silhuetas dos aliens do omnitrix, situado como controle mestre. Ben, após isso, pode se transformar aleatoriamente em qualquer alien que quiser, sem ao menos tocar no relógio e ir alternando de alien em alien quantas vezes desejar. Sem contar que o omnitrix não desativa de maneira alguma, e ele volta a ser o Ben quando quiser (o que não tem sentido, já que no filme "Ben 10: Corrida Contra o Tempo, Eon diz que ele desativa como segurança, para os Aliens não escaparam). No final do episódio "De Volta com Uma Vingança", Ben foi tolo o suficiente para desabilitar o controle mestre. Mas Ben 10.000 tem o controle mestre ativado novamente e conhece agora todos os segredos do relógio.

Desativação[editar | editar código-fonte]

Não foi mostrado na série ainda como Ben fez isso, mas esse código serve para desativar o omnitrix. Resumindo, tirá-lo do pulso do usuário. Ben fez isso por cinco anos e foi obrigado a usá-lo novamente em Ben 10: Força Alienígena. No Episódio "A Batalha Final Parte 1", Ben está assistindo a um programa de "Luta de Sumô" com Kevin no seu quarto, quando coloca as mãos no queixo pode-se observar que ele está sem o Omnitrix, uma possível explicação para isso, é que ele tenha retirado o relógio, já que no final do mesmo episódio ele retira o Omnitrix pronunciando o código 000 Desconectar 0, ou possivelmente seja um erro do Desenho;

Doenças do Usuário[editar | editar código-fonte]

Em "Efeitos Colaterais", Ben fica resfriado após fazer uma boquinha no caminhão de sorvete e o vírus do resfriado se espalha pelos alienígenas. Chama fica com poderes de gelo, Quatro Braços fica fraco e com fedor nas axilas e o Besta com o faro entupido, sem saber para onde ir.

Fusões e Mutações de DNA[editar | editar código-fonte]

No episódio "Dr Animal e o Raio Mutante", Ben queria descobrir quantos aliens tinham no relógio e acabou tirando sem querer a tampa (anel principal onde você escolhe as formas alienígenas). Quando o anel saiu, modificou alguns animais da região. Todos eles ficaram parecidos com o Insectóide, ou com o DNA modificado á partir do mesmo. Dr. Animal, ao perceber isso, coletou a tampa do relógio e preparou um raio especial para modificar os animais geneticamente com o DNA dos alienígenas do relógio. Quando Ben retirou a tampa do omnitrix, os DNAs dos alienígenas se misturaram e cada vez que ele virava herói saía uma combinação diferente de aliens. Assim formando Insecto-Braços, Diamante Cinzento e Chama Aquática (Aqua-Chama) e as criaturas mutadas.

Como Radar de Localização[editar | editar código-fonte]

No filme "Ben 10: Segredo do Omnitrix", foi revelado um segredo novo do relógio. Myaxx, Tetrax, Gluto, Ben e Gwen precisavam chegar até Zennon, mas estava tudo totalmente escuro e os heróis não sabiam para onde ir. Foi aí que Myaxx revelou que o omnitrix tinha um sistema de localização embutido, e pediu para que Ben subisse no teto da nave e mostrasse o caminho. E não é que deu certo? O omnitrix agiu como uma bússula, indicando para onde a nave deveria ir. E no final das contas, o omnitrix lançou um raio poderoso de energia "omni" mostrando de vez o caminho.

Quando Ele Não Funciona[editar | editar código-fonte]

O omnitrix não funciona quando Eon encosta nele. Eon põe o seu DNA no omnitrtix, mas antes, ele não funciona, quando Ben mais precisa no filme "Ben 10: Corrida Contra o Tempo".

Evoluções do Omnitrix[editar | editar código-fonte]

O omnitrix começa como um relógio grosso, possibilitando, no começo, 10 alienígenas. Ao longo do desenho, novos aliens vão sendo adquiridos, sejam desbloqueados do omnitrix ou coletados por DNA, dando, no total, 21 aliens. No episódio "Ben 10.000", Ben conhece 3 novos aliens que terá no futuro. O omnitrix da Força Alien se transforma em um simples relógio, possibilitando a Ben 10 novas formas alienígenas (por enquanto) e tem novos segredos revelados, assim como em Ben 10. O omnitrix de Ben 10.000 é bem grande, tapando quase a metade do seu braço, possibilitado a Ben 10.000, 10.000 aliens, incluindo alguns nunca mostrados. Seus aliens do futuro ficam diferentes aos do presente. Ken tem seu omnitrix no episódio "Ken 10", com apenas 13 aliens (citados). Ele desbloqueia o limitador do seu omnitrix, podendo lhe transformar nos 10.000 aliens. Já o omnitrix em Gwen e Max no episódio "Gwen 10", Gwen fica com todos os aliens de Ben diferenciados, exceto o Vô Max (que só se transformou no Ultra T). Com muitas cores e segredos revelados ao longo dos desenhos, o omnitrix poderá ser a arma mais temida do universo.

NOTA: De acordo com Azmuth em "Ben 10: Força Alienígena" o omnitrix possui, na verdade, 1.000.903 amostras de DNA alienígena. Mas como o Superomnitrix absorveu o DNA de Bivalvan, Galapagus, P'andor, Andreas, Ra'ad e o Prisioneiro 775, o total ficou em 1.000.909 amostras.

Produção[editar | editar código-fonte]

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Ben 10 foi criado por "Man of Action" e foi produzido por Cartoon Network Studios. "Man of Action" é um grupo composto por criadores de quadrinhos Duncan Rouleau, Joe Casey, Joe Kelly e Steven T. Seagle. O grupo trabalhou em Ben 10 conceito cerca de 3 anos antes do Cartoon Network Studios escolher a série.

Logo no início do desenvolvimento, foi decidido que um vilão seria dentro do Omnitrix. Depois do Fantasmático ter sido criado, os criadores acrescentaram o diálogo para a primeira temporada para dar ao público que há algo mais a do Fantasmático. Originalmente Bala de Canhão, o 11º alienígena da série, ia ser no conjunto original de alienígenas, mas foi substituído por Fantasmático.

Ao fazer animações de teste para a série, a primeira transformação alienígena a ser testada foi Quatro Braços. Foi a transformação mais popular de todos os alienígenas para "Man of Action". Muitos dos projetos não utilizados para Glutão foram recicladas no episódio "Ben 10.000" como dois dos alienígenas de Ben, "Cuspidor" e "Iguana Artica", e como vilão Sploot. Um outro projeto não for utilizado durante Glutão foi usado em "Ken 10" como "Mot Snikrep".

Steven E. Gordon trabalhou em uma versão muito inicial do show, seu trabalho conceito revela que Ben Tennyson foi originalmente pra ser um menino de jovem cabeça vermelha . Gordon também tem projetos iniciais do Omnitrix, que mais parecem um relógio que a versão final, bem como projetos diferentes e nomes para as transformações alienígenas. Alguns dos nomes beta para as transformações foram "StrongGuy", "Inferno", "RazorJaws", "Dragonfly", "Plantguy", e "Digger". Alguns dos primeiros projetos para o início dos alienígenas são mais humanos e super-herói como similar ao uma série em quadrinhos chamada Dial H For Hero.

Música tema[editar | editar código-fonte]

A música tema da série foi escrita por Andy Sturmer e cantada por Moxy. O título principal foi criado por um estúdio chamado "Renegade Animation". A sequência de flash animado durante a título principal era de design para deixar o público saber que o show vai ser divertido e não apenas mostram uma ação. Os créditos de abertura foram alterados na terceira temporada e para além de refletir que Fantasmático não estava mais a ser utilizado, e foi substituído por Cannonbolt como o alienígena em nono.

Observações[editar | editar código-fonte]

Broom icon.svg
Seções de curiosidades são desencorajadas pelas políticas da Wikipédia.
Ajude a melhorar este artigo, integrando ao corpo do texto os itens relevantes e removendo os supérfluos ou impróprios.
  • Todos os aliens novos que Ben conseguiu foram desbloqueados ou tiveram o DNA absorvido, Somente o Mega-Olhos tem origem desconhecida.
  • Ao final do episódio "Feliz Natal" surgem três crianças com fisionomias idênticas aos componentes do Esquadrão Konohamaru do anime Naruto, sendo este fato uma homenagem declarada pelo autor, apesar de Naruto ser um grande rival em audiência, desde que Ben 10 conseguiu em apenas algumas semanas passar o que o anime teve em 2 meses.
  • Os aliens Lobisben, Benmúmia e Benfrankenstein só tiveram uma aparição na série como transformação de Ben.
  • Há alguns erros de continuação em episódios de Ben 10. Em algumas ocasiões, o Omnitrix está com uma cor e logo após aparece com outra sem uma explicação plausível. O Omnitrix fica vermelho no momento em que Ben mais precisa ou até mesmo em cenas normais, sem batalhas.
  • Em "Ben 10.000", quando Ben volta ao normal, ele fala com a voz do XLR8, provavelmente a um erro de dublagem. Mas foi comprovado em Supremacia Alienígena que Ben 10.000 pode se transformar em qualquer alienígena sem aparições físicas, o que poderia ser um aviso, ou continuação.
  • Em 2010, Ben 10 deixou de ser o desenho mais assistido do Cartoon Network, sendo ocupado por Hora de Aventura.
  • Embora a série já tenha acabado, o sucesso ainda continua.
  • No filme Abracadabra, o personagem de Omri Katz, chama-se Max Dennison
  • No filme " O segredo do Omnitrix" é possível ver Ben 10.000 nas estrelas na hora em que a Gwen é capturada, o que pode ser uma premonição do futuro.

Com uma possível referência a Caverna do Dragão, o Besta deve ter tido como base a criatura que Erik confunde com o Mestre dos Magos no episódio ¨Servo do Mal¨.

Dubladores[editar | editar código-fonte]

Personagens Principais[editar | editar código-fonte]

Personagem Brasil Brasil Estados Unidos Estados Unidos
Ben Tennyson Charles Emmanuel Tara Strong e Fred Tatasciore
Gwen Tennyson Ana Lúcia Menezes Meagan Smith e Tara Strong
Max Tennyson Waldyr Sant'anna / Júlio Chaves Paul Eiding
Kenny Tennyson Luciano Monteiro Tara Strong
Tenente Steel Júlio César Michael Gough
Capitão Shaw Luiz Carlos Persy Jim Ward
Cash Murray Gustavo Nader / Duda Espinoza / Gustavo Pereira Dee Bradley Baker
J.T. Ronalth Abreu / Felipe Drummond / Erick Bougleux Adam Wylie
Tim Dean Manolo Rey Josh Keaton
Kane North Márcio Simões Adam Wylie
Cooper Daniels Yan Gesteira Cathy Cavadini
Ultimos Márcio Simões / Júlio Chaves Tom Kane
Synaptak Duda Espinoza Greg Ellis
Tini Márcia Morelli Vanessa Marshall
Carl Tennyson Ettore Zuim Dee Bradley Baker
Sandra Tennyson Andrea Murucci Tara Strong
Kai Green Hannah Buttel Bettina Bush
Wes Green Júlio Chaves Miguel Najera
Ishyama Paulo Bernardo Keone Young
Jacaré Eduardo Dascar Jason Spisak
Porco-Espinho Paulo Vignolo Dee Bradley Baker
Hector / Juan Ponce de León Christiano Torreão Josh Keaton
Devlin Levin Gustavo Pereira Charlie Schalatter
Tetrax Ronaldo Júlio Dave Fennoy
Laurence Wainwright André Belizar Neil Ross
Shelby Carmen Sheila Patricia Lentz
Earl Mário Cardoso Dwight Schultz

Alienígenas[editar | editar código-fonte]

Personagem Brasil Brasil Estados Unidos Estados Unidos
Besta - Dee Bradley Baker
Quatro Braços Hamilton Ricardo Richard McGonagle
Chama Nizo Neto Steve Blum
XLR8 Flávio Back Jim Ward
Fantasmático Alfredo Martins Steve Blum
Aquático Ronaldo Júlio Fred Tatasciore
Insectóide Marcelo Sandryni Dee Bradley Baker
Massa Cinzenta Pedro Eugênio Richard Horvitz
Diamante Renato Rosenberg / Samir Murad Jim Ward
Ultra T Charles Emmanuel Tara Strong
Bala de Canhão Hércules Fernando / Ronaldo Júlio Fred Tatasciore
Vinha Selvagem Hércules Fernando / Márcio Simões Jim Ward
Lobisben Reginaldo Primo Tara Strong
Benmúmia Ricardo Juarez Richard Green
Benvicktor Hércules Fernando Michael Dorn
Glutão Hércules Fernando / Júlio Monjardim Dave Wittenberg
Mega Olhos Hércules Fernando Dee Bradley Baker
Clone Erick Bougleux Rob Paulsen
Eon Guttemberg Barros Christien Anholt
Grandão José Luiz Barbeito Fred Tatasciore

Vilões[editar | editar código-fonte]

Personagem Brasil Brasil Estados Unidos Estados Unidos
Vilgax Ricardo Telles Steve Blum
Kevin Levin Peterson Adriano Charlie Schlatter
Dr. Aloysius Animal Jorge Vasconcelos Dwight Schultz
Dr. Vicktor Hércules Fernando Michael Dorn
Yenaldooshi - Dee Bradley Baker
Múmia Alien - Dee Bradley Baker
Hope / Encantriz Mariana Torres / Sílvia Goiabeira / Ana Lúcia Menezes (ep. Não Beba da água) Kari Wahlgren
Zombozo Eduardo Borgerth John Kassir
Vulkanus Mauro Ramos John DiMaggio
Slix Vigma Eduardo Dascar Armin Shimerman
Hex Mauro Ramos Khary Payton
Joey / Rojo / Robótica Mabel Cezar Jennifer Hale
Enoch Bruno Rocha Richard Doyle
Driscoll / Rei dos Eternos Maurício Berger / Hércules Fernando (ep. Dia Perfeito) Richard Doyle
Clancy Bruno Rocha Nicholas Guest
Ácido Pedro Eugênio / José Santa Cruz / Carlos Gesteira Dee Bradley Baker
Mortrança Sheila Dorfman Cree Summer
Polegares Ricardo Juarez Jeff Doucette
Caranguejo Lauro Fabiano Billy West
Sublimino Oscar Henriques Richard Horvitz

Alienígenas do Omnitrix[editar | editar código-fonte]

Episódios[editar | editar código-fonte]

Jogos[editar | editar código-fonte]

Sequência de Ben 10[editar | editar código-fonte]

A franquia Ben 10 tem uma sequência com quatro séries:

Série Brasil Série Estados Unidos
Ben 10 Ben 10
Ben 10: Força Alienígena Ben 10: Alien Force
Ben 10: Supremacia Alienígena Ben 10: Ultimate Alien
Ben 10: Omniverse Ben 10: Omniverse

Filmes[editar | editar código-fonte]

Foram lançados quatro filmes do desenho animado Ben 10:

Quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Foi lançada pela Editora Online, uma versão em quadrinhos de Ben 10. No Brasil, foi intitulado como Ben 10 em Quadrinhos. Com cada revista com histórias da 1 Temporada de Ben 10.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Ben 10