Bobeou Dançou

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bobeou Dançou
Informação geral
Formato
Gênero infantil
Duração 45h00
País de origem  Brasil
Produção
Diretor(es) Marlene Mattos (núcleo)
Apresentador(es) Xuxa Meneghel
Tema de
encerramento
Bobeou Dançou
Exibição
Emissora de
televisão original
Rede Globo
Transmissão original 09 de abril de 1989 a 31 de dezembro de 1989

Bobeou Dançou foi um programa apresentado por Xuxa na Rede Globo entre 9 de julho e 31 de dezembro de 1989.

Constava de uma disputa e gincanas entre colégios, e as Paquitas e os Paquitos ajudavam nas provas.

O programa estreou no dia 9 de julho, às 13 horas, num domingo, quando passou a ser exibido semanalmente até o dia 31 de dezembro do mesmo ano na programação dominical da Globo. Antes disso, "Bobeou, Dançou" era um quadro do programa Xou da Xuxa. A atração fez tanto sucesso que a direção da TV Globo decidiu lançá-lo como programa independente. Com direção de Marlene Mattos e apresentação de Xuxa, era direcionado para o público adolescente, com gincanas baseadas em charadas. A cada domingo, duas equipes formadas por adolescentes entre 13 e 17 anos disputavam o primeiro lugar da competição, tentando acertar as respostas do jogo. Os times que participavam do programa contavam com cerca de 200 integrantes, mas apenas um casal era escolhido para ser responsável pelas provas da equipe. Os grupos podiam ser de colégios, turmas de rua ou associações de moradores, que se inscreviam através de carta para a produção do programa. No primeiro bloco, os dois participantes precisavam decifrar as quatro charadas do painel luminoso presente no cenário. No bloco seguinte, abria-se o cenário de uma casa de dois andares e seis cômodos, onde estavam escondidas as respostas corretas das novas charadas. Com tempo limitado, os participantes podiam revirar o cenário de cabeça para baixo para encontrar objetos da casa que solucionavam cada uma das charadas. Ao final deste bloco, em meio ao caos do cenário, a dupla vitoriosa garantia prêmios em dinheiro para a equipe que representava. No terceiro bloco, o casal vencedor podia tentar conquistar mais prêmios, desta vez individuais e não mais para seus times. Bastava encontrar as respostas para novas charadas que eram lançadas. Cada resposta correta valia uma nova surpresa: computadores, videocassetes, rádios, mochilas, pranchas de surfe e redes de vôlei, entre outros. Para a dupla eliminada na primeira fase, a compensação era uma caderneta de poupança – na época, com o valor de 250 cruzados novos. - Uma atração musical sempre encerrava o programa. Os adolescentes presentes no estúdio ocupavam o palco e dançavam com os músicos, como numa animada festa.

Antes mesmo de estrear, o programa já havia recebido cerca de 40 inscrições. Uma semana após a estreia, o número triplicou.  A música-tema do programa também se chamava "Bobeou Dançou", composta pela dupla Paulo Sullivan e Paulo Massadas, interpretada pela própria Xuxa e incluída no álbum Xou da Xuxa 4, lançado pela gravadora Som Livre. A música era tocada na abertura , nas vinhetas de intervalo e também como música de fundo durante as competições.

Cenário[editar | editar código-fonte]

No lado externo, uma parede amarela florida, com uma porta no centro de onde Xuxa entrava, no lado esquerdo do cenário ficavam as cabines dos participantes. Em seguida começavam as provas, então a parede florida se partia para o cenário de uma casa de dois andares onde ocorriam as provas.