Brian Greene

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brian Greene
Física
Nacionalidade Estados Unidos Estadunidense
Nascimento 9 de Fevereiro de 1963 (51 anos)
Local Nova Iorque
Atividade
Campo(s) Física
Instituições Universidade Cornell, Universidade Columbia
Alma mater Stuyvesant High School, Universidade Harvard, Universidade de Oxford
Orientador(es) James Binney

Brian Greene (Nova Iorque, 9 de Fevereiro de 1963) é um físico estadunidense, professor da Universidade de Columbia e especialista da teoria das cordas.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Nascido em Nova Iorque, Greene foi um menino prodígio em matemática. A partir dos doze anos passou a ter lições particulares com um professor da Universidade de Columbia, visto dominar já a matemática do ensino secundário.

Ingressou em Harvard em 1980 para estudar física. Tendo concluído o bacharelado, foi para Oxford como Rhodes Scholar para concluir o doutoramento. Entrou na Universidade de Columbia em 1996, onde é professor desde 2003. Atualmente é co-diretor do Columbia's Institute for Strings, Cosmology, and Astroparticle Physics (Instituto de Cordas, Cosmologia e Física de Partículas da Universidade de Columbia) (ISCAP) e lidera um programa de pesquisas da aplicação da teoria das supercordas em questões cosmológicas.

Suas atividades para o público em geral incluem palestras (técnicas e gerais) em mais de 25 países, três livros de divulgação científica (ver abaixo), uma novela de ficção científica (Icarus at the Edge of Time, de 2008) e aparições na televisão (CNN, Time, David Letterman, Big Bang Theory [1] etc).

Referências

Bibliografia (em Português)[editar | editar código-fonte]

O Universo elegante[editar | editar código-fonte]

É uma popularização da Teoria das cordas e da teoria M. Foi finalista do Prêmio Pulitzer em não ficção e vencedor do The Aventis Prizes for Science Books em 2000. O livro fala sobre como as variedades Calabi-Yau, assim como os pontos multi-dimensionais (11D, 16D, 26D) podem nos fazer compreender o espaço-tempo. Posteriormente, o livro gerou um programa especial em três partes pela PBS com Greene como narrador.

O Tecido do Cosmo[editar | editar código-fonte]

Trata sobre o espaço, tempo e a natureza do universo. Usando de personagens da cultura pop (como Os Simpsons e Arquivos X), o livro trata de assuntos da física moderna, como a não-localidade do emanharamento das partículas e seu relacionamento com a relatividade especial e explicações básicas da teoria das cordas. É um exame da natureza íntima da matéria e realidade, cobrindo tópicos como espaço-tempo e cosmologia, origens e unificação, e finalmente possíveis aplicações das teorias mais recentes - como buracos de verme e viagens no tempo.

A Realidade Oculta[editar | editar código-fonte]

Trata de apresentar os recentes desenvolvimentos da física de multiverso nas últimas décadas, com apresentação das diferentes hipóteses sobre universos paralelos partindo de fundamentos da relatividade e da mecânica quântica.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) físico(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.