Bruxa Malvada do Leste

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bruxa Malvada do Leste
Wicked Witch of the East.png
A Bruxa Malvada do Leste, como retratado no livro The Tin Woodman of Oz.
Nacionalidade País Munchkin
Filho(s) Desconhecido
Ocupação Governante do País Munchkin
(anteriormente)
Gênero literário Feminino

A Bruxa Malvada do Leste é um personagem fictício na Terra de Oz criado por americanos autor L. Frank Baum em sua série de Oz livros.[1]

A velha e cruel bruxa conquistou e tiranizou o Páis Munchkin no Leste, fazendo os Munchkins de escravos. Os sapatos de prata mágicas (alterado para o Ruby Slippers no MGM versão 1939 do filme) eram um de seus bens mais valiosos, e ela conheceu seu desaparecimento quando Dorothy Gale casa do pousou sobre ela. Seu corpo seco, secou rapidamente virou pó, deixando apenas os sapatos mágicos.

Livros por L. Frank Baum[editar | editar código-fonte]

A Bruxa Malvada do Leste era mais poderosa do que a Bruxa Boa do Norte , mas não tão poderoso como Glinda a Bruxa Boa do Sul. Ela também parecia ser mais poderosa do que Mombi, como a Bruxa Boa do Norte foi capaz de derrotar Mombi, mas foi impotente para derrubar a Bruxa do Leste.

Ela não estava relacionada com a Bruxa Malvada do Oeste , mas coligados com ela, e também com a Bruxa Malvada do Norte e a Bruxa Malvada do Sul, para conquistar e dividir Oz entre si. Após a queda de Pastoria o último Rei de Oz, a velha bruxa conquistou a parte oriental da Terra de Oz e segurou os Munchkins em cativeiro por várias décadas.

Entre suas ações extremamente cruéis foram os encantos de machado de Nick Chopper e espada do capitão Fyter, o que causou os dois homens a cortar seus próprios corpos e, eventualmente, se transformar em o Homem de Lata eo soldadinho de chumbo .

Ela vivia em uma cabana com sua empregada Nimmie Amee , que era namorada de Nick Chopper. Determinado a evitar Nimee Amee de se casar, a Bruxa Má do Leste resolveu transformá-la em uma velha. Foi enquanto a bruxa estava à procura de ervas que afetariam tal transformação que a casa de Dorothy pousou sobre ela.

Curiosamente, ela havia ajudado certos Munchkins (como Nimmie Amee amante original e o latoeiro Ku-Klip ) com a bruxaria , em determinadas circunstâncias (geralmente a um custo razoável). Isso demonstra que ela era um governante que poderia ser abordado e propiciou, pelo menos por alguns de seus súditos.

Adaptações[editar | editar código-fonte]

Na maioria das adaptações e referências para a Bruxa Malvada do Leste, geralmente é em sua aparência infame, em uma casa, com apenas seus pés expostos. Exceções notáveis ​​são recentes filme de televisão da ABC 2005 Assistente de Os Muppets 'de Oz e 2013 filme teatral da Disney Oz, o Grande e Poderoso .

  • A Bruxa Má do Leste foi destaque no filme O Mágico de Oz (1939). Como no livro, ela se revela ter sido morto quando a casa de Dorothy caiu sobre ela. A Bruxa Malvada do Oeste não estava satisfeito com Dorothy pela morte de sua irmã (como ela está no filme). Antes de a Bruxa Malvada do Oeste pode reivindicar o calçado magia, a Bruxa Malvada de meias do Leste enrolar em tocos com meias listradas, e eles desaparecem sob a casa e os sapatos são transpostas para os pés de Dorothy. No livro original, a Bruxa Malvada do Oeste não mostrou nenhum remorso pela morte de seu colega no Oriente, nem foi ela notou estar relacionada a ela de alguma forma. Ela só estava interessado no calçado magia (" prata Shoes "no livro," sapatos de rubi "no filme de 1939).
  • Em Alexander Volkov Melentyevich 's The Wizard of the Emerald City , o nome da bruxa é Gingema. Como no filme de 1939, as duas bruxas más são irmãs. Em Magic Land, ela está convocando um furacão mágico para destruir toda a humanidade. No entanto, a Bruxa Boa do Norte aprende de seus esquemas, e muda o feitiço para afetar apenas uma casa e deixá-la sobre a cabeça de Gingema. Ao contrário dos livros de Baum, sendo o governante formal dos Munchkins, ela interferiu pouco em suas vidas, e só exigiu que as pessoas recolhem comida para ela. Desde a sua comida era cobras, sanguessugas, aranhas e outras criaturas nojentas semelhante que os Munchkins tinham medo de, que foi, no entanto, um pesado fardo para eles.
  • No musical da Broadway, The Wiz, a Bruxa Malvada do Leste é nomeado Evvamene e aterroriza os Munchkins.
  • No livro Wicked: The Life and Times of the Wicked Witch of the West, pelo autor Gregory Maguire , e bateu na versão musical , a Bruxa Má do Leste é retratada como uma mulher bonita, mas deficiente físico chamado Nessarose ; Nessa é a irmã de Elphaba , a Bruxa Malvada do Oeste, cuja paralisia é causada pela tentativa de seu pai para fazer a mãe comer milkflowers para garantir que seu segundo filho não nasceria com a pele verde de Elphaba. Os sapatos de prata, originalmente um presente de seu pai, se encantaram com Elphaba para permitir Nessarose a andar.
  • Em Roger S. Baum 's Lion of Oz eo Badge of Courage , a Bruxa Má do Leste é o antagonista principal. Ela obriga o Leão Covarde , que acaba de chegar em Oz, para procurar o mágico "Flower Of Oz", que é a única coisa que a impede de assumir Oz completamente. Ela é mais uma vez a irmã da Bruxa Malvada do Oeste e se enfurece quando ela é-frequentemente confundido com a irmã. Ela é descrita como uma bruxa de pele verde com cabelo marrom e um manto preto. No entanto, ela não possui os sapatos prateados ou sapatos de rubi, mas ela não controlar os macacos voados. O livro foi adaptado para o filme animado 2000 Lion of Oz . No filme Lion of Oz ela foi dublado por Lynn Redgrave.
  • Em 2007, Turner Entertainment colaborou com Madame Alexander para criar uma série de McDonald Happy Meal brinquedos centradas sobre os principais personagens do filme de 1939, um dos quais era a Bruxa Malvada do Leste. Ela é descrita como tendo cabelo loiro, uma camisa vermelha com uma faixa verde e um vestido cor de vinho sobre suas meias listradas distinguíveis e sapatos de rubi. Ela também está usando um chapéu semelhante ao Witch of the West 's, apesar de ser de cor vermelha.
  • Em O Mágico de Oz The Muppets ' , a Bruxa Malvada do Leste é jogado por Miss Piggy (como são todas as outras bruxas). Ela consegue levantar a casa o tempo suficiente para ameaçar os Munchkins antes de cair de volta em cima dela, matando-a neste momento. Seus sapatos de prata são, em seguida, confiscados pela Bruxa Boa do Norte para uso de Dorothy. Outro papel de Miss Piggy é ela mesma. Antes da viagem de Dorothy, ela aparece com Kermit e tenta se livrar de Dorothy. Após o retorno de Dorothy, ela volta para o show dos Muppets.
  • A Bruxa Malvada do Leste foi destaque em Dorothy e as bruxas de Oz desempenhados por Sarah Lieving . Ela estava no meio de uma batalha entre Glinda e a Bruxa Boa do Norte até a casa de Dorothy caiu sobre ela. A Bruxa Malvada do Oeste ainda culpa Dorothy pela morte de sua irmã.
  • A Bruxa é mencionado, mas não visto vivo em uma versão para a TV britânica pouco conhecida de "O Mágico de OZ", de 1995, que tem a sua obtenção o Ruby Slippers, quando caiu aos pés de um visitante de todo o arco-íris (Zoe Salmon , em uma rápida aparição), quando ela desejou-se para casa, que ela usa para governar os Munchkins, até a chegada de Dorothy provoca sua morte prematura.
  • Rachel Weisz interpreta a Bruxa Má do Leste, que tem o nome Evanora no filme de 2013, da Disney, Oz the Great and Powerful. Nesta versão, ela é a irmã mais velha de Theodora, Bruxa Malvada do Oeste (Mila Kunis), e está em guerra com Glinda (Michelle Williams) para o controle de Oz. Ela originalmente retratou-se como uma boa bruxa, e tinha sido um conselheiro do ex-rei de Oz, a quem ela assassinados, para que ela pudesse estar no comando da Cidade Esmeralda si mesma. Evanora enganado Oscar Diggs enquadrando a filha do rei Glinda pelo assassinato e dizendo-lhe que Glinda é a bruxa má em vez de a si mesma, o que resultou em Glinda ser banida da Cidade Esmeralda e recuando para o sul. Evanora manipula sua irmã, que é apaixonado por Oscar Diggs (James Franco), e acaba se transformando em Theodora a Bruxa Malvada (do Ocidente, eventualmente). Evanora mais tarde é enganado e assustado com truques de Oscar e banido da Cidade Esmeralda. Antes que ela foge, Glinda encontra ela e as duas bruxas lutar. Evanora parece ter uma vantagem, mas Glinda então esmaga seu colar de esmeraldas, a fonte de seu poder, e aparência jovem e bonita da Bruxa Wicked se transforma em que de uma velha velho horroroso, que Glinda acredita que é um reflexo de sua verdadeira natureza. Furioso, Evanora tenta atacar a Bruxa Boa do Sul , mas Glinda explosões la para fora da janela. Evanora é então levado por seus últimos babuínos voadores, mas não antes de jurar uma vingança pessoal em Glinda para frustrar-la. O colar de esmeraldas que ela usava lhe permitiu projetar o seu poder de seus próprios dedos em uma forma que se assemelhava a um raio verde. Os sapatos mágicos que a bruxa acabaria por tornar-se associados não são sequer discutidos neste filme, nem ela se tornou oficialmente a Bruxa Má do Leste, durante a história, que termina com o Assistente de assumir a Cidade Esmeralda. Esta é uma das diferenças significativas de L. Frank Baum livros originais, em que as bruxas más do Leste e Oeste já estavam governando o Munchkin País e a Winkie País no momento em que o Assistente chegou em Oz.
  • Na série de TV Once Upon a Time, há uma Bruxa do Leste, interpretada por Sharon Taylor, mas ela não é o malvada e a casa de Dorothy não cai em cima dela.

Referências

  1. Jack Snow, Who's Who in Oz, Chicago, Reilly & Lee, 1954; New York, Peter Bedrick Books, 1988; p. 236.