Campeonato Mexicano de Futebol

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Campeonato Mexicano de Futebol
Liga MX
Liga_MX_logo_2013.png
Dados gerais
Organização FMF
Edições 85
Local de disputa  México
Número de equipes 18
Sistema Apertura e Clausura
Divisões
Liga MX
Ascenso MX
Segunda División de México
Soccerball current event.svg Edição atual
editar

O Campeonato Mexicano de Futebol é a competição de clubes de futebol realizada no México organizado pela Federação Mexicana de Futebol. O campeonato é dividido em cinco divisões: Liga MX, Ascenso MX, Segunda Divisão do México, Terceira Divisão do México e a Super Liga Feminina de Futebol.

Primeira Divisão[editar | editar código-fonte]

Liga de Acesso[editar | editar código-fonte]

Segunda Divisão do México[editar | editar código-fonte]

A Segunda Divisão é na verdade o terceiro nível do campeonato mexicano de futebol. A Segunda Divisão, por sua vez, é dividida em duas ligas: a Liga Premier de Acesso e a Liga de Novos Talentos.

Liga Premier de Acesso[editar | editar código-fonte]

A Liga Premier de Acesso consiste em 42 clubes divididos em 3 grupos de 14 equipes cada e tem por objetivo alcançar a Liga de Acesso.

Liga de Novos Talentos[editar | editar código-fonte]

A Liga de Nuevos Talentos consiste de 38 clubes que não têm nenhum interesse em promoção às divisões superiores mas sim revelar talentos.

Tercera División de México[editar | editar código-fonte]

A Tercera División de México é o quarto nível no campeonato mexicano de futebol. Criada em 1967, ela é dividida em 15 grupos. Entre os participantes estão filiais de clubes da Primera División e Liga de Ascenso. Apesar do grande número de participantes, apenas duas ascendem a Segunda Divisiao.

Super Liga Femenil de Fútbol[editar | editar código-fonte]

A Super Liga Femenil de Fútbol é a principal competição feminina do futebol no campeonato mexicano. Criado como uma tentativa de ajudar o futebol feminino crescer no México, a primeira campeonato nacional foi criado em 2008. Morelia FC, é o maior campeão com três títulos.

Superliga[editar | editar código-fonte]

A MLS, a liga estadunidense de futebol, anunciou em conjunto com La Primera División del Futbol Mexicano, a primeira divisão do futebol mexicano, a criação de um torneio chamado Superliga Norte-Americana, mais conhecido por Superliga, que começou a ser disputado em 24 de julho de 2007. O torneio irá contar com quatro times da MLS e quatro times do México que irão competir por um prêmio de 1 milhão de dolares além do título de campeão da América do Norte 1 . O Los Angeles Galaxy chegou à decisão da primeira Superliga contra a equipe mexicana Pachuca. Os mexicanos sagraram-se, em 29 de agosto de 2007, os primeiros campeões da Superliga.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre futebol mexicano é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.