Carlos, 3° Príncipe de Leiningen

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Carlos
Príncipe de Leiningen
3° Príncipe de Leiningen
Período 04 de julho de 1814 - 13 de novembro de 1856
Predecessor Emich Carlos, 2° Príncipe de Leiningen
Sucessor Ernesto Leopoldo, 4.º príncipe de Leiningen
Cônjuge Condessa Maria Klebelsberg
Descendência
Ernesto Leopoldo, 4.º príncipe de Leiningen
Eduardo Frederico Maximiliano Johann
Nome completo
Carlos Frederico Guilherme Emich
Casa Leiningen
Pai Emich Carlos, 2° Príncipe de Leiningen
Mãe Vitória de Saxe-Coburgo-Saalfeld
Nascimento 12 de setembro de 1804
Amorbach, Baviera
Morte 13 de novembro de 1856 (52 anos)
Amorbach, Reino da Baviera

Carlos Frederico Guilherme Emich, 3º Príncipe de Leiningen (12 de Setembro de 1804 Amorbach, Eleitorado da Baviera - 13 de Novembro de 1856 aos 52 anos Amorbach, Reino da Baviera) foi um nobre alemão e meio-irmão mais velho da Rainha Vitória I do Reino Unido.

Nascimento e família[editar | editar código-fonte]

Emich foi o único filho varão de Emich Carlos, 2° Príncipe de Leiningen e da sua esposa, a Princesa Vitória de Saxe-Coburgo-Saalfeld (um filho mais velho de Emich Carlos com a sua primeira mulher tinha morrido em 1800). Emich Carlos morreu em 4 de Julho de 1814 e Carlos sucedeu-o como 3º Príncipe de Leiningen.

Em 1818 a sua mãe casou-se uma segunda vez com o Príncipe Eduardo Augusto, Duque de Kent e Strathearn e quarto filho do rei Jorge III do Reino Unido e em 1819 Carlos e a sua irmã Feodora de Leiningen foram levados para a Grã-Bretanha onde a sua meia-irmã, a Princesa Vitória de Kent nasceu em 24 de Maio. Mais tarde Carlos seguiu uma carreira no exército da Baviera.

Emich teve, por um período breve, um papel importante na política alemã uma vez que o primeiro Ministro-Presidente ou Primeiro-Ministro do governo formado pelo parlamento de Frankfurt em 1848.

Casamento[editar | editar código-fonte]

A 13 de Fevereiro de 1829, Emich casou-se com a Condessa Maria Klebelsberg (27 de Março de 1806 - 28 de Outubro de 1880), filha do Conde Maximiliano Klebelsberg e da sua esposa, Maria Anna von Tirba, eles tiveram dois filhos:

O Príncipe de Leiningen foi feito Cavaleiro da Ordem da Jarreteira em 1837. Em 1855, pouco depois de a sua sobrinha Vitória ter ficado noiva do Príncipe Frederico da Prússia, sofreu um grave ataque de apoplexia. Um segundo ataque em Novembro do ano seguinte acabou por ser fatal e este morreu em Amorbach com cinquenta e dois anos com a sua irmã Feodora de Leiningen ao seu lado.

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlos, 3° Príncipe de Leiningen