Carlos, Duque de Berry

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes. (desde Julho de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Carlos de Berry

Carlos de Bourbon (31 de agosto de 1686, Versalhes4 de maio de 1714, Marly) foi duque de Berry desde o nascimento. Era o filho mais novo de Luís, o Grande Delfim da França, e de Maria Ana da Baviera, logo neto do rei Luís XIV, o "Rei Sol" da França. Seus irmãos mais velhos eram Luís, duque da Borgonha e Filipe, duque de Anjou, depois rei Filipe V da Espanha.

Participou da Batalha de Oudenaarde, que fez parte da Guerra de Sucessão Espanhola, em 1708, ao lado de seus irmãos.

Em 6 de julho de 1710, casou-se com a prima Maria Luísa Isabel de Orleães. O casamento foi infeliz e, após o aborto na primeira gravidez de Maria Luísa, ela nunca mais deu à luz uma criança saudável. Quatro dias depois, Carlos foi feito duque de Alençon e Angoulême e conde de Ponthieu. Entretanto, continuou a usar seu título de Berry.

Com a morte de seu irmão, o duque da Borgonha, em 1712, parecia que Berry seria o futuro regente da França, visto a idade avançada de Luís XIV e a juventude de seu sobrinho, o futuro Luís XV. Assim, Berry, que até então pouco entendia dos assuntos de Estado, começou a participar das reuniões do conselho, preparando-se para este papel.

Então, em 26 de abril de 1714, Carlos caiu de seu cavalo durante uma caçada, vindo a falecer oito dias depois. Nesse mesmo dia, 4 de maio de 1714, sua sogra e tia, Francisca Maria de Bourbon, fazia seu aniversário de 37 anos. Em 16 de junho seguinte, a viúva Maria Luísa deu a luz a uma filha, a qual viveu por apenas doze horas. A partir de então, ela passou a levar uma vida de excessos, ainda mais depois que seu pai, Filipe II de Orleães, tornou-se regente. A vida desregrada de Maria Luísa levaram-na à morte, apenas cinco anos depois da de seu esposo[1] .

Filhos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Biografia de Maria Luísa (em inglês)
Precedido por
nova criação
(Hércules Francisco de Valois)
BlasonBerry.PNG
Duque de Berry

Sucedido por
extinto
(Luís de Bourbon)


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Carlos, Duque de Berry