Caxias (cratera)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cratera Caxias
Dinorwic crater area.png

A cratera Caxias e seus arredores, em uma captura de tela do NASA World Wind.
Planeta Marte
Região Tharsis
Tipo cratera de impacto
Coordenadas 29.3° S, 100.8° W
Diâmetro 25.4 km
Quadrângulo Phoenicis Lacus
Epônimo Duque de Caxias

Caxias é uma cratera marciana medindo aproximadamente 25 km em diâmetro. Está localizada a 29.3°S, 100.8°W, a sudoeste da cratera Llanesco e nordeste da cratera Dinorwic. Ela recebeu este nome da cidade de Duque de Caxias, no Brasil, tendo este nome sido adotado pela União Astronômica Internacional em 1991.[1] [2] De acordo com um mapa exibindo a idade do terreno de Marte baseado em dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos, a área ao redor de Caxias data do período Noachiano ou Hesperiano, o que implicaria numa idade da região entre 3.8 e 1.8 bilhões de anos.[3] A cratera se eleva a aproximadamente 7,400 metros acima da altitude zero em seu leito, e em média 8,000 metros acima da altitude zero em sua borda; ela possui então uma profundidade de 600 metros.[2]

Referências

  1. USGS Astro: Planetary Nomenclature: Feature Data Search Results. USGS Gazetteer of Planetary Nomenclature Feature Information. Página visitada em October 23, 2007.
  2. a b NASA World Wind 1.4. NASA Ames Research Center, 2007.
  3. INTEGRATING GLOBAL-SCALE MISSION DATASETS – UNDERSTANDING THE MARTIAN CRUST.. lpi.usra.edu. Página visitada em October 23, 2007.


Ícone de esboço Este artigo sobre Marte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.