Central Globo de Jornalismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Central Globo de Jornalismo Jornalismo / Esporte Globo
Rua Von Martius, 22 e 66, Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ)
Avenida Doutor Chucri Zaidan, 46 e 1901 e Rua Evandro Carlos de Andrade, 160, Brooklin, São Paulo (SP)
Inauguração 1971
Período de construção 1966 - 1970
Construção
Arquiteto Roberto Marinho
Armando Nogueira
Paulo Damasceno
Proprietário Globo

A CGJ (abreviatura de Central Globo de Jornalismo) é o centro de jornalismo da Rede Globo, localizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, RJ e no Brooklin, em São Paulo, SP. É parte da Direção Geral de Jornalismo e Esporte (DGJE; também nomeado como Jornalismo/Esporte Globo) e é dirigida por Silvia Faria - Jornalismo e Renato Ribeiro - Esporte. A DGJE é dirigida pelo jornalista Ali Kamel.

Em Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco que são matrizes da Globo, só são gerados os telejornais locais, como o Praça TV, o Bom Dia Praça e os programas locais, porém, todos levam o selo "Jornalismo Globo", similar à grade nacional, nos créditos de sua programação. As afiliadas usam suas emissoras no selo do jornalismo.

Também nessas cidades são produzidos os programas esportivos Globo Esporte, Esporte Espetacular, Corujão do Esporte e Auto Esporte, além de transmissões esportivas. O Profissão Repórter é preparado na redação, mas é feito nas ruas. Os estúdios dos canais GloboNews e SporTV também ficam nessas cidades. As outras emissoras tem o jornalismo feito de suas cidades.

Telejornais apresentados[editar | editar código-fonte]

Nacionais[editar | editar código-fonte]

CGJ Telejornal Descrição
SP Hora Um da Notícia Telejornal exibido para todo o país e apresentado de segunda à sexta, das 5h00 as 6h00, com Monalisa Perrone.
RJ Bom Dia Brasil Telejornal exibido para todo o país, apresentado de segunda à sexta, às 7h30, com Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo.
SP Jornal Hoje Segundo telejornal de rede da Globo que é exibido para todo o país, sendo apresentado de segunda à sexta, às 13h20, com Sandra Annenberg e Evaristo Costa. e aos sábados, por um rodízio de apresentadores.
RJ Brasil TV É exibido para todo país via antena parabólica. O programa tem Sidney Rezende como apresentador e foi criado em 2004, para preencher o "fade" - espaço deixado livre na transmissão por satélite para que as retransmissoras exibam sua programação e os comerciais locais.
RJ Jornal Nacional Principal telejornal da Globo que é exibido para todo o país e é o único telejornal apresentado do Rio em forma de newsroom de segunda à sexta, às 20h30 com William Bonner e Renata Vasconcellos. e aos sábados, por rodízio de apresentadores.
SP Jornal da Globo Telejornal exibido para todo o país, apresentado de segunda à sexta, sem horário fixo, porém ultrapassando a meia-noite, com William Waack e Cristiane Pelajo.

Regionais[editar | editar código-fonte]

CGJ Telejornal Descrição
RJ Bom Dia Rio Telejornal local do Rio de Janeiro, apresentado de segunda à sexta, às 6h00, com Flávio Fachel
SP Bom Dia São Paulo Telejornal local de São Paulo, apresentado de segunda à sexta, às 6h00, com Rodrigo Bocardi.
RJ RJTV Telejornal local do Rio de Janeiro, apresentado em duas edições de segunda à sábado, às 12h05 com Mariana Gross e às 19h15 com Ana Luiza Guimarães. e aos sábados, por um rodízio de apresentadores nas duas edições.
SP SPTV Telejornal local de São Paulo, apresentado em duas edições de segunda à sexta, às 12h05 com Cesar Tralli e às 19h15 com Carlos Tramontina. e aos sábados, por um rodízio de apresentadores nas duas edições.
RJ Radar RJ É um boletim informativo que mostra trânsito, previsão do tempo e notícias da cidade de forma breve, é exibido de segunda a sexta, pela manhã dentro do Bom Dia Rio e nos intervalos do Mais Você com apresentação de Silvana Ramiro. Também é exibido a tarde nos intervalos do Vídeo Show, Vale a Pena Ver de Novo e da Sessão da Tarde com apresentação de Edmilson Ávila.
SP Radar SP É um boletim informativo que mostra trânsito, previsão do tempo e notícias da cidade de forma breve, é exibido de segunda a sexta, pela manhã dentro do Bom Dia São Paulo com apresentação de Glória Vanique.
RJ Globo Comunidade Exibido somente para o Rio de Janeiro, o Globo Comunidade, é uma revista eletrônica comunitária, que aborda diversos assuntos, exibido aos domingos, ás 7 da manhã, apresentado a cada edição por Edmilson Ávila.
SP Antena Paulista Exibido somente para São Paulo, no lugar do Globo Comunidade é uma revista eletrônica comunitária, que aborda diversos assuntos, exibido aos domingos, ás 7 da manhã, com apresentação de Carlos Tramontina.

Jornalísticos[editar | editar código-fonte]

CGJ Programa Descrição
RJ Fantástico Mistura temas como Jornalismo, Entretenimento, Humor e Esporte. sendo exibido para todo país aos domingos, ás 21h05 com apresentação de Tadeu Schmidt e Poliana Abritta.
SP Bem Estar Programa jornalístico que fala de saúde, apresentado de segunda a sexta, as 10h00, com Fernando Rocha e Mariana Ferrão.
RJ Globo Repórter Programa jornalístico apresentado por Sérgio Chapelin, exibido nas sextas-feiras ás 22h30. É feito no Rio de Janeiro, com apoio de emissoras próprias e afiliadas.

Esportivos[editar | editar código-fonte]

CGESP Programa Descrição
Local Globo Esporte Telejornal diário com as notícias do esporte e os gols da rodada,

exibido de segunda a sábado, às 12:50, com vários apresentadores.

RJ Esporte Espetacular Revista semanal que exibe reportagens, entrevistas e notícias sobre o esporte, apresentado aos domingos de manhã, por Ivan Moré e Glenda Koslowski.
RJ Corujão do Esporte Programa jornalístico que traz matérias especiais sobre o esporte, com convidados. Exibido nas madrugadas de quarta para quinta, com Flávio Canto.
SP Auto Esporte prograam que mostra as novidades dos automóveis e cobre as competições motorizadas. Exibido aos domingos de manhã, com Millena Machado.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]