Central Globo de Jornalismo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde dezembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Central Globo de Jornalismo Jornalismo / Esporte Globo
Rua Von Martius, 22 e 66, Jardim Botânico, Rio de Janeiro (RJ)
Avenida Doutor Chucri Zaidan, 46 e 1901 e Rua Evandro Carlos de Andrade, 160, Brooklin, São Paulo (SP)
Inauguração 1971
Período de construção 1966 - 1970
Construção
Arquiteto Roberto Marinho
Armando Nogueira
Paulo Damasceno
Proprietário Globo

A CGJ (abreviatura de Central Globo de Jornalismo) é o centro de jornalismo da Rede Globo, localizado no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, RJ e no Brooklin, em São Paulo, SP. É parte da Direção Geral de Jornalismo e Esporte (DGJE; também nomeado como Jornalismo/Esporte Globo) e é dirigida por Silvia Faria - Jornalismo e Renato Ribeiro - Esporte. A DGJE é dirigida pelo jornalista Ali Kamel.

Em Minas Gerais, Distrito Federal e Pernambuco que são matrizes da Globo, só são gerados os telejornais locais, como o Praça TV, o Bom Dia Praça e os programas locais, porém, todos levam o selo "Jornalismo Globo", similar à grade nacional, nos créditos de sua programação. As afiliadas usam suas emissoras no selo do jornalismo.

Telejornais apresentados[editar | editar código-fonte]

Rio de Janeiro[editar | editar código-fonte]

Na sede mais importante da CGJ, no Jardim Botânico, muitos telejornais são apresentados a partir do Rio de Janeiro (RJ):

JS Telejornal Descrição
1 Bom Dia Rio Telejornal local do Rio de Janeiro, apresentado de segunda à sexta, às 6h15, com Flávio Fachel
2 Bom Dia Brasil Telejornal exibido para todo o país, apresentado de segunda à sexta, às 7h30, com Chico Pinheiro e Ana Paula Araújo.
3 RJTV Telejornal local do Rio de Janeiro, apresentado em duas edições de segunda à sábado, às 12h com Mariana Gross e às 19h15 com Ana Luiza Guimarães.
5 Globo Repórter Programa jornalístico apresentado por Sérgio Chapelin, exibido nas sextas-feiras ás 22h30, é feito no Rio de Janeiro com apoio de emissoras próprias e afiliadas.
6 Jornal Nacional Principal telejornal da Globo é o único telejornal apresentado do Rio em forma de newsroom de segunda à sábado, às 20h30 com William Bonner e Renata Vasconcellos.
7 Globo Comunidade Exibido somente para o Rio de Janeiro, o Globo Comunidade, é uma revista eletrônica comunitária, que aborda diversos assuntos, exibido aos domingos, ás 7 da manhã, apresentado a cada edição por Edmilson Ávila.
8 Radar RJ É um boletim informativo que mostra trânsito, previsão do tempo e notícias da cidade de forma breve, é exibido de segunda a sexta, pela manhã dentro do Bom Dia Rio e nos intervalos do Mais Você com apresentação de Silvana Ramiro. Também é exibido a tarde nos intervalos do Vídeo Show, Vale a Pena Ver de Novo e da Sessão da Tarde com apresentação de Edmilson Ávila.
Revista eletrônica Descrição
Fantástico Mistura temas como Jornalismo, Entretenimento, Humor e Esporte. sendo exibido para todo país aos domingos, ás 20h45 com apresentação de Tadeu Schmidt e Poliana Abritta.

São Paulo[editar | editar código-fonte]

Na segunda sede da CGJ, no Brooklin, muitos telejornais são apresentados a partir de São Paulo (SP):

JS Telejornal Descrição
1 Hora Um da Notícia Telejornal apresentado de segunda à sexta, das 5h00 as 6h00, com Monalisa Perrone.
2 Bom Dia São Paulo Telejornal local de São Paulo, apresentado de segunda à sexta, às 6h15, com Rodrigo Bocardi.
3 Bem Estar Programa jornalístico, apresentado de segunda a sexta, as 10h00, com Fernando Rocha e Mariana Ferrão.
4 SPTV Telejornal local de São Paulo, apresentado em duas edições de segunda à sábado, às 12h05 com Cesar Tralli e às 19h15 com Carlos Tramontina.
5 Jornal Hoje Segundo telejornal de rede da Globo que e exibido para todo o país, sendo apresentado de segunda à sábado, às 13h20, com Sandra Annenberg e Evaristo Costa.
6 Jornal da Globo Telejornal exibido para todo o país, apresentado de segunda à sexta, sem horário fixo, porém ultrapassando a meia-noite, com William Waack e Cristiane Pelajo.
7 Antena Paulista Exibido somente para São Paulo, no lugar do Globo Comunidade é uma revista eletrônica comunitária, que aborda diversos assuntos, exibido aos domingos, ás 7 da manhã, com apresentação de Carlos Tramontina.
8 Radar SP É um boletim informativo que mostra trânsito, previsão do tempo e notícias da cidade de forma breve, é exibido de segunda a sexta, pela manhã dentro do Bom Dia São Paulo com apresentação de Glória Vanique.

Também nessas cidades são produzidos os programas esportivos Globo Esporte, Esporte Espetacular, Corujão do Esporte e Auto Esporte, além de transmissões esportivas. O Profissão Repórter é preparado na redação, mas é feito nas ruas. Os estúdios dos canais Globo News e SporTV também ficam nessas cidades. As outras emissoras tem o jornalismo feito de suas cidades.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]