Chuck Comeau

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes fiáveis e independentes. (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
Chuck Comeau
Comeau622.JPG
Informação geral
Nome completo Charles-Andre Comeau
Nascimento 17 de setembro de 1979 (35 anos)
Origem Quebec, Montreal
País  Canadá
Gênero(s) Pop Punk
Pop rock
Rock alternativo
Instrumento(s) Bateria
Período em atividade 1995 – presente
Gravadora(s) Lava Records
Atlantic Records
Afiliação(ões) Simple Plan
Reset

Charles-Andre Comeau, mais conhecido por Chuck Comeau (nascido em 17 de setembro de 1979 em Montreal), é um dos fundadores da banda Simple Plan, mas também de uma outra banda chamada Reset onde permaneceu durante a sua adolescência e onde também tocava bateria.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Sendo filho de um conceituado advogado de Laval, seria de esperar que Chuck seguisse as pisadas do pai e enverdasse pela advocacia, mas a música desde cedo se impôs sobre o seu destino.

Desde cedo que Chuck teve aulas de piano, mas nada sério. A sua verdadeira paixão surgiu quando entrou para o 7.º ano e conheceu Pierre Bouvier, já um amante fervente da arte de criar música fumentada pelo seu pai. Os dois andaram na mesma turma e foi assim que começou a amizade.

As coisas começaram a ficar sérias no 8.º ano quando um professor de francês de ambos sugeriu que começassem uma banda para o espetáculo de talentos do liceu. Chuck, Pierre e um outro amigo chamado Jean-Sébastien Boileau acharam que era uma boa ideia para passar o tempo e então como os seus colegas já tocavam guitarra e baixo, respectivamente, Chuck ficou com a bateria da qual tinha algumas noções, mas não sabia tocar uma canção completa. Nesse Natal foi esse o seu presente e, então, começou a praticar todos os dias até atingir quase a perfeição. Depois de adicionarem um guitarrista ao grupo, (Phil), os "Roach" começaram a tocar juntos, no entanto não tocavam mais do que algumas covers e música sem voz. Tudo isto mudou quando a banda recebeu uma carta do advogado de uma outra banda com o mesmo nome que os ameaçava que, se não mudassem o nome, seriam processados. Com este acontecimento, a banda decidiu começar de novo com o nome "Reset". Começaram a compor as suas próprias letras e melodias e, depois de alguns concertos e muitas demos enviadas a muitas editoras, os Reset conseguiram um contrato e a possibilidade de gravar um álbum quando nenhum deles tinha sequer idade para conduzir.

No entanto, numa das digressões dos Reset (que demorou um mês) a convivência da banda começou a ser insuportável. As personalidades de cada um começaram a colidir e o guitarrista Phil aconselhou Chuck a abandonar a banda. Cheio de pressão por parte dos pais, Chuck via-se, agora, também pressionado pela própria banda, por isso abandonou a sua formação em 1998 para se dedicar aos estudos deixando os seus pais extremamente orgulhosos.

Durante 1 ano, Chuck, estudou Direito na Universidade de McGill em Montreal, no entanto não se sentiu satisfeito com o curso, por isso mudou para Jornalismo no ano seguinte. Não chegaria a completar meio semestre deste, tudo porque, um dia, se encontrou com um velho amigo de liceu chamado Jeff Stinco que na altura estava a dar aulas de guitarra numa pequena academia. Os dois começaram a tocar juntos e as coisas começaram a correr tão bem que convidaram um outro amigo (Sebastien Lefebvre) para se juntar aos ensaios. A decisão de desistir da Universidade veio logo a seguir. Houve vários problemas com os pais, mas Chuck recusou-se a voltar a fazer algo que não gostava.

A banda continuava, no entanto, faltava um cantor. Chuck, Jeff e Seb procuraram por todo o lado, mas, foi durante um concerto dos Sugar Ray que uma ideia apareceu na cabeça do baterista: Pierre Bouvier, o antigo colega dos Reset. Os dois encontraram-se nesse concerto e, depois de Chuck prometer que o alimentava se ele se junta-se à banda, Pierre prometeu que iria ver os ensaios. Pierre gostou e juntou-se a banda.

Logo ficaram sabendo que o Reset tinha um novo vocalista, David Desrosiers, e por curiosidade o Simple Plan foi assistir a um concerto deles, e ficaram impressionados com o talento de David, e o convidaram a juntar-se a banda, e depois de muita insistência David resolveu aceitar o convite. Havia nascido o Simple Plan.

Durante 2 anos, Chuck fez-se de agente da banda e tornou-a na sua principal prioridade. Comprou as páginas amarelas do Rock e foi informando várias editoras. A banda (Simple Plan) acabou mesmo por ser contratada e, hoje, 10 anos depois, é um dos maiores grupos internacionais.

Comeau ainda trabalha duro juntamente com os rapazes da banda, a maior prova disso é o sucesso que o grupo está fazendo. Antes da banda lançar o terceiro álbum, eles já haviam vendido 8 milhões de cópias no mundo, seus dois álbuns anteriores fizeram muito sucesso, mas eles continuaram trabalhando duro, e lançaram em 2008 um novo álbum, que está sendo um sucesso.

Chuck Comeau em concerto com a banda.
Wikiquote
O Wikiquote possui citações de ou sobre: Chuck Comeau