Citrato de sódio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Citrato de sódio
Alerta sobre risco à saúde
Sodium Citrate Structural Formulae.png
Nome IUPAC trisodium 2-hydroxypropane-1,2,3-tricarboxylate
Outros nomes citrosodina; Citrato trissódico; sal trissódico do ácido cítrico
Identificadores
Número CAS 68-04-2
SMILES
Propriedades
Fórmula química C6H5Na3O7
Massa molar 258.03 g mol-1
Aparência Pó cristalino branco
Densidade 1,76 g·cm−3 (18 °C)[1]
Ponto de fusão

decompõe-se a 150 °C[1]

Solubilidade em água ca. 425 g·l−1 a 25 °C[1]
Riscos associados
MSDS External MSDS
Principais riscos
associados
Irritante
NFPA 704
NFPA 704.svg
0
1
0
 
Frases R -
Frases S S25
LD50 >8000 mg·kg−1 (Rato, oral)[2]
Compostos relacionados
Outros catiões/cátions Citrato de cálcio
Ácido cítrico
Citratos ácidos de sódio relacionados Citrato monossódico
Citrato dissódico
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.

Citrato de sódio ou citrato trissódico é o sal de sódio do ácido cítrico com a fórmula química Na3C6H5O7. Possui um sabor salino, medianamente tartárico. Por esta razão, citratos de certos metais alcalinos e alcalino terrosos (e.g. citratos de sódio e cálcio) são comumente conhecidos como sal azedo (ocasionalmente o ácido cítrico é erroneamente chamado sal azedo).

Obtenção[editar | editar código-fonte]

Sendo o citrato de sódio o sal tribásico do ácido cítrico ele é produzido por neutralização total do ácido cítrico com uma fonte de sódio de alta pureza, como o hidróxido de sódio, o bicarbonato de sódio ou o carbonato de sódio.[3]

H3C6H5O7 + 3NaOH → Na3(C3H5O(COO)3) + 3H2O
H3C6H5O7 + 3 NaHCO3 → Na3(C3H5O(COO)3) + 3 H2O + 3 CO2
2 H3C6H5O7 + 3 Na2CO3 → 2 Na3(C3H5O(COO)3) + 3 H2O + 3 CO2

Aplicações[editar | editar código-fonte]

Citrato de sódio é principalmente usado como um aditivo alimentar ou como um conservante . Citrato de sódio é empregado como um agente flavorizante em certas variedades de soda.

Citrato de sódio é comum como um ingrediente em, refrigerantes de limão, lima e cítricos, contribuindo com seus gostos ácidos, e pode também ser encontrado em refrigerantes energéticos.

Em 1914, o doutor belga Albert Hustin e o médico e pesquisador argentino Luis Agote usaram com sucesso citrato de sódio como um anticoagulante em tranfusões de sangue. Ele continua a ser usado hoje em tubos de coleta se sangue e para a preservação de sangue em bancos de sangue. O íon citrato quelata íons de cálcio no sangue, rompendo com o mecanismo de coagulação.

Como uma base conjugada de um ácido fraco, citrato pode formar um agente tamponador, resistindo a mudanças no pH. O citrato de sódio é usado para controlar acidez em algumas substâncias, tais como sobremesas de gelatina. Pode ser encontrado nas pequenas embalagens de leite usadas em máquinas de café. O composto é o produto básicos de anti-ácidos tais como o Alka-Seltzer quando se dissolvem em água.

Recentemente, Oopvik, et al. mostraram que o uso de citrato de sódio (aprox. 37 gramas) melhora a performance de corredores de 5 km em 30 segundos.[4]

Citrato de sódio é usado para tratar desconforto em infecções no trato urinário, tais como cistite, para reduzir a acidose vista em distal acidose renal tubular, e pode também ser usado como um laxativo osmótico.

É usado pelo chefe de cozinha Heston Blumenthal em sua série de televisão In Search of Perfection como um ingrediente chave na produção de fatias de queijos.

Referências

  1. a b c Registo de Trinatriumcitrat na Base de Dados de Substâncias GESTIS do IFA, accessado em 18 de Janeiro de 2008.
  2. Sicherheitsdatenblatt Merck.
  3. Trisodium Citrate Anhydrous - www.jungbunzlauer.com (em inglês).
  4. V Oöpik, I Saaremets, L Medijainen, K Karelson, T Janson, S Timpmann. (2003). "Effects of sodium citrate ingestion before exercise on endurance performance in well trained college runners". Br J Sports Med 37: 485 - 489.